sábado, 20 de abril de 2013

Gênero e sexualidade





Referências :

Textos falas e imagens produzidos com base nesses sites.
http://acritica.uol.com.br/buzz/Manaus-Amazonas-Amazonia-Daniela-Mercury-namorada-casamento-igualitario_0_904109604.html


Grupo : Dáffiner Lais
            Talles Luis
            Roger Sabatto
            Patrícia Oliveira
            Giovanna Vargas
            Willian César 




 

41 comentários:

  1. o tema do vídeo nos retrata todo o contexto dos homossexuais,identificando suas dificuldades de inclusão na sociedade que na maioria dos casos não os aceitam,e traz depoimentos dos próprios.

    as entrevistas ficaram muito boas,dando o direito de se imporem,mais como os outros videos o áudio em algumas partes deixou a desejar.

    para os próximos trabalhos eles poderiam entrevistar o outro lado,as pessoas que "praticam" o preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Gênero e sexualidade é uma maneira de se ver a ralidade da vida tanto de pessoas como do mesmo sexo ou de sexo diferentes e a dificuldade que essas pessoas tem em ser incluso na sociedade sem sofrer preconceitos.

    Aspecto positivo foi realizar entrevista com pessoas que assumiram a sua realidade de vida e sem medo e conseguiram explicar detalhadamente o tema e o ponto negativo foi que deixou a desejar um pouco também no desvio de cenas.

    Faltou entrevistar alguém profissional na área que auxilia essas pessoas que sofrem o preconceito como por exemplo uma psicologa falando sobre os problemas do dia a dia que essas pessoas sofrem.

    ResponderExcluir
  3. Gênero e Sexualidade: Divisão e expressão do sexo das pessoas. Conjunto de coisas ligadas ao meio sexual.
    Pontos Positivos: o grupo colocou bem em evidência o preconceito dentro do assunto com ligação ao esporte, e levantou em questão alguns pontos em que o preconceito é maior na área esportiva do que em outras áreas como a música por exemplo.
    Pontos Negativos: tiveram problemas de áudio, o som em alguns pontos ficou muito baixo e em determinado momento procuraram outra forma de chamar a atenção, porém desviando um pouco do assunto.
    Procurar melhorar o áudio, volume foi muito baixo

    ResponderExcluir
  4. Um tema complicado pois se trata da sexualidade que até hoje tem diversas questões sobre ainda sem respostas. Um tema delicado aonde mostra diferenças e semelhanças entre homens e mulheres e no caso do documentário o que isso interfere no esporte.
    Trabalho crítico que deixou claro e exposta a opinião geral do grupo.
    Problemas, como nos outros documentários, de som e que deve ser visto com mais cuidado.

    ResponderExcluir
  5. Expressão e escolha sexual das pessoas, muitas vezes quando sai do comum são vitimas de preconceito.

    O grupo soube expressar bem o tema, boas entrevistas.
    Alguns pontos do video não consegui escutar o que se dizia, no final quando diz que a beleza está em um sorriso, senti que as imagens que foram colocadas eram de pessoas que de certa forma estão dentro do padrão de beleza imposto pela sociedade e mídia.

    Talvez melhorar os locais de gravação para melhorar o audio.

    ResponderExcluir
  6. É um tema bastante delicado de se falar, mais eu entendo que seja uma forma de abrir um pouco mais a mente de todos para ver que isso hoje é normal, que cada um tem a liberdade de fazer suas escolhas, e nós a sociedade é preciso respeitar as decisões e aceitá-la. Vivemos no século XXI e a evolução da espécie nesse sentido ficou parado, mais creio eu que apesar de ser devagar a aceitação já vem melhorando muito nesse quesito.
    Os aspectos positivos foi a maneira que o tema foi trago, de forma bem respeitosa e olharam bastante na nossa área que é educação física e pessoas que são homossexuais assumidas dando entrevistas nos mostrando com ainda é difícil a aceitação, os pontos negativos foram também o áudio a luz também por sermos inexperientes em filmagens e talvez pela a dificuldade do assunto não poder ir mais a fundo do tema.
    O vídeo é de um tema mais complexo, mais souberam encaminhar bem o assunto, dentro da nossa área, podendo somar para esse trabalho buscar entrevistar profissionais da área para esclarecer um pouco mais sobre as formas de preconceitos enfrentados hoje no esporte mais também porque até nos dias de hoje encontramos esses tipos de atitudes.

