sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uso de Drogas ilícitas e licitas nos Atletas


Grupo: Bárbara Carvalho
Evelyn Santos
Ingrid C. Guimaraes
Júlia Pires
Luana Lima
Titulo: Uso de Drogas ilícitas e licitas nos Atletas
Como foi realizado: Foi realizado em Lavras e Bom Sucesso com gravações de vídeos entrevista com atletas e usuários de drogas, mostrando quais os prejuízos e se á benefícios.
Resumo: Com base em pesquisas e estudos  vamos explicar o que são as drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack e tantas outras) e as lícitas (fumo, álcool, anorexígenos, sedativos), e uma nova droga começa a preocupar autoridades e profissionais da saúde em todo o mundo: os esteroides anabolizantes que estão sendo cada vez mais consumidos juntamente com outras drogas. No Brasil, podemos afirmar que o usuário ou consumidor se encontra na faixa etária dos 18 a 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino. A mídia muitas vezes atrapalha por mascarar escândalos envolvendo atletas e por cobrar tanto deles o que levam muitos a usar certas drogas.
Mas o que vem preocupando são os adolescentes que querem ter corpos sarados (a um curto prazo), ganhar massa muscular, e assim abusam nos anabolizantes e para piorar sem prescrição medica e sem uns instrutores e professores de educação física, essas drogas que podem ser compradas, em farmácias, sem exigência de receita médica, apesar da tarja vermelha "venda sob prescrição médica".
Algumas causas apontadas para uso de esteroides anabolizantes incluem insatisfação com a aparência física e baixa autoestima. A pressão social, o culto pelo corpo que a nossa sociedade tanto valoriza, a falsa aparência saudável e a perspectiva de se tornar símbolo sexual constituem motivos para o uso/abuso destas drogas. Uma boa aparência física leva à aceitação pelo grupo, à admiração de todos e a novas oportunidades. Uma perseguição a estes itens faz com que o jovem caia em situações de risco como anorexia, bulimia e o uso indevido de esteroides anabolizantes/energéticos.
Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes?
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.
As pessoas ficam dependentes dos anabolizantes? 
Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tido conseqüências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis.
Por que os anabolizantes são tão utilizados na musculação?
O uso entre as pessoas aumentou porque com os anabolizantes os resultados aparecem em pouco tempo, mais ou menos 2 meses, façanha tal que só se conseguiria com pelo menos 1 ano de malhação. No entanto com a interrupção das drogas, esses resultados vão embora rapidamente.
Quem são os principais usuários de anabolizantes?
O consumidor preferencial está entre 18 a 34 anos de idade, e em geral do sexo masculino. Em recente pesquisa, entre os homens interrogados, 9,1% usava drogas anabolizantes contra 2,3 entre as mulheres. Entre os usuários apenas 28% eram atletas de competição.
Efeitos em fetos de mulheres grávidas
(inibição do desenvolvimento embrionário feminino)
Efeito em crianças:
• Virilismo extremo,
• Desenvolvimento mamário feminino (ginecomastia) em ambos os sexos.
• Interrupção prematura do crescimento ósseo (baixa estatura quando adulto)
Efeitos em adultos de ambos os sexos:
• Danos ao fígado (liberação de enzimas e bilirrubina pelo fígado no sangue)
• Aumento do risco de doenças cardíacas (redução do HDL)
• Comportamento agressivo, oscilações de humor e outras perturbações psicológicas.
• Acne

Drogas no esporte
 Lista de personalidades do esporte que se envolveram com drogas é extensa veja alguns exemplos:
Maradona. O ex-jogador do Boca Juniors e da seleção da Argentina, e atual treinador do time nacional argentino, é o caso mais famoso. Esteve envolvido com cocaína durante e depois da carreira. Recorreu várias vezes a clínicas de reabilitação.

Casagrande. O ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira usou maconha, cocaína e heroína, durante
e após a carreira.

Reinaldo. O ex-atacante do Atlético e da seleção brasileira esteve envolvido com cocaína depois que encerrou a carreira.

Dinei. O ex-jogador do Corinthians admitiu o uso de cocaína durante parte da carreira.

George Best. O atacante do Manchester United e da seleção da Irlanda do Norte foi dependente do álcool enquanto ainda atuava.

Ortega. O jogador do River Plate admitiu o uso de álcool em parte de sua carreira.
Fora do futebol. Os casos mais conhecidos são Giba, jogador de vôlei da seleção brasileira, que admitiu o uso de maconha em 2002; o ex-boxeador Mike Tyson, que admitiu o uso de álcool e cocaína em 2006; e o nadador norte-americano Michael Phelps, que admitiu em 2009 o uso de maconha.
Referências bibliográficas
1.Comittee on Sports Medicine and Fitness. Adolescents and anabolic steroids: a subject review. American Academy of Pediatrics, 1997.
2. Olszewer E, Narteira M. Radicais livres em medicina esportiva. Editora Tecnopress, São Paulo, 1997.
3. Parentoni J, Castro SS, Trincheiro VMP. Adolescentes e anabolizantes – uma prática de risco. Monografia Curso de especialização em adolescência, Belo Horizonte, 1999.

Link video: http://www.youtube.com/watch?v=z1Ye67DJc1c&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.