sábado, 31 de março de 2012

Mito As Sete Irmãs(Austrália)


As Sete Irmãs


A seguinte história reúne os incidentes relatados em alguns lugares ao longo da rota pelo centro e o sul da Austrália das heroínas ancestrais conhecidas como Kungarankalpa, as Sete Irmãs.
As Sete Irmãs fugiram para escapar de um homem lascivo chamado Nyiru, que pretendia violentar a mais velha. A leste de Uluru, sua rota é marcada por uma série de buracos e poços na rocha. Em Witap¬ tila, a oeste de Atila (monte Conner), elas pararam e acamparam para passar a noite e construíram um quebra-vento, que hoje é um penhasco baixo.
Na manhã seguinte elas mergulharam no chão, ressurgindo como Tjuntalitia, um poço. Um monte de areia registra o lugar de onde Nyiru as observava. De Tjuntalitia, as garotas caminharam até Wanukula, uma depressão na pedra onde a água se acumula, e para Walinya, um morro, onde construíram uma cabana e acamparam. Sua cabana é hoje uma caverna
num bosque de figueiras, uma das quais, separada, é a irmã mais velha. O lugar onde elas se sentaram é marcado por linhas sinuosas na rocha. Nyiru as observava e, quando pensou que elas dormissem, invadiu seu abrigo, marcando a rocha. Uma abertura baixa no fundo da caverna é o lugar onde as irmãs quebraram a parede para continuar sua fuga.
Finalmente, quando chegaram à costa (perto de Port Augusta), as moças mergulharam no mar. O choque da água fria as fez saltar para o céu, tornando-se a constelação Kurialya, as Plêiades. Nyiru ainda as persegue, e suas pegadas podem ser vistas no céu: seus artelhos são o "cinturão" na constelação que outros chamam de Órion, seus calcanhares a ponta da "espada" de Órion.
Sonho de Batata do Mato, pintura moderna em casca de árvore de Victor Jupurrulla Ross, mostra marcas deixadas por heróis ancestrais. Os arcos representam pessoas sentadas no chão, e os círculos são locais imbuídos do poder dos ancestrais.





Integrantes do grupo:Luana, Luciene, Laís e Naiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.