    ResponderExcluir
  7. Gênero e Sexualidade apesar dos dias em que vivemos de tanta invenções e tecnologias cada vez mais avançadas, o assunto ainda e visto com um olhar de preconceitos por muitos.O esporte o exemplo mais comum que vemos de preconceito que vem desde o ensino fundamental, dividindo os meninos e meninas.
    Ponto Positivos: boas entrevistas, bem evidente que o grupo deu foco maior ao preconceito no esporte, e os prejuízos que estes trazem para os atletas que se mostram homofóbicos.
    Pontos Negativos: áudio ficou muito baixo.
    Para os próximos trabalhos devem procurar fazer entrevistas com professores da área, melhorar o áudio e falar mais abrangente do tema, não focando apenas um assunto.

    Roger Sábatto

    ResponderExcluir
  8. Gênero e sexualidade tem como um dos conceitos principais, os atos e escolhas pessoais de cada um, independente se é considerado “certo ou não” pela sociedade em que vivemos. Na maioria das vezes algumas atitudes tomadas diante esse assunto, não são bem vistos em nosso meio, gerando assim muitas vezes o Preconceito.
    Notei que houve boas entrevistas, e o conteúdo relatado foi bem interessante. Acredito que foi um dos temas mais difíceis a se relatar.
    Alguns pontos negativos notados no vídeo, foram os problemas de áudio, e em algumas vezes notei que procuram chamar atenção de outras formas, como um exemplo o uso de alguns personagens fictícios nas entrevistas, que deu um pouco de “comédia” em algumas partes do documentário.
    Tentar melhorar o áudio das próximas gravações.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Aluno: Bruno Gomes de Carvalho

    A primeira palavra que o tema gênero e sexualidade me traz é preconceito. Atualmente as pessoas aceitam cada vez menos e julgam cada vez mais. É um tema polêmico que deve ser tratado, ao meu ver, desde os níveis mais básicos de ensino. Dessa forma podemos criar uma sociedade mais esclarecida.

    Aspectos positivos: O tema foi bem exposto; o tema foi abordado de maneira ampla.
    Aspectos negativos: Senti falta de entrevistas com profissionais ligados à área; algumas partes o áudio ficou baixo; alguns momentos ficaram muito extensos.

    Tomar cuidado com a gravação (áudio e local); fazer uma edição mais dinâmica.

    ResponderExcluir
  11. Gênero e sexualidade fala sobre como lidar com meninos e meninas sem causar um certo preconceito, sem tratar com inferioridade. O tema aborda um leque de assuntos, por isso procuramos visar mais no preconceito dentro do esporte. Gostei do modo que procuramos para falar sobre pessoas "homossexuais", porque o assunto é muito delicado. Porém não deu para ouvir muito bem os entrevistados.
    Faltou melhorar a organização no vídeo.

    ResponderExcluir
  12. Opção sexual das pessoas .
    Pontos positivos : O grupo conseguiu evidenciar bem o tema e o relacionar com o esporte .
    Pontos Negativos :Áudio ficou baixo em algumas partes .
    Observar o áudio para ver se esta bom , e talvez fazer mais entrevistas .

    ResponderExcluir
  13. Sexo é atributo biológico, que é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher, enquanto gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero, portanto, aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.
    Ponto positivo: O grupo buscou mostrar ao máximo os acontecimentos que envolve esse tema, como por exemplo, o fato do atleta Michael do Voleibol e os estudantes da ufla contando suas experiências, além da explicação sobre o tema.
    Ponto negativo: vídeo áudio que ficou um pouco ruim em algumas partes.
    Buscar melhorar mais o áudio.
    ass: Patrícia Oliveira Ferreira

    ResponderExcluir
  14. Sexo é atributo biológico, que é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher, enquanto gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero, portanto, aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.
    Ponto positivo: O grupo buscou mostrar ao máximo os acontecimentos que envolve esse tema, como por exemplo, o fato do atleta Michael do Voleibol e os estudantes da ufla contando suas experiências, além da explicação sobre o tema.
    Ponto negativo: vídeo áudio que ficou um pouco ruim em algumas partes.
    Buscar melhorar mais o áudio.

