sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lazer e Trabalho




Trabalho realizado para a disciplina de Corpo e História do Professor Márcio Farias.

Referências:

Propaganda da Red Bull 2013
Blog: Ler é Refletir
Portal Educacional - Revolução Industrial
Guatimozin - Artigo História do Trabalho

Agradecemos a todos os entrevistados.

37 comentários:

  1. O trabalho é uma coisa mais seria na qual a pessoa busca objetivos a serem alcançados.. Já o lazer é todo o tempo livre em que a pessoa tem para se divertir e aproveitar.

    Os pontos positivos foram as explicações do tema tratado, já os negativos foram as gravações nas ruas nas quais os sons dos automóveis atrapalharam.

    Nos próximos trabalhos procurar se afastar um pouco mais das áreas de movimentação de veículos para que não comprometa na produção audiovisual dos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Lazer: Tempo livre, descanso, folga, distração, divertimento. Trabalho: emprego, ocupação a fim de obter renda
    Pontos positivos: Foi bem diversificado, não ficou preso apenas a uma determinada área que envolve lazer e trabalho.
    Pontos negativos: em alguns pontos do vídeo o áudio foi inadequado, houve gravações com muito barulho externo.
    Procurar gravar em locais com pouco barulho externo

    ResponderExcluir
  3. Lazer é o tempo usado para se divertir , distrair , o tempo usado para relaxar .
    Trabalho :ocupação que se tem alguma obrigação , e que pode ter lucros financeiros .
    Pontos Positivos : Desenvolveu bem o tema .
    Pontos Negativos : O áudio não ficou muito bom .
    Observar onde esta sendo a gravação , se o som ambiente não vai atrapalhar no áudio .

    ResponderExcluir
  4. Lazer e Trabalho são dois conceitos que ao mesmo tempo são próximos e distintos e é muito relativo de cada profissão, tem profissões que mesmo trabalhando vai lhe proporcionar um momento de lazer, mas tem trabalho é apenas um trabalho e que tem que ser levado a sério e que muitas vezes não vai sobrar tempo pra realizar atividades relacionadas ao lazer a diversão.

    Destaque foi ver a visão(opinião) de várias sobre o conceito de trabalho e lazer e o ponto negativo foi a gravação do vídeo com pessoas conversando ao fundo e carros passando, atrapalhando a gravação.

    Ter cuidado com a escolha do ambiente de gravação.

    ResponderExcluir
  5. Trabalho é todo e qualquer tipo de movimento com ou através do qual o homem evolui, essa é a visão geral, contudo na sociedade é visto como forma de sustento e muitas vezes usado mais como necessidade do que próprio crescimento humano
    Lazer é o tempo livre em que o homem se dedica inteiramente para si
    O vídeo distingui bem ambos, contudo problemas de som novamente impediram sua perfeição e o mesmo deve ser visto com mais cuidado no próximo vídeo

    ResponderExcluir
  6. O lazer é o momento de tempo livre longe de qualquer tipo de trabalho ou ocupação obrigatória, impostas por terceiros, o trabalho é o qual a pessoa realiza tarefas fisicas e intelectuais que são "trocadas" por dinheiro, então trabalho igual atividade remunerada.

    Em alguns pontos do video o audio foi falho. Intrvistas bem interessantes foram colocadas.

    Ter cuidado com o audio, colocar mais imagens e videos durante as intrevistas.

