domingo, 25 de maio de 2014

Pesquisa de Campo na Cidade de Itutinga

PESQUISA DE CAMPO: ESPAÇOS DE LAZER NA CIDADE DE
ITUTINGA/MG
Por: CARLOS DIEGO RODRIGUES; DANIELLE LIMA; MÁRCIO BAMBERG ; THAÍS YUMI TAKENAKA

A cidade de Itutinga é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, à 261km de Belo Horizonte (capital do Estado), localizado no Campo das Vertentes, no sul de Minas Gerais e faz limite com Ibituruna, Itumirim, Ingaí, Luminárias, Carrancas e Nazareno. “Itutinga” é um terno de origem tupi, que tem a junção dos termos ytu (“cachoeira”) e Ting (“branco”), logo, significa “cachoeira branca”. Itutinga apresenta, segundo o Censo IBGE de 2010, 3.913 habitantes, contando com uma área de município de 372,508km2.

Fonte: Google Imagens

            O Rio Grande e o Rio Capivari banham o município, que possui duas usinas hidrelétricas instaladas, a Usina Hidrelétrica de Itutinga e a Usina Hidrelétrica de Camargos, contando também, com diversas cachoeiras e corredeiras formada por ribeirões e riachos, já que a região é montanhosa.
            Como principal atrativo, Itutinga apresenta o conjunto formados pelas Usinas Hidrelétricas, sendo que em alguns trechos dos rios, o nível das águas permite a prática da canoagem e passeios de barco, passeios à cachoeiras (mais conhecidas: Cachoeira do Raulino e a Cachoeira das Andorinhas) e fazendas.
                                                                                
                                            Cachoeira do Raulino

                                          Cachoeira das Andorinhas
      
                                   Fonte: www.itutinga.tur.br
            Na cidade existe o Paulo Gaia, responsável pelo ecoturismo na cidade, com praticas particulares, sem vínculo com a prefeitura. Ele realiza trilhas ecológicas, rapel, passeios em cachoeiras, passeios de caiaque, cascading voo livre e haffiting.

  Fonte: www.itutinga.tur.br





            No condomínio dos funcionários da cemig, existe um local chamado Prainha Camping Itutinga, também sem vínculo com a prefeitura, aberta de quinta-feira à segunda-feira de 08:00 às 17:00, que tem uma estrutura para a prática de futebol, volei e atividades na represa para a população de Itutinga e região.
    


            Em Itutinga, existem diversos locais para atendimento à população no quesito esporte, lazer e reabilitação. O Bem Viver, localizado na Rua Gabriel Leite, s/n, é um local que atende crianças e jovens com atividades ludicas, ginástica laboral, alongamentos, oficinas terapeuticas como forma de melhorar a convivencia e socialização e qualidade de vida de crianças e jovens. Nele existem psicólogos responsáveis pelas práticas e não possui educador físico.
    


No CRAAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizados na Rua Três de Junho, s/n, oferece atividades para indivíduos de 0-17 anos e acima de 60 anos; crianças acima de 4 anos são trabalhadas atividades lúdicas e recreativas que acontecem uma vez por semana; idosos são atendidos visando saúde e são incluídas caminhadas periódicas para os mesmos. Neste local, os programas não têm continuidade pelo pouco incentivo da Prefeitura e pela dificuldade de transporte para as pessoas que residem na zona rural.
A Associação Cultural Padre Bernardo localizado na Rua Lavras, nº57, foi fundada em 2008, apresenta uma população com uma idade entre 03 anos e 85 anos, contando com atividades musicais (piano, flauta, violão, violino, percussão, canto), dança (hip hop e dança de salão), ginástica, teatro e pintura de tela e tecidos. Nele, as atividades são oferecidas para ambos os gêneros e deficientes físicos, com atividades dentro do local, na cidade, na praça etc.
    

   
            Existem duas quadras (Quadra Poliesportiva Coberta e o Ginásio Poliesportivo Prudente Leite de Carvalho) e uma praça destinados à prática de esporte e lazer. Nelas, ocorrem diversas práticas esportivas gratuitas à população. Na Praça Presidente Cota e Silva ocorrem atividades de lazer, apresentações musicais, de dança e festivais locais. Na Quadra Poliesportiva Coberta, ocorrem práticas esportivas das escolas existentes na cidade, com uma sala para a realização de artesanatos, uma quadra de volei de areia, um parquinho infantil, uma academia ao ar livre e a quadra coberta.