    ResponderExcluir
  15. è um tema difícil de se falar, pois tem que se tomar muito cuidado na forma de falar. Quando se fala de Sexualidade, não se poder ter uma opinião, cada um tem sua escolha, e cabe a nós respeitarmos.E muita gente é contra a escolha de outras pessoas onde acaba gerando o preconceito, fazendo a outra pessoa sofrer.

    O grupo soube expressar bem o tema.
    Acho que foi o problema em todos os videos, em relação ao áudio ficou muito baixo,sendo difícil entender algumas partes.

    ResponderExcluir
  16. Gênero e sexualidade é um tema de grande debate na atualidade.Saber compreender,diferenciar e respeitar essa questão é de grande importância a nós futuros educadores.
    O trabalho ficou muito interessante,as entrevistas que retrataram essa questão no esporte ficou ótima.
    O grupo só descuidou um pouco do som das gravações.
    Ana Carla Mariano

    ResponderExcluir
  17. modo de expressar sua orientacão sexual,que muitas vezes e dita como escolha,mas não acho que seja escolha e sim..orientação sexual.

    teve boas entrevistas,mas acho que poderiam ter explorado mais o assunto.

    o audio tambem ficou baixo.

    ResponderExcluir
  18. Gênero o individuo nasce , masculino ou feminino.Sexualidade no decorrer da vida ele tem a opção de escolhe-la.

    Ponto positivo: o grupo soube interpretar e passar o assunto central para turma com clareza, e o ponto negativo foi o audio que deixou a desejar no inicio e prejudicou um pouco o vídeo.

    Melhoramento do audio para melhor entendimento !!

    ResponderExcluir
  19. - Gênero: refere-se à identidade adotada ou atribuída a uma pessoa de acordo com seus genitais, psicologia, papel na sociedade, raça, cor e credo.

    - Sexualidade: é um termo amplo e abrangente que engloba diversos fatores e dificilmente se encaixa em uma única e absoluta definição. Teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, mas podemos dizer que sexualidade que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo. As diversas formas, jeitos e maneiras que as pessoas buscam para obter ou expressar prazer são também consideradas sexualidade.

    - Pontos positivos: buscou e coletou informações sobre o assunto e passaram bem o conteúdo.

    - Ponto negativo: não entrevistar ou trazer a perspectiva dos casos de preconceito ou da vida de outros grupos homossexuais.

    - Sugestão: fazer uma pesquisa ou buscar informações do grupo de diversidade sexual que se encontra em nossa Universidade - URUCUM -

    ResponderExcluir
  20. Acredito que ainda há dificuldades de falar sobre o tema Gênero e Sexualidade. Os homossexuais são discriminados por grande parte da sociedade, que não entende que todos são livres pra fazerem sua opção sexual.
    O tema foi bem explicado no documentário através das entrevistas.
    O áudio em alguns pontos prejudicou o entendimento do conteúdo.

    ResponderExcluir
  21. É um tema muito importe ,atualmente nao só no esporte há homossexuais que nao assumem que são devido o medo de como serao vistos pela sociedade .
    Os pontos positivos foram as entrevistas com pessoas que esclareceram bem o tema ,,já os negativos como na maioria dos videos foi o som .
    Sugestoes na universidade tem um grupo de diversidade sexual ,poderia ser mais explorado.

    ResponderExcluir
  22. Gênero:É um conceito cultural em cima do sexo biológico das pessoas.
    " NÃO SE NASCE MULHER TORNA-SE MULHER " Simone de Beauvoir

    Sexualidade:Sexo não é somente reprodução,sexualidade é a foma que as pessoas lidam com o sexo culturalmente inserido na sociedade.

