quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ouro Branco, avaliação dos espaços de lazer locais.





Ouro Branco é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. A cidade de Ouro Branco ocupa a 1° posição no ranking das melhores cidades do estado de Minas Gerais. A cidade de Ouro Branco está localizada na região Central de Minas Gerais e é considerada uma das povoações mais antigas do estado. A região foi habitada no final do século XVII por imigrantes atraídos pela existência do ouro. O bandeirante Miguel Garcia encontrou o metal precioso que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco".
A cidade passou por vários ciclos econômicos, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a industrial, que se iniciou com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A. em 1976, atual Gerdau, que inaugurou o ciclo do aço.
Há alguns anos, Ouro Branco passou a ser uma cidade universitária com a chegada do campus Alto Paraopeba, da Universidade Federal de São João del-Rei. As belezas naturais também estão entre as atrações da cidade histórica. O Parque Estadual da Serra de Ouro Branco tem uma área aproximada de 1.614 hectares, formada por um paredão com cerca de 20 km de extensão. Ela possui uma flora e fauna rica e diversificada.


HISTÓRIA

O povoado de Santo Antônio de Ouro Branco teve sua origem em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1694, como consequência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra de Ouro Branco, também denominada, na época, Serra do Deus
Os ex-integrantes da Bandeira chefiada por Borba Gato, Miguel Garcia de Almeida Cunha e Manuel Garcia, transpondo os altos da cachoeira de Itabira do Campo (atualmente Itabirito) descobre o ouro na falha radial da Serra, onde se encontram os mananciais dos Ribeirões da Cachoeira e Água Limpa. Tal descoberta não produz o rendimento esperado: Manuel e Miguel se desentendem e a bandeira se divide.Manuel Garcia segue na direção Nordeste, indo dar com o rico córrego do Tripuí, descobrindo o "Ouro Preto", cor produzida devido à presença do Óxido de Ferro em sua composição. Miguel Garcia, por sua vez, desce o vale do chamado "Rio da Serra", que corre para o Oeste, paralelamente à aguda escarpa da Serra de Deus Livre. Funda um povoado nessa região, após descobrir ouro de cor amarela, clara, produzida pelo mineral Paládio a ele associado, denominado "Ouro Branco" por simples contraste cromático aparente com o "Ouro Preto" do Tripuí.Nesse período Ouro Branco já possuía considerável importância econômica pela prosperidade de sua população.
 

PRAÇA DE EVENTOS



O local foi inaugurado em 1995, é palco da famosa Festa da Batata, que acontece todo ano no mês de outubro. A praça é ponto de encontro da população, tendo sempre ela, a serra, como guardiã.
A principal praça da cidade de Ouro Branco encontra-se em deploráveis condições de segurança, cuidados e manutenção. No mês de outubro é palco da famosa Festa da Batata, e responsável por receber diversos shows e eventos ao longo do ano, a Praça de Eventos é considerada um dos cartões postais da cidade.
 O tablado de madeira que seria uma atração para visitantes e pescadores, não existe mais; os banheiros estão em situação lamentável de conservação; pichações por toda parte; quiosques com vidros quebrados por possíveis apedrejamentos; o lixo espalhado por toda a grama e o calçamento também necessita de revitalização urgente. Além disso, problemas como o mau cheiro sufocante, dos galpões que servem para abrigar bovinos (em épocas de exposições e rodeios), são usados para atos sexuais e possível consumo de drogas. Fezes e inúmeros preservativos descartados estão espalhados pelo local.
Apesar de seu estado atual, a praça é bastante visitada por pescadores, jovens e pais que levam seus filhos nos fins de semana para se divertirem, mas segundo visitantes a praça está totalmente abandonada. 


FESTA DA BATATA



Originou-se com a realização de bailes pela comunidade nativa, onde comemoravam a colheita da batata por volta do mês de outubro, sendo seu precursor o Sr. José Silas Coelho, popularmente conhecido como "Teco". Estes bailes aconteciam inicialmente em galpões de armazenamento que eram enfeitados com batatinhas (ele plantava as batatas nos litros de óleo para que crescessem e fossem expostas no dia do baile, 03 meses antes da festa) e homenagens aos produtores, pois o principal objetivo da festa era promover o homem do campo e seu trabalho que tanto representava para a comunidade ourobranquense.
Ao longo do tempo estes bailes aconteciam em lugares alternados, também acontecia a eleição da Rainha e da Princesa da Batata, que eram filhas de bataticultores. Com a construção da Praça de Eventos, o Festival foi transferido para esta área no ano de 1995, com inauguração do espaço. Atualmente o Festival tornou-se um mega evento, com vários dias de programação e apresentações de artistas nacionais conhecidos na mídia, o aspecto tradicional quase desapareceu, pois a festa mudou radicalmente a partir dos anos 90. O foco cultural de uma festa voltada à colheita e homenagem aos produtores ficou no passado, pois a produção de batatas tornou-se pequena, alguns locais onde era tradição o seu plantio nem mais existe, sendo substituída por batata baroa (cenoura amarela) e outros. Agora o Festival faz parte oficialmente do calendário de eventos da cidade.
 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

www.ourobranco.mg.gov.br
wikimapia.org
www.ourobranco.org.br


GRUPO:

Aélcio T. Junior
Arielle de Fátima da Silva
Beatriz Carmo da Silva
Giulia Palmer D. Oliveira
Gustavo Marques Generoso
Letícia J. S Cândido
Nathan L. S Botelho
Thaís Cristina Frois
Úrsula Lacerda Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.