    ResponderExcluir
  7. Em minha opinião trabalho se define como uma atividade onde temos que cumprir obrigações, temos que ter responsabilidades, é dele que tiramos nosso capital para podermos sobreviver, já o lazer é o inverso de trabalho é o tempo livre que temos para descansar, esquecer daquilo que nos ocupa a mente com responsabilidades a fazer, seria mais ou menos “se desligar do mundo”, poder brincar com a família se sentir bem consigo mesmo, apesar que hoje isso seja quase impossível se pensando em lazer, pois o que era pra ser um momento de se divertir se tornou um meio de explorar a sociedade economicamente ou seja pode desfrutar de lazer hoje na sociedade em quase todo o país apenas quem tem dinheiro e tempo principalmente.
    Os pontos positivos foram as idéias de buscar entrevistar pessoas comuns, para ver o que elas pensam sobre trabalho e lazer, e assim a gente pôde ver o ponto de vista de cada um sobre o tema, nos mostrando a definição correta do tema, e despertando em nós telespectadores reflexões sobre a nossa própria vida se paramos para um lazer se temos essas oportunidade no nosso dia-dia na faculdade em nossa vida em geral, os negativos foram mais por conta de sermos inexperientes nessa área de filmagem, então as vezes não temos maldades de poder filmar nos lugares com melhor luz onde possa captar melhor o áudio , mais enfim são coisas que serão corrigidas se forem feitas mais vezes, são apenas detalhes que por uma certa falta de experiência acontece.
    Para novas oportunidades de fazer novos vídeos os alunos além de fazer isso que foi feito no vídeo acima podem buscar fazer pesquisas no caso em Lavras mesmo, se existem lugares apropriados par que a sociedade possa desfrutar deles para momentos de lazer, se a cidade em si oferece esses momentos paras as famílias, lugares gratuitos em prol de todos, estimulando assim uma vida melhor e mais saudável para todos.

    ResponderExcluir
  8. Trabalho seria tudo aquilo que gera esforço de uma pessoa, tanto físico como mental. Lazer é tudo que está relacionado ao prazer, ao que traz bem estar para as pessoas.
    Pontos Positivos: Muitas entrevistas com diferentes tipos de pessoas.
    Pontos Negativos: O local para gravação de algumas das entrevistas não foi apropriado devido ao fato do barulho, assim prejudicando o áudio.
    Para próximos trabalhos procurar melhorar o áudio, gravando em locais de maior silêncio.

    Roger Sábatto.

    ResponderExcluir
  9. Aluno: Bruno Gomes de Carvalho

    Trabalho para mim é qualquer atividade que seja remunerada, mas nele é possível ter lazer.
    Lazer é um momento de descontração, descanso, bem-estar, etc. Geralmente é longe do trabalho.
    É importante salientar que ambos se relacionam, porém a definição ou coexistência do trabalho e lazer varia de pessoa para pessoa e até mesmo de trabalho para trabalho.

    Aspectos positivos: Foram bem diversificadas as entrevistas (devido a variação entre profissionais da área e outros trabalhadores); o tema foi bem exposto.
    Aspectos negativos: O áudio ficou prejudicado em alguns momentos do vídeo.

    Tomar cuidado com a gravação (local em que foi gravado principalmente); fazer edições mais "dinâmicas".

    ResponderExcluir
  10. O tema "Lazer e Trabalho" é muito interessante porque quando nós escolhemos nossa profissão, na maioria das vezes visamos mais o dinheiro e esquecemos de ver o que nos faz bem e nos deixa feliz ao praticar.
    O tema foi muito bem abordado e as informações foram passadas com clareza. O erro foi ter gravado o vídeo em uma rua movimentada, e isso fez com que não entendêssemos o que era dito pelas pessoas entrevistadas.
    Precisava trocar os locais de gravação.

    ResponderExcluir
  11. trabalho é o meio de sustento que a sociedade tem em busca de sua sobrevivência no mundo capitalista em que vivemos e é com a ajuda financeira do trabalho q as pessoa procuram um bom lazer em suas respectivas cidades.

    Pontos negativos: fomos prejudicados em algumas entrevistas pelo barulho de carros, motos e caminhões . pontos negativos : as entrevistas fora feita com pessoas que saíram diretamente de seu respectivo TRABALHO e estava no momento de LAZER.

    Procurar sempre lugares onde tenha um som ambiente bom , para que facilite na compreensão do que o vídeo quer passar pra quem o vê, e é bom também ter mais o auxilio de imagens durante a apresentação para que possa prebder a atenção de quem assisti.