    O ponto positivo trouxe pontos reflexivos sobre gênero e sexualidade,ponto negativo não trouxe casos que ocorrem com a massa LGBT no nosso cotidiano.

    Sugestão procurar o Grupo Urucum que se localiza na UFLA do qual eu faço parte para adquirir materiais para dialogar com tal tema.

    Pesquisar grupos de diversidade sexual em Lavras e região.

    CLEYSON DUARTE

    ResponderExcluir
  23. O grupo buscou demonstrar um aspecto do tema voltado para a área esportiva e dentro da educação física, relevando nos depoimentos as dificuldade s os homossexuais enfrentam, sendo eles assumidos ou não. Buscou apresentar soluções para a homofobia, sendo uma delas a intervenção do professor de educação física para a diminuição desses acontecimentos.

    + Pontos Positivos: O grupo expôs bem o tema e as ideias trabalhadas.
    - Pontos Negativos: o áudio do vídeo não ficou bom, estava muito baixo, o que prejudicou o entendimento das falas. Poderia ser feita entrevistas com profissionais de outras áreas como da psicologia e educação.

    Sugestões: Procurar melhores focos nas filmagens para que o áudio não saia baixo e filmar em ambientes mais favoráveis ao áudio.

    ResponderExcluir
  24. Genêro e sexualidade é um tema constantemente debatido nos dias atuais pois existe uma confusão de conceitos em relação ao assunto,gênero do latin genus nada mais é que uma forma de agrupar indivíduos de acordo com suas características morfológicas e funcionais, enquanto sexualidade em suas diversas concepções seria a busca do prazer humano em suas diversas formas, e por ser algo tão íntimo de cada pessoa deve ser respeitado porque cada um tem direito de buscar felicidade, prazer e bem estar da forma que achar melhor e isso deve ser encarado sem a sombra do preconceito.
    aspectos positivos deve trabalho: o grupo apresentou o tema de forma clara e organizada buscando informações verídicas sobre o assunto como por exemplo entrevista com homosexuais.
    aspectos negativos: durante a apresentação a turma em geral teve dificuldade para entender o que era dito pelo grupo no vídeo pelo fato do som estar muito ruim em alguma partes e poderia conter mais entrevista com pessoas que sofrem algum tipo de preconceito por causa da opção sexual.
    dicas: Apresentar um "leque" maior de informações por ser um tema tão abrangente e melhor a parte de áudio. Parabéns ao grupo pois de maneira geral o trabalho foi ótimo.

    ResponderExcluir
  25. - Tema na qual envolve a opção sexual de cada individuo, cabe a nós respeitar!

    - Pontos positivos: o grupo soube aborda o tema; - Pontos negativos: falto entrevistas, talvez até videos falando sobre o tema.

    - Como em outros grupos a qualidade do audio, deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  26. Trata do direito e escolha da sexualidade de viver de cada pessoa,onde hoje se percebe um dos atos mais feio da sociedade o preconceito.

    Depoimento de pessoas que vive nesse meio(escolha)e os preconceito já sofrido pela humanida.O grupo poderia ter aprofundado mais ao tema,onde hoje se vê muita crueldade na sociedade preconceituosa.

    Prestar a atenção no lugar de filmagens,áudio e o tema.

    ResponderExcluir
  27. Gênero identidade adotada ou atribuída a uma pessoa de acordo com a psicologia ou seu papel na sociedade.
    Sexualidade seria preferência,predisposição ou experiências sexuais,na experimentação e descoberta da sua identidade e atividade sexual.
    - Pontos positivos o tema foi explicado de uma forma que não saiu do foco e com isso não deixou de ser relacionado com o esporte.
    -Pontos negativos o áudio em algumas gravações ficou baixo o volume.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. pollyana

    CADA UM DEVE FAZER SUAS ESCOLHAS SEM SE IMPORTAR COM AS PESSOAS E SIM CONSIGO MESMO.

    FALTOU FALAR MAIS SOBRE O ASSUNTO, FOCARAM SOMENTE NUM TEMA SENDO QUE HA DIVERSIDADE É GRANDE, SOUBERAM RETRATAR O TEMA ABORDADO.

