quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

As diversas faces do turismo de Piracaia - SP

Esse trabalho foi realizado com a intenção de mostrar os locais onde as pessoas frequentam e frequentavam na cidade de Piracaia.

Piracaia é um dos recantos naturais mais bonitos do Estado de São Paulo. Em todos os aspectos, a Mãe natureza premiou o lugar. Localizada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, possui cachoeiras, montanhas, trilhas, ótima para a prática de caminhadas, passeios de bicicleta ou até mesmo a cavalo. Local ideal para amantes da prática de esportes de aventura.

Circundada por enormes represas que pertencem ao sistema Cantareira, oferece aos seus visitantes a pesca amadora e a pesca ecológica, bem como a prática de esportes náuticos. O sistema Cantareira de represas, onde Piracaia esta inscrita, é o berço das nascentes responsável por 60% do abastecimento da região metropolitana de São Paulo. É considerada uma das melhores águas do país com teor de potabilidade da ordem de 95%, abastecendo também a região de Jundiaí e Campinas através do Rio Cachoeira.

O Turismo Ecológico é o grande atrativo dos diversos roteiros oferecidos por Piracaia. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da Natureza e os habitantes que nela vive, que são os principais responsáveis pela sua conservação.

Dotada de relíquias naturais e arquitetônicas, há muito que se aprender por toda a extensão de Piracaia.
Caminhando é a melhor forma de interpretar o meio que nos envolve, conhecer paisagens, culturas e lugares recônditos, afastando-nos das aglomerações humanas e conciliando-nos com a natureza. 

Nas rotas de Piracaia, guiadas a pé, abordam-se diversas paisagens e a geografia da região cuja situação e complexidade fazem dela um lugar privilegiado para a prática desta atividade.

A história de Piracaia pode ser bem ilustrada em fotos por esse vídeo de Roberto Banfi:





José Carlos Vieira da Silva, 82 anos, nascido em Piracaia nos conta nessa entrevista como era a cidade durante a sua juventude e de como é hoje. 

A entrevista com José Carlos Vieira pode ser encontrada no link a seguir:

Integrantes do grupo:
Hérica Fiorellini Oliveira
Thiago Lemes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.