    ResponderExcluir
  12. Lazer é o momento que dedicamos ao prazer e descanso, já o trabalho é quando estamos exercendo nossa profissão e fazendo disso, um meio de sobrevivência.
    Pontos positivos: Buscaram mostrar bastante sobre os temas e entrevistas interessantes.
    Negativos: Vídeo áudio
    Buscar melhorar o áudio da próxima vez

    ResponderExcluir
  13. O lazer é o tempo livre, de descanso ou diversão que as pessoas usam para exercer alguma atividade que lhes traga prazer e bem estar. Existem vários tipos de lazer, e isso vai dos gostos pessoais de cada um.
    Já o trabalho é uma busca das pessoas cumprirem com suas obrigações que podem ser físicas ou intelectuais em troca de retornos financeiros.
    O lazer e o trabalho podem ser muito bem conciliados, um exemplo é a entrevista do Professor de Educação Física Dula, do Colégio Cenecista Juventino Dias (Cenec) , que relatou que o seu trabalho também é um lazer.
    Ouve uma grande diversificação de áreas, não se limitou somente em uma área de atuação de Lazer e trabalho. Entrevistas bem elaboradas e com respostas claras e objetivas.
    Em alguns pontos do documentário o áudio ficou prejudicado devido os locais de gravações. Mais devido ao tema, é normal esse fato do áudio prejudicado por barulhos externos acontecer.
    No próximo vídeo ter mais atenção nas qualidades audiovisuais.

    ResponderExcluir
  14. Trabalho é uma ocupação necessária, precisa-se de um trabalho para viver, alguns conseguem conciliar trabalho com lazer, e dizem que se sentem bem com o trabalho e seu ambiente. Outros dizem que precisam de um tempo for do ambiente de trabalho, para descansar.

    O tema foi bem explicado, e diversificado, falando de varias áreas de trabalho.
    O ruim foi os locais escolhidos para gravarem, o ambiente aberto prejudicou muito.

    ResponderExcluir
  15. o trabalho e o meio em que ganhamos o nosso sustento.
    lazer,e quando esta livre de suas obrigaços e um meio em que se possa descansar a mente e o corpo fazendo algo que goste.

    pontos positivos:boas entrevistas.
    pontos negativos:muito barulho no lugar em que foi gravado as entrevistas

    ResponderExcluir
  16. Trabalho e Lazer é um tema que abrange uma discussão sem fim.Tratar essa questão em mundo capitalista e extremamente consumista é bem complexo.Por trás desse tema existe uma série de fatores para compreendermos o assunto hoje.Vivemos em um mundo onde trabalhamos e trabalhamos cada vez mais para comprarmos uma série de coisas que achamos necessárias.Já é difícil definir o que é lazer.As pessoas estão deixando de aproveitar seu momento de ócio e prazer para trabalhar pois precisam de dinheiro para consumir.
    A entrevistas que o grupo fez com trabalhadores teve grande importância para entender a visão e o pensamentos deles sobre o tema levantado.
    O grupo só se descuidou com o áudio das gravações.
    Ana Carla Mariano

    ResponderExcluir
  17. Trabalho é uma atividade remunerada, que faz parte do cotidiano, e é essencial para a sobrevivência.
    Lazer é toda atividade realizada para entretenimento em tempo livre.
    As entrevistas com trabalhadores, deram credibilidade ao vídeo.
    O áudio foi prejudicado pelo barulho no local de gravação

    ResponderExcluir
  18. Trabalho é um meio de conseguir alguma renda ,para algumas pessoas o seu trabalho proporciona lazer .Lazer é fazer algo que se faz no seu tempo livre.
    Os aspectos positivos do video ,foram apresentados bastante conteudos ,os negativos foi o som que nao saiu tao bom .

    ResponderExcluir
  19. Trabalho é a forma de adquirir uma renda ou seja um capital já que vivemos em uma sociedade capitalista onde tudo gira em torno do mercado.

    Lazer é todo tempo livre onde podemos sim ou não ter a sensação de prazer,é todo tempo que você utiliza para diversão ou descanso.

