domingo, 25 de maio de 2014

Pesquisa de Campo em Luminárias

   
 A cidade de Luminárias foi fundada em 27 de dezembro de 1948, situa-se na região sul de Minas Gerais, com população de 5.422 habitantes (de acordo com o Censo 2010), com área de 500,153 km² e está a 36 km do município de Lavras, recebeu este nome devido às histórias de antigos moradores, que contam que, viam pontos luminosos sobre a serra de luminárias; estes de origem desconhecida.
            As práticas corporais nesta cidade tem uma indentidade marcante, um dos primeiros registros desportivos da cidade foi a Corrida de Cavalos, que era disputada na rua Prefeito Antonio Furtado, conhecida como Rua da Raia, devido a este evento.


            A década de 80 até 90, foi um período muito marcante para o esporte em Luminárias. Vários eventos futebolísticos foram promovidos na cidade durante esta época, que contagiava toda a população local. Neste mesmo período, o Luminárias Esporte Clube, juntamente com a prefeitura municipal, criou uma Escolinha de Futebol onde as crianças recebiam tratamento médico e laboratorial para acompanhamento do estado de saúde, além de viagens turísticas, com alimentação e transporte patrocinados pela Prefeitura. Com exigência de disciplina e matrícula escolar, a escolinha teve excelentes resultados nas competições que participou, onde venceu grandes equipes de forte expressão na região. Quem dirigiu esta Escola de Futebol desde sua fundação até sua desativação, foi , Antonio Vitor Gouvêa Junior com a colaboração de Antonio Teodoro Neto.
Em 28/03/1989, o Município assina convênio com a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo, com colaboração financeira, para construção de um Ginásio Poliesportivo no Município, que hoje, é um dos principais locais disponíves à população da cidade, para atividades corporais.  Iraugurado  no dia 15/07/1992, no mandato do prefeito Hudson Salvador Vilela, não sofreu relevantes mudanças até então. Localiza-se no centro da cidade e atualmente é livre ao público e abriga treinos de vôlei e o projeto “Viva a Vida” realizado com os idosos pelo vereador e educador físico Gabriel Nascimento Tuoto.

A principal praça da cidade, localizada bem ao centro da mesma, a Praça Nossa Senhora do Carmo, é um local de lazer principalmente para as crianças, muito usada pelos professores da Escola Municipal Francisco Diniz , para a recreação dos alunos. Inaugurada em 20/01/1958 no mandado de Salvador Ferreira Dixis, foi totalmente reformada e ampliada em 1998, sob a prefeitura de Hudson Salvador Vilela onde foi acrescida a ela um coreto. Sua condição física é excelente, bem arborizada e há fácil acesso à ela.
A cidade também oferece publicamente, uma academia ao ar livre, construída em 1998, se localiza onde era uma antigo aterro da cidade, e geograficamente está ao lado de uma depressão. Seus equipamentos são novos, devido à sua recente criação e seu público alvo, é principalmente os idosos.
A população procura manter suas tradições, algumas apresentações como a própria “Folia de Reis”, a “Dança da Fita” e a “Dança do Vilão” que ocorrem geralmente na praça central, são atividades marcantes da cultura Luminarense, eventos estes que atrai grande número de visitantes.
Sua renda é provida principalmente da agropecuária, mas o ecoturismo cresce cada vez mais. Luminárias é considerada uma cidade turística e o pricipal foco do município é a promoção do lazer, os destaques são as inúmeras e belíssimas cachoeiras presentes ali. Pelo seu pouco número de habitantes, a cidade oferece boas alternativas de práticas corporais, e com sua sua história no esporte bastante vitoriosa espera-se sempre que os governantes dali, também voltem seus olhos para a educação corporal.

E conseguimos uma entrevista com o Antônio Vitor, conhecido na cidade como "Toinho"; ele é contador, e trabalha na casa de cultura do município. Toinho conta de seu projeto de escrever um livro com toda a história de Luminárias e conta também as dificuldades que ele encontra para a publicação do mesmo.




Equipe: 

Izamara Cristina               28A
Priscila Joquebede             29A
Samuel Silva                     29A
Valquíria Teixeira              29A

Yuri Silva                         28A
Bruno Aquino                   28A
Gabriella Rezende             28A


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.