Praça Presidente Cota






Quadra Poliesportiva Coberta
           
            Local designado à pratica esportiva de toda a população de Itutinga, o Ginásio Poliesportivo Prudente Leite de Carvalho está localizado na Avenida Otávio P. Leite, s/n. Itutinga/MG. CEP: 36390-000. Lá ocorrem diversas praticas esportivas: atletismo, volei, futebol de campo, futsal, ginástica laboral e a própria prática de lazer. Possui fácil acessibilidade e está localizada próximo à pronto atendimento e residências. A população por ela atendida varia entre todas as faixas etárias.











ENTREVISTAS
a)      Entrevista com a graduanda em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras e responsável pela modalidade de atletismo no ginásio Prudente Leite de Carvalho em Itutinga, Aryanne Andrade.

1-      No ginásio Prudente Leite de Carvalho quais são as modalidades esportivas praticadas no local?
No local são praticados vôlei,futsal,futebol , atletismo e existe também o programa de ginástica.
2-      Toda a população de acesso a praticas esportivas, e qual a faixa etária?
 Existem algumas modalidades q começam a partir dos 6 anos, chagando ate os idosos.E população em geral tem total liberdade de usufruir da estrutura do local. O horário de funcionamento é das 7h as 21h30min.
3-      Qual a estrutura física do local?
Contem um campo de grama aberto com iluminação, vestiário e arquibancada para aproximadamente 4000mil pessoas, 1 ginásio poliesportivo com acesso para cadeirantes, iluminação e arquibancada para aproximadamente 1000 ,1 sala de atividades indoor, 2 vestiarios com chuveiro e adaptado para deficiente,uma secretaria e estacionamento para aproximadamente 50 carros.
4-      Os matérias oferecidos pela prefeitura são suficientes para as praticas esportivas?
O vôlei tem maior quantidade de matérias, porem as outras modalidades não tem matérias suficiente para as praticas.
5-      Dos matérias e espaço físico, ocorre a manutenção dos mesmo?
No espaço físico ainda não houve manutenção, porem o local foi construído recentemente, e os matérias alguns precisam de manutenção e reposição.

b)     Entrevista com o praticante João C. R , 17 anos, natural de Itutinga.
1-      As atividades oferecidas pela prefeitura são suficiente para atender a população?
No ginásio Prudente Leite de Carvalho as atividades são suficientes para a população , mas existe alguns problemas com a falta de material.
2-      Qual modalidade você pratica,quanto tempo e qual horário?
Eu pratico futebol de campo desde que começou esse programa no futebol de campo, terça e quinta das 14h as 16h.
3-      Os professores e funcionários são suficientes e bem qualificados?
Os professores são suficientes e qualificados, porém os funcionários algumas vezes são desenformados e insuficientes
4-      Toda a população tem acesso ao ginásio poliesportivo ?
Todas as pessoas podem praticar, porém a prefeitura não oferece transporte para o local. As pessoas que moram longe não conseguem chegar ao campo.

c)      Entrevista com a secretaria de esportes de Itutinga, Janaína Aparecida Raimundo.
1-      Quais as praticas oferecidas pela cidade de Itutinga?
Hoje em dia agente tem o atletismo, o futebol de campo, voleibol e agente vai começar com o futsal,independentemente da faixa etária, podendo chegar ate 50, 60 anos.
2-      Além do futsal há quanto tempo existem essas práticas?
O mais recente é o atletismo, que começou em fevereiro do ano passado, agora o vôlei e o futebol já são de vários mandados e existe a mais de 20 anos.

3-      Quem são os responsáveis por essas atividades?
Na parte do futebol temos uma pessoa que foi jogador , porem não tem o diploma, mas contamos com a experiência dele, mas tem sempre um funcionário da prefeitura tipo a Aryanne , que é estudante em educação física , e o Josinei que já é formado e acompanha as atividades. No vôlei o professor nosso é técnico e tem carteirinha de técnico de vôlei, no atletismo é o Josinei, ele trabalha com agente, ele é formado, formou na UFLA.
4-      Existem outras atividades ligadas ao esporte também? Se existem quais são?
Agente tem o centro cultural que é uma associação que a prefeitura tem um convenio com ela, que oferece aulas de musicas, instrumentos musicais, pintura, dança, para as crianças e adolescentes . No CRAAS existem atividades para os idosos e no conviver para as pessoas especiais e tudo tem de todas as faixas etárias.
5-      Na parte de ecoturismo existe alguma coisa?

Na prefeitura não, porque a secretaria de turismo foi criada ano passado, estamos correndo atrás do ICMS turístico, só que a gente tem um moço que faz um trabalho particular dele, que é o Paulo Gaia, aí tem diversas cachoeiras , agente faz rapel sempre que os turistas procuram ele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.