sábado, 24 de maio de 2014

Trabalho de estudos socioculturais


INGAÍ-MG

 Alunos: Andressa Xavier da Silva
                Daniel de Serpa Nascimento
                Diego Vinicius de Souza
                Gabriel de Jesus Cunha
Turma:   29 A


 A cidade de Ingaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, fundada em 30 de dezembro de 1962. 
Seu nome teve origem graças ao nome de uma árvore que de acordo com relatos, era abundante na região.
 Ingaí tem aproximadamente 2700 habitantes, sua densidade é de 8,64 hab./km2. O clima é tropical de altitude e tem uma área de 305,005 km2. Tem como município limítrofes Lavras, Itumirim, Luminárias e Carmo da Cachoeira.
A maior atração turística do município é a festa da fogueira de São João Batista. A festa é realizada dia 23/06, com uma fogueira medindo acima de 30 metros. A cidade possui duas escolas na zona urbana, além de outras na zona rural, porém não estão funcionando atualmente. Toda demanda de alunos da zona rural foi transferida para a zona urbana. As escolas são nomeadas Escola Estadual Ramiro de Souza Andrade e Escola Municipal Cantinho Feliz.Serão analisados basicamente os espaços de lazer: parquinho recreativo, as quadras coberta e fechada, e o campo de futebol. Como pontos turísticos, serão analisados: a Gruta de Nossa Senhora da Piedade, a tradicional festa da fogueira e a praça.
     
 Parque Recreativo
O parque foi construído em 2003 pela prefeita da época,Tereza Angelica de Paiva,é localizado perto da praça central, e próximo a ele há algumas residencias e comércios.O parque atende todas as crianças até aos 12 anos de idade,fica aberto todos os dias das oito da manhã até as cinco horas da tarde.O parque fica pela responsabilidade de um funcionário público que toma conta do parque e também das crianças. O parque está em ótimo estado de conservação ,e não tem nenhum brinquedo com defeito.

Campo, Estádio Municipal Francisco Correa Lima

O estádio foi inaugurado em 08 de julho de 1984, na época do mandato do prefeito Jair Andrade Resende e o vice-prefeito Nelson Oliveira Leite. Em 2010 foi reformado para construir vestiários, que atualmente, por ação de vândalos, não existe mais.
O campo ocupa aproximadamente um quarteirão de um bairro da cidade. É totalmente fechado por muros, tendo um portão para a entrada e saída das pessoas. No local há bastantes árvores ,e por falta de registros, tivemos dificuldades para encontrar as dimensões do campo. O local atende basicamente todas as pessoas que jogam futebol e aos torcedores, pois tem um pequeno espaço destinado para as pessoas se sentarem enquanto assistem aos jogos.: o estádio foi implantado no dia 08 de julho de 1984, em um espaço cedido pela prefeitura. A autoria do projeto é de Jair Andrade Resende.Como analisado, o estádio está em um péssimo estado de conservação, estando totalmente abandonado. É um ambiente ao ar livre com árvores em seu redor. Os equipamentos são básicos e as estruturas improvisadas, como o banco de reservas, onde foi feito uma espécie de cobertura para o sol não atrapalhar os jogadores que lá esperam. Por falta de investimentos e administração, a qualidade e funcionamento do campo são precários. Em relação aos aspectos notáveis, vimos animais de criação, como galinhas e cavalos, ao redor do campo.O uso do campo não é frequente, pois o portão fica fechado e o local realmente parece ter sido abandonado.

Quadra Aberta
A quadra foi inaugurada em 2006 pela prefeita da época Tereza Angélica de Paiva. Não houve reforma.está localizada entre o parque de exposição da cidade e o bairro Cohab. Em relação a caracterização ambiental da área, é quase sem áreas verde. No entanto, existe um projeto que está em andamento e propõe a criação de uma outra praça, perto da quadra, e no fundo da quadra, seria a pastagem de uma fazenda próxima. Por falta de informações, não conseguimos ter conhecimento das dimensões da área e tipologia de equipamentos. O público atendido varia e vai de crianças até idosos.em frente a quadra, existe um gramado, que dispõe de 1 equipamento básico para musculação. como a quadra não é controlada por um funcionário da prefeitura, a população tem acesso livre a qualquer momento do dia.Há atividades desconformes como vandalismo e destruição do patrimônio público da cidade.A quadra aparenta ser bastante utilizada por apresentar desgaste na pintura mas não desconsiderando que esse desgaste pode ter sido por fatores naturais como chuva e sol.