    SOMENTE O SOM FICOU RUIM EM ALGUNS MOMENTOS, MAS O GRUPO ESTA DE PARABENS.... MUITO BOM O VIDEO.

    ResponderExcluir
  30. O tema aborda a opção sexual das pessoas, ninguém tem o direito de julgar as pessoas por elas terem escolhido ser mulher e gostar de mulher, ou ser homem e gostar de homem, o que devemos fazer é respeitar. Não só a opção sexual, mas a religião a cor, a raça.
    O grupo soube desfrutar do tema, fizeram entrevistas com pessoas que sofrem por ter escolhido ser diferentes.
    Eles tiveram problemas com o áudio, como todos os grupos.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Esse tema tem um significado muito importante pra mim , pois eu percebi que todas pessoas q sofrem com esses preconceitos , não se importam tanto com isso , e apenas se preocupam com seu bem estar e sem se importar com o q as outras pessoas pensam sobre eles .

    o video mostra claramente os problemas deles e como eles resolvem , o video poderia mostrar mais casos desse, mas eu sou do grupo e esse como é um tema muito polêmico , alguns possíveis entrevistados desistiram da entrevista em cima da hora por medo de se mostrar ou algo do tipo .Como a captação do áudio não é profissional , este deixou um pouco a desejar por conta do aparelho usado .

    Para se criar um bom video desse assunto , aos próximos alunos , indico que pesquisem mais pessoas para dar seus depoimentos .

    Willian César .

    ResponderExcluir
  33. Genero e Sexualidade se referem a opção sexual de cada um, e apesar de estarmos no seculo XXI, muitas pessoas sofrem preconceito, muitas vezes dos próprios pais, amigos.

    O grupo dominou bastante o assunto, ficou bem interessante as entrevistas com pessoas que mostraram como o preconceito ainda é presente. O único problema foi o som que em alguns momentos nos impossibilitou de ouvir claramente, o que ocorreu neste grupo e nos outros.

    ResponderExcluir
  34. Gênero e sexualidade refere-se a identidade sexual da pessoa,a respeito disso existe um certo preconceito das pessoas pelo fato da opção sexual de cada um acho que a base de tudo começa com o respeito.
    Os pontos positivos foi que o grupo dominou bem o assunto sem fugir do foco.Os negativos foi o som em alguns momentos ficou muito baixo.
    Os próximos vídeos entrevistar pessoas diferentes sem ser as do grupo.

    ResponderExcluir
  35. Jaciara Felizardo
    Este assunto não deixa de ser polemico e delicado de se fala pois antigamente este tema era inaceitável, hoje porem as pessoas acham normal, cada um tem sua liberdade de expressão. Pessoas que fazem está escolha sofrem muito com preconceito de outros ou até mesmo da sua própria família. O vídeo pode demonstra problemas do desconforto no homosexual .
    Os alunos poderiam buscar mais participantes, para fala dos problemas, relata outras histórias comuns que acontece aqui em lavras, e capricharem no audio da próxima vez. Adorei o video.

    ResponderExcluir
  36. ISABELA G. P. (29 A) - CORPO E HISTÓRIA

    Gênero seria a divisão de pessoas da sociedade em um determinado grupo, como masculino e feminino, de acordo com sua identidade e biologia.
    Sexualidade seria a maneira pela qual a pessoa busca seu prazer, considerando suas preferências e experiencias sexuais.

    Pontos positivos: As entrevistas foram interessantes e a edição do vídeo foi muito boa.

    Pontos negativos: Faltou abordar o tema sob outros ângulos,mostrando a imensa diversidade de tipos de sexualidade. A captação de áudio do vídeo deixou a desejar.

    Sugestão: Gravar os vídeos em local silencioso e fechado. Abranger o tema para além dos grupos mais comum, diversificar.

