sexta-feira, 23 de maio de 2014

 ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FISICA

Pará de Minas – MG

Diego da Silva    28 A
Diego Danielian  29 A
Helon Carvalho   29 A
Iury Ionan            28 A
Lucas Henrique   28 A
Luiz Gustavo B.   28 A
Samuel Almeida  29 A

Introdução:
Neste trabalho apresentaremos sobre os esportes e lazeres de Pará de Minas. Focando no Parque do Bariri, aonde acontece todos os eventos esportivos. E a distância de Lavras à Pará de Minas é de BR-381 224 km 3horas e 14 minutos, o caminho mais perto, já tem outros caminho alternativos que não tem pedágio mas, mais longe que é a rota BR-494 que gasta 231 km 3 horas e 25 minutos, a BR-354 - MG-050 3 horas e 55 minutos. Com uma população de 89.418 habitantes e uma área de 551km² é a terceira maior cidade do Colar Metropolitano de Belo Horizonte, a distância a capital Belo Horizonte é de 73 km.
Parque do Bariri
Criado pela Lei Municipal Nº2.222, de 10 de julho de 1984, o Parque do Bariri, localizado no Bairro São José, foi projetado pela arquiteta Isabel Christrina Neto Collin e pelo coautor Mário Menicucci. Entretanto, o ‘’Bariri’’,  conhecido antigamente como Lagoa do Zezé do Julinho, referência a José de Melo Franco, proprietário dela e das terras ao redor, nos anos de 1950/60, era apenas local onde meninos jogavam partidas de futebol, num campo improvisado às margens de uma lagoa. O nome indígena “bariri” significa pequena corredeira.
Hoje, o parque é um dos locais mais belos da cidade, atraindo pessoas para a pratica de esportes, tais como ciclismo e caminhada. Além de ser uma área de lazer para crianças, devido aos brinquedos existentes.
A primeira etapa de construção do parque, foi em 25 de maio de 1996, e três anos depois a lagoa foi despoluída. Em agosto de 2013 o parque recebeu melhor iluminação e poda de árvores que estavam impedindo a claridade. A revitalização dos brinquedos e da cascata que estava entupida completou o cenário de revitalização. 
Pela Lei Nº 4.264, foi inaugurada em 10 de janeiro de 2002, a pista de skate,
que mais tarde, em 04 de setembro de 2003, passou a ser denominada “Neuler Ribeiro”


Pará de Minas possuem em sua história, o primeiro palhaço negro do Brasil, e idealizaram o Circo Teatro.

Hoje o parque ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados. Além de ser referência de local turístico. Para o lazer da população, o parque vira palco para shows artísticos, feiras e encontros, movimentando ainda mais a área, e trazendo todos os tipos de espectadores desde à 1ª idade até a 3ª idade.


Principais esportes de Pará de Minas:
·  Um dos esportes mais focados em Pará de Minas é a corrida, que é feita pela CORPAM (corredores de rua de Pará de Minas) que é uma ONG, pois ela resisti até hoje com o trabalho terceirizado de seus participantes, fundada em 1986 a CORPAM e tendo sua primeira corrida oficial em 14 de setembro de 1995, e assim, ela vem crescendo até hoje, e depois de muito tempo em 2012 a prefeitura de Pará de Minas faz uma grande homenagem e veem a importância da CORPAM. 

·O futebol de Pará de Minas foi integrado, pois no século XX como em todo lugar os garotos faziam muita algazarra fazendo sua “peladinha” e assim sempre acabava com problemas até chegar no chefe da polícia. Então em 1923 Dona Neném funda um clube de futebol chamado “Mello Sobrinho Foot-Ball Club”, e esse clube recebeu esse nome por causa do sobre de Dona Neném, o coronel Júlio Jose de Mello Sobrinho, conhecido como Julinho Marzagão, que veio a falecer antes da formação do time de Pará de Minas. Em 1970 foi um ano interessante para o futebol de Pará de Minas. Neste ano, com o apoio da prefeitura, sendo então prefeito o senhor José Gentil de Almeida, todos os clubes amadores da cidade, que ainda não o eram, foram registrados e filiados à Federação Mineira de Futebol, entre eles: São Francisco F.C., Clube Atlético Paraminense, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Fluminense, que se juntaram aos já registrados Paraense, Guarani e Rio Branco. 

  • Outro esporte que Pará de Minas incentiva, é a modalidade do ciclismo, mesmo não sendo um incentivo muito grande, Pará de Minas investi muito em patrocínios de campeonatos, e com isso aumento o incentivo de corridas de bicicleta na cidade, e assim tendo mais adeptos para o esporte.
  • E em Pará de Minas já teve inventos importantes, como a inauguração do 3º campeonato de ciclismo de minas e a final do mesmo campeonato.
E aproveitando falando de esportes de duas rodas como o ciclismo, Pará de Minas também foca no motocross, tendo um grande corredor Marcos Antônio que disputou “o campeonato dos Sertões”, e o campeonato “Pais da Car”.
Algumas curiosidades:

Além de ter o primeiro palhaço negro, Pará de Minas tem também, uma campeã mundial de queda de braço chamada Abadia Nascimento.
Outra curiosidade boa de citar é que na década de 70 o time de Rio Branco de Pará de Minas, chega na segunda divisão do campeonato Mineiro, e um grande corredor veterano chamado Galba Couto, que tenta chegar na sua milésima corrida e sem contar, suas muitas medalhas chegando ao número de 904 medalhas.


Melhorias que poderiam ser feitas para o melhoramento dos esportes e do Lazer de Pará de Minas:

Alguns defeitos que trazem o lazer e o esporte de Pará de Minas, não crescer mais, é um melhor investimento no Parque do Bariri, pois no Bariri praticamente todas as atividades esportivas e de lazer são focadas lá, e podemos perceber que não tem água potável para consumo dos habitantes da área do parque, não tem nenhuma lanchonete para que os praticantes daquela área usufrutuem, mais também focando se tiver uma lanchonete, que seja uma lanchonete de produtos naturais, que façam bem para atletas que participam de lá e de toda população que usufruem de lá.
E também a falta de interesse da prefeitura de investir mais em seus esportes de alto desempenho, e também nos seus atletas de alto desempenho.

Entrevista:

Entrevistamos Galba Couto o fundador da CORPAM, e trabalha na área de esporte e lazer da prefeitura, e com isso trazendo todas as informações necessárias sobre o esporte e lazer de Pará de Minas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.