    Ponto positivo:Boa abordagem do tema

    Ponto negativo:O áudio em alguns momentos d vídeo ficou baixo.

    Dica:Cuidado com o lugar onde haverá a gravação dos videos

    CLEYSON DUARTE

    ResponderExcluir
  20. O trabalho é aquilo que se exige responsabilidade e seriedade, pois é de onde se tira capital para sua sustentação e de sua família. Já o lazer é a práticas de atividades nos tempos livres para relaxar e descontrair, sem preocupações maiores.

    + Pontos Positivos: O tema foi bem exposto pelo grupo, baseando-se nas entrevistas com profissionais de áreas diferentes.
    - Pontos Negativos: O áudio do vídeo ficou muito ruim, pois os locais onde foram gravados possuíam muito ruído, o que prejudicou muito na compreensão das falas.

    Sugestões: Fazer as gravações em locais mais favoráveis, que não prejudicam o entendimento das falas.

    ResponderExcluir
  21. Lazer é quando o indivíduo entrega-se a sua livre vontade seja para repousar ou diverti-se, recrear-se e esta livre de suas obrigações profissionais.
    O trabalho seria o conjunto de obrigações que o indivíduo tem que realizar para cumprir suas metas.
    Pontos posiitivos: Um leque amplo de informações com grande variedade de entrevistas.
    Pontos negativos: Áudio e som deixaram um pouco a desejar, porém parabéns aos integrantes do grupo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Lazer é atividade que buscamos por prazer. Muita das vezes pra fugir da rotina extressante do dia-a-dia.
    Trabalho é o modo das pessoas cumprirem suas obrigações. Garantindo o sustento.
    O grupo soube expressar bem o tema.
    Destaco a responsabilidade de umas das alunas, na qual não estava presente na cidade de Lavras MG durante as gravações, mais se comprometeu a entrevistar, no local aonde ela se encontrava.
    O grupo deixou a desejar na captação do audio. As entrevistas foram em um local com muito barulho, dificultando assim o entendimento dos alunos.

    ResponderExcluir
  23. POLLYANA

    que o lazer é peça importante na vida das pessoas e muita gente não sabe disso, não sabe nem a definição de lazer. O trabalho esta tirando o tempo de lazer das pessoas e ninguém se importa, só quer trabalhar para ter mais dinheiro e poder viver.

    as entrevistas foram interessantes, pois mostrou como as pessoas se comportam sobre esse tema. o barulho atrapalhou bastante

    quando for gravar vídeo, procurar um lugar calmo.

    ResponderExcluir
  24. Trabalho para muitos é agradável, porém, não é um lazer. Lazer é o que se faz quando tem um tempo livre, não é obrigatório, já o trabalho é obrigação, por mais que a pessoa goste de trabalhar.
    O vídeo foi bem feito e o tema bem abordado, porém o grupo se descuidou do lugar a ser gravado, que tinha muito barulho e prejudicou o áudio.

    ResponderExcluir
  25. ISABELA G. P. (29 A)- CORPO E HISTÓRIA

    O significado do tema seria mostrar as relações entre trabalho e lazer, sendo trabalho definido como uma atividade pela qual garantimos o nosso sustento, e lazer definido como uma atividade prazerosa que fazemos em nosso tempo livre, fora do tempo de trabalho.

    O trabalho foi bem programado, feito e editado, contendo várias entrevistas interessantes e em locais variados, mostrando o ponto de vista de pessoas comuns sobre o tema, sendo este o ponto positivo que mais se destaca.

    O único ponto negativo, ao meu ver, foi a captação do áudio. Os locais, por serem abertos, estavam barulhentos.

    Sugestão: Grave seus vídeos em um local silencioso e sem vento forte.