    ResponderExcluir
  37. GÊNERO E SEXUALIDADE RETRATA UM CONTEXTO HISTÓRICO ATUAL, QUE SERIA A HOMOFOBIA, QUE É O PRECONCEITO COM PESSOAS QUE TENHAM ORIENTAÇÃO SEXUAL DIFERENTE DAS DEMAIS. O ATO HOMOFÓBICO SE FAZ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES, E É UM FATO QUE NA MINHA OPINIÃO MANCHA A HISTÓRIA DO SER HUMANO, JÁ QUE SOMOS DITOS COMO SERES RACIONAIS, MUITOS DESSES SERES ''RACIONAIS'', EM MUITA DAS VEZES AGEM COMO SE FOSSEM IRRACIONAIS DE MANEIRA AGRESSIVA E NÃO ACEITANDO A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE OUTRAS PESSOAS.

    PONTOS POSITIVOS: ENTREVISTAS REALIZADAS COM FOCO A FALAR SOBRE A HOMOFOBIA , TIPOS DE PRECONCEITOS SOFRIDOS PELOS HOMOSSEXUAIS.EDIÇÃO E CAPTAÇÃO DE VÍDEO BOA
    PONTOS NEGATIVOS: CAPTAÇÃO DE ÁUDIO

    SUGESTÕES: APÓS A GRAVAÇÃO FAZER O TESTE DE ÁUDIO

    ResponderExcluir
  38. A distinção entre sexo e gênero é um conceito que distingue sexo, a composição biológica de anatomia reprodutivo de um indivíduo, de sexo, estilo de vida de um indivíduo, muitas vezes culturalmente aprendido
    Teve participação de pessoas que sofrem esse tipo de preconceito, sua visão e seus relatos,deve se preocupar com o angula da câmera para que pegue todo o som dos entrevistados e repórteres.

    ResponderExcluir
  39. Alysson Dos anjos
    1-Gênero e sexualidade para mim quer dizer opção sexual de determinado individuo
    2- foi demostrado de forma clara e objetiva oque a sociedade pensa sobre isso e a maneiro de estar trabalhando isso, negativo o áudio em determinados momentos dificultada a interpretação e a mensagem que eles queriam passar.
    3-para quem quer continuar com esse trabalho eu procuraria manter as entrevistas com pessoas que especialista da área .

    ResponderExcluir
  40. A perspectiva de gênero também está presente nas questões mais diretamente ligadas à sexualidade humana. Essa presença se manifesta nas relações cotidianas e na vivência da sexualidade. Sua explicitação pode contribuir para a busca de formas mais criativas nos relacionamentos sexuais e amorosos.

    Existe grande expectativa familiar e social quanto ao comportamento da criança em função de seu sexo. Essas expectativas orientam o caminho que a criança percorrerá até tornar-se adulta e são um ponto de referência fundamental para a constituição psíquica e social do indivíduo. Tome-se como exemplo a discussão do tema da homossexualidade. Muitas vezes se atribui conotação homossexual a um comportamento ou atitude que é a expressão menos convencional de uma forma de ser homem ou mulher. Ela escapa aos estereótipos de gênero, tal como um menino mais delicado ou sensível ser chamado de "bicha" ou uma menina mais agressiva ser vista como "sapatona", atitudes essas discriminatórias.

    Em cada período histórico e em cada cultura, algumas expressões do masculino e do feminino são dominantes e servem como referência ou modelo, mas isto não significa que devem ser tomadas como paradigmas. Podemos pensar que há tantas maneiras de ser homem ou mulher quantas são as pessoas. Cada um, apesar dos estereótipos de gênero, tem o seu jeito próprio de viver e expressar sua sexualidade. Isso precisa ser entendido e respeitado pelos jovens.

    A discussão sobre as relações de gênero pode contribuir para que as pessoas se tornem mais conscientes das discriminações que sofrem e possam buscar caminhos novos e próprios neste sentido.

    ResponderExcluir
  41. Waldiney Antonio P. B. 29A Corpo e Historia
    Um tema que gera muita polêmica, preconceito na sociedade, e a própria sociedade influência na decisão da pessoa assumir a opção sexual.
    Positivo: Que não importa a área social o preconceito tem que acabar.
    Negativo: O som em alguns momentos ficou com falha técnica.
    Sugestão: Antes de fazer qualquer gravação de video é preciso fazer um teste antes, é preciso fazer um roteiro de cada personagem, achar um local especifico para cada gravação.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.