quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Lazer em Itutinga - mg

ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FISICA
Itutinga-MG

Alaor Júnior 28-B
Aracan Barbosa de Abreu 28-B
Douglas Eduardo de Sousa Santos 29-A
Douglas Henrique Carvalho 29-B
Jean Clayton de Souza 29-B
Patrese Barbosa 28-B
Thallys Pires 28-A

Introdução

         Irenos apresentar neste trabalho, dois locais de lazer da cidade de Itutinga-mg. O camping de Itutinga (Prainha) e a quadra poliesportiva de Itutinga (Centro de lazer e esportes de Itutinga – CEL). Serão abordadas as características de cada local, com sua infraestrutura, mostrando os lazeres de Itutinga.

Camping Itutinga-MG (Prainha)

            O Prainha é banhado pela usina de Itutinga-MG, situa-se na Vila Residencial de Itutinga (CEMIG) a uns 3km da cidade pela BR-265 km 306 sentido São João Del Rei.
            O Camping é uma das sedes mais antigos, com mais de 30 anos, de um complexo criado pela GREMIG juntamente com a CEMIG (Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig ), ele foi criado para o laser dos funcionários da CEMIG e seus sócios, mas ele pode ser visitado por qualquer pessoa, mediante a uma taxa de 3 reais por visitante.
            Possui uma área de 30.037,2 m² as margens da usina de Itutinga, envolto por muita área verde, muitas arvores, muita grama e com um grande lago formado pela usina. O Camping oferece duas quadras de vólei de areia, um campo de futebol, vários quiosques e churrasqueiras espalhadas, um bar e lanchonete, banheiros, duchas, uma praia de areia e uma grande área de acampamento, podendo chegar a até 150 barracas. O local é muito organizado, contendo lixeiras em toda parte e a manutenção é feita pelos funcionários da GREMIG.
            O ambiente atende a todas as faixas etárias, aberto de quinta-feira à segunda-feira das 8:00 as 17:00hs, contendo áreas para diversos tipos de visitantes, havendo práticas de futebol, vólei, esportes aquáticos e vários outros ao ar livre e acampamentos. Pode ser feitas festas e confraternizações, pois ele oferece uma boa estrutura e os dias de maior movimentação são nos finais de semana e em feriados prolongados. O parque tem seu regimento próprio como, proibido a entrada de animais, de veículos, barulho depois das 20hs e jogar bola na área de acampamento, salvo por autorização.
            A vila na qual se encontra o parque é protegida pela segurança própria da CEMIG, contendo uma guarita e guardas rodando pelo local, as ruas são muito bem sinalizadas e todas asfaltadas.
            As vantagens encontradas neste local são diversas, tais como, descansos, confraternizações, contato com a natureza e principalmente o laser, que é a principal função do camping. A maior dificuldade é que ele não fica dentro da cidade, não é longe, mas é preferível ir de carro.

Entrevista:

         Entrevistado: Antônio Carlos
            Você trabalha ou é sócio da cemig?
                    Eu trabalho na cemig há 40 anos
            Você vem muito no camping?
                    Sim, venho muito nos finais de semana com minha família e meus amigos
            Quais as práticas de lazer que você pratica no parque?
                    Eu já joguei muito futebol, vólei e natação, mas hoje prefiro ficar só descansando e         apreciando a natureza
            Somente os associados vem no parque?
                    Não, muitos de meus amigos vem com suas famílias e amigos
            O camping tem uma boa estrutura?
                    Sim, tem quadras para as crianças, um lago, área de camping, ele é muito bem preparado
            É fácil de chegar no parque?
                    Sim, é muito bem sinalizado, não tem erro
            O que você mais gosta de fazer aqui?
                    Gosto de apreciar a natureza, descansar, fazer churrasco e confraternizar com meus amigos.
 
Centro de Esportes e Lazer de Itutinga – CEL

Expedicionário Ten. Paulo Leite Rezende
 
            A quadra poliesportiva de Itutinga-MG se encontra no bairro do Rosário, rua Crispim Andrade, n° 09, as margens da BR-265, um local de fácil acesso de toda a comunidade. Seu horário de funcionamento é, segunda-feira a sexta-feira das 7:00 as 19:30hs, no sábado de 12:00 as 18:00 e no domingo é por agendamento.
            O local onde foi construída a quadra era um campo de futebol, mais conhecido como Pueirão, era um campo com uma péssima infraestrutura, foi através de um convenio da prefeitura municipal com o governo do estado que se criou a quadra coberta (Projeto Mineirinhos), a criação da quadra foi em agosto de 2006. Como o espaço era muito grande, área de 9.000m², a prefeitura complementou o local com outras quadras e parque.
            O centro de esportes possui, banheiros, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de society, uma quadra de vólei de areia, parque para as crianças, aparelhos de ginasticas, mesa de xadrez/dama, mesa de pingui-pongue e mais recentemente uma “casa do baralho”.
            As atividades feitas nela são das mais diversas, tais como, recreação, brincadeiras, treinos de vólei, futsal e futebol, ginastica e exercícios ao ar livre, ela é liberada para todas as classes sociais da cidade e tem um forte papel social. É frequentada por todas as idades, pois ela oferece uma infraestrutura própria para isto, parquinho para as crianças, a quadra para jovens e a casa do baralho que é mais frequentada por idosos, mas todos podem participar de todas as atividades.
            A manutenção é diária, é feita a limpeza todos os dias e fica um segurança todo o tempo. As despesas de manutenção são cobertas pela prefeitura.

Entrevista:
         Entrevistado: Felipe Emanuel
            Você vem muito na quadra?
                    Sim, eu e meus amigos jogamos futsal aqui todo dia depois do almoço
            O espaço tem uma boa infraestrutura?
                    Tem sim, temos quadra coberta, campo e alguns brinquedos
            A prefeitura disponibiliza algum treinamento?
                    Sim tem treino de futsal, vólei e futebol
            Você gosta do centro de esportes?
                    Gosto sim, aqui é um ótimo lugar para nos divertirmos e passar nosso tempo livre
            É feita a limpeza diária do local?
                    É sim, aqui é sempre bem limpo
            Você acha que falta algo no centro de esportes?
                    Esta bom, mas as vezes falta bola pra gente jogar

              
Conclusão
 
            Concluímos que, na cidade de Itutinga-MG tem diversas possibilidades de lazer, nas quais há uma grande iniciativa de seus criadores, fazendo ambientes bons e saudáveis para a população. Dando oportunidades de lazer e esportes para jovens e crianças de toda cidade que é o fundamental em qualquer lugar do mundo.

2 comentários:

  1. Oôôô pessoal, não vamos avacalhar com o blog, tentem editar o texto para não ficar exagerado. No mais, parabens pela postagem!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal!gostaria muito de saber como consigo informações sobre esta área de camping,estou querendo ir para lá dia 6 de setembro a noite, ficarei muito agradecida se puderem me ajudar.

      Excluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.