    ResponderExcluir
  26. Lazer tempo livre para a descontrair é uma forma de se obter um bem estar próprio.
    Trabalho momento de ocupação onde se deve ter uma responsabilidade para exercer as atividades e com esse esforço que se ganha seu sustento.
    -Pontos positivos o tema foi tratado de forma clara.
    -Pontos negativos na escolha do ambiente para a gravação,não estava adequado o que ocasionou muito barulho na gravação atrapalhando o entendimento nas entrevistas.

    ResponderExcluir
  27. O tema desse trabalho nunca vai estar em comum acordo entre todos, pois se trata da maneira de cada um se divertir e separar essa atividade do trabalho , existem pessoas , mostradas no video inclusive , que consegue unir essas duas atividades , trabalho e lazer . Para outras pessoas, não exite essa união e até fica cada vez mais difícil realizar essas duas atividades .

    O video mostra muito bem a opinião dessas pessoas quanto ao lazer e o trabalho , e como todo video deixa um pouco a desejar no audio e na escolha de lugares para realizar as entrevistas.

    Para sujestão aos próximos grupos , seria interessante mostra a parte do lazer dessas pessoas !

    ResponderExcluir
  28. Lazer é um tempo gasto em atividades não obrigatórias, tempo gasto longe das preocupações do trabalho. Devido o tempo de lazer estar livre de atividades obrigatórias tais como emprego, risco dos negócios, tarefas domésticas, educação, estresse do dia-a-dia, alimentação, e descanso, ele é freqüentemente chamado de "tempo livre". Trabalho é um lugar onde você tem obrigações diárias, que muitas vezes causam estresse. Algumas pessoas conseguem conciliar trabalho e Lazer.

    O áudio atrapalhou bastante, mas o vídeo ficou bom, com entrevistas com algumas pessoas, relatando o que é lazer e trabalho e percebemos que alguns conseguem conciliar.

    ResponderExcluir
  29. Trabalho e Lazer é uma fora de recreação que você tem no seu tempo para se diverti e se sentir feliz procurando sair da rotina do trabalho muita das vezes.As entrevistas ficaram muito boas o grupo dominou bem o assunto já o som ficou a desejar em algumas partes.

    ResponderExcluir
  30. Jaciara Felizardo
    O tema nos monstra a dificuldade de equilibrio entre trabalho e lazer hoje em dia.
    Não é incomum, nos dias de hoje, vermos profissionais levando trabalho para terminar em casa ou ficando mais horas do que o necessário no escritório. Com isso, acabam deixando de lado o pouco tempo destinado ao lazer e, muitas vezes, entram em um ciclo vicioso de trabalho, que os consome quase que integralmente.
    Para os entrevistados, no video o tempo de lazer é extremamente importante para qualquer profissional, pois além de permitir que ele recupere a sua energia, o ajuda a manter o equilíbrio e a minimizar o impacto da rotina, além, claro, de aumentar a sua produtividade. Muitas vezes, ao querer trabalhar demais, por períodos muito prolongados, muitos profissionais terminam perdendo uma parte importante do seu trabalho que é a criatividade. E essa funciona no sentido exatamente oposto ao do cansaço mental. Então, digamos que o lazer é mais do que uma necessidade, é um benefício que a pessoa não tem como substituir.
    Apesar de hoje em dia a busca pelo lazer se tornou muito difícil. Pois além dos pressos abusantes de parques, passeios, zoológicos, e outros; há a dificuldade de se encontrar um lugar de descanso longe do barulho de trânsitos, sirenes, etc. Além da segurança que todos buscam para si próprio e sua família em um lugar de lazer. O video pode relata muito bem isto, os alunos poderiam acrescenta os lazer que as pessoas buscam em sua vida. Adorei o video.

    ResponderExcluir
  31. Lazer uma série de atividades que o ser pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais, e que lhe proporcionam prazer. Neste contexto ele tem a oportunidade de relaxar, descansar, se distrair, exercer alguma forma de recreação.
    Trabalho tudo que le gera esforço,tarefas a fazer,onde é o unico meio de o ser humanrabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta.
    Entrevista com trabalhadores e as questoe realizadas.
    A historia do trabalho e lazer que foi muito longa e sem nenhum tipo de exempol ect,tambem o local de gravação que prejudico o vidio.
    Verificar o local de fimagem antes e observar.