Quadra Fechada (Ginásio Poliesportivo José Pinto de Andrade)
O ginásio foi inaugurado em 19 de dezembro de 1992 pelo prefeito da época Murilo Pinto de Andrade e por seu vice-prefeito Geraldo Magela de Rezende. Foi reformada em 2013 para ter jogos abertos.quadra está localizada no centro da cidade. A quadra atende toda e qualquer faixa etária e lá ocorre jogos/treinamentos de crianças, jovens, adultos.A quadra foi foi implantada no ano de 1992, em um terreno cedido pela prefeitura e reformada no ano de 2013. A quadra em seu estado de conservação está excelente. Sua infraestrutura é de ótima qualidade, tanto interna quanto externa. O projeto foi de autoria do prefeito do ano, Murilo Pinto de Andrade.
A quadra é utilizada diariamente por acontecer treinos de modalidades variadas.A quadra é de uso para todas as idades e classes socioeconômicas para realizar atividades de esporte e lazer.Por ter sido reformada em 2013, a quadra apresenta um excelente estado de conservação. Em relação a algum tipo de guarda patrimonial, a chave da quadra fica com o treinador,que é de sua total responsabilidade.
De acordo com informações da população, a quadra atende às perspectivas de todos, pois acontecem treinos diários e campeonatos.
Praça Central
A praça José Pinto de Andrade foi construída em 1968. Localizada no centro da cidade, em frente da Igreja Matriz. É o maior local com área verde dentro da cidade e é toda rodeada por árvores. É um local arejado e serve para o descanso de qualquer pessoa. Além de arejado, também é um lugar tranquilo e agradável. É utilizado como um local de lazer e/ou descanso. No meio da praça existe um chafariz que é ligado de tempo em tempo (cerca de 5 minutos) e a água que sai do chafariz, é reutilizada, criando um ciclo eco-sustentável.
Gruta de Nossa Senhora da Piedade
A gruta de Nossa Senhora da Piedade foi criada em 20 de janeiro de 1983. Localiza-se no alto de um morro um pouco afastado da cidade. O local encontra-se em ótimo estado de conservação. Uma curiosidade do local é que as pessoas usam esse morro como forma de penitência ao subir rezando.O lugar é muito bonito, com um altar para a realização de missas que acontece em datas comemorativas e de todos os lugares que visitamos, é o único que não sofreu nenhum tipo de vandalismo.
          
           Festa da Fogueira de Ingaí
No dia 20 de outubro de 1931, choveu muito forte em Ingaí e por causa disso, um raio caiu na casa do senhor Severino. Como se não bastasse, atingiu a parede do fundo da igreja, destruindo o altar-mor e um quadro de São Sebastião. Queimou também todo pequeno arquivo da igreja.
Ao passar a chuva, foi rezado um terço em reparação. Mandaram chamar o padre Frederico Bangder que morava em Lavras. O padre celebrou uma missa e pediu a reconstrução da parede. Depois disso, foi feita a promessa de se construir uma fogueira dedicada a São João Batista daquela data em diante, para que livrasse a comunidade de raios, que em outras ocasiões havia matado pessoas.
A primeira fogueira foi construída no dia 23 de junho de 1932 e foi na segunda edição da festa que o senhor Otávio de Junqueira Miranda comprou a imagem de São João Batista para a comunidade. A imagem veio pela estação férrea de Paulo Freitas e foi levada para a casa do senhor Bié, em um lugar denominado Capão das Flores. No dia anterior, o povo foi espera-la na entrada da vila, vindo em procissão até a igreja. A festa de São João Batista é realizada todos os anos entre os dias 14 e 24 de junho (dia dedicado ao santo). A fogueira é queimada na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho, anunciando o nascimento do glorioso santo.
A festa não tinha um local específico para ser realizado, então o prefeito da época Juliano Ribeiro Pinto aprovou o projeto que visava construir um parque de eventos para o acontecimento de todas as festas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.