    ResponderExcluir
  32. Trabalho é todo tempo em que você busca uma forma de renda(dinheiro )seja para divertisse,para comprar alimentos ,etc... Lazer e tempo livre não precisam ser discutidos, há pessoas que montam uma atividade empresarial e, assim, ganhar dinheiro, há muitas pessoas que fazem várias atividades como: caminhadas, visitas guiadas, visitas especializadas, rafting, escalada, jogos papel, grandes eventos (organização de celebrações ...)
    A relação entre trabalho e lazer pode ser que haja empregos, onde você pode relaxar um pouco e com ele a possibilidade de lazer e trabalho são puras lazer.O áudio não ficou adequado porque estava sendo gravado na rua, procurar gravar em locais que não passem carros ou pessoas falando.

    ResponderExcluir
  33. Alysson Dos anjos
    1-esse tema me faz pensar em qual momento estou em lazer e em qual momentos estou em trabalho e ao pensar nele começo e ver uma diferença entre um e outro
    2-Positivo demostrou a diferença entre um e outro ,exemplos reais ,e que dentro do trabalho não a lazer mais sim um momento de descontração ,negativo o áudio que prejudicou um pouco o trabalho
    3-para quem quer continuar com esse trabalho uma dica seria acompanhar e pro determinado tempo a rotina de determinada pessoas ,e demostrar no vídeo quais são os momentos de lazer trabalho e descontração dentro do trabalho

    ResponderExcluir
  34. TRABALHO E LAZER É UM TEMA QUE RELACIONA O TRABALHO COM
    LAZER, OU SEJA, SE O TRABALHO NOS PROPORCIONA LAZER DE
    ALGUMA FORMA. TRABALHO É O LOCAL DE ONDE TIRAMOS NOSSO
    SUSTENTO E LAZER SÃO ATIVIDADES QUE NOS PROPORCIONAM
    SATISFAÇÃO E BEM-ESTAR. PARA MUITOS O TRABALHO NÃO PROPORCIONAM
    LAZER, NA MINHA OPINIÃO, O TRABALHO ALÉM DE SER O LOCAL
    EM QUE NOS MANTEMOS SÉRIOS DE ALGUMA FORMA PODE SER TAMBÉM
    UM LOCAL EM QUE PODEREMOS TER ALGUM TIPO DE LAZER

    PONTOS POSITIVOS: ENTREVISTAS COM VÁRIAS PESSOAS, COM ABORDAGENS
    EM PRAÇAS E RUAS, BUSCANDO SABER O QUE AS PESSOAS ENTENDEM
    SOBRE TRABALHO E LAZER
    PONTOS NEGATIVOS: ÁUDIO BAIXO

    ACONSELHO QUE SEJAM FEITOS TESTES DE CAPTAÇÃO DE ÁUDIO E GRAVEM EM
    LOCAIS MENOS BARULHENTOS, ONDE NÃO HÁ CIRCULaÇÃO DE AUTOMÓVEIS.

    ResponderExcluir
  35. Waldiney Antonio P. B. 29A Corpo e História
    Que o trabalho e lazer é interligados, que nos temos atuais é necessário ter o trabalho par se ter o lazer, ou seja, na minha opinião você trabalha para ganhar o dinheiro e também chega a ter um exaustão do corpo e para o indivíduo ter o lazer ele tem que pagar para ter uma discontração e um relaxamento.
    Positivo: Mostrar a mudança do lazer de antes para o lazer de hoje.
    Negativo: O som estava com problemas na gravação e não teve como ouvir alguns comentários.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Pois no vídeo, e relatado que mesmo no trabalho que expressa lazer, não se sente lazer, tanto prazer, nem sempre satisfação, como trabalhar com as possíveis cobranças para que tudo que venhamos a fazer e possa a ser prazeroso? Renata F. Mesquita. Assunto legal de se tratar, parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.