sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CAPOEIRA: das Senzalas para Lavras


Para elaborar o trabalho foi necessário uma pesquisa sobre o tema. Os integrantes do grupo buscaram em revistas eletrônicas, artigos, filmes, vídeos documentários e reportagens, fatos históricos da capoeira. Para enriquecer o nosso trabalho contamos também com entrevistas de professores e mestres da cidade de Lavras.



Este vídeo documentário nos traz a história sintetizada da capoeira e, como era o foco do trabalho, mostra como a luta expandiu no cenário lavrense. Esse trabalho contém ainda reportagens com histórias e vivências de professores e mestres da cidade de Lavras, mostrando como a capoeira chegou a Lavras, como ela é vista e qual sua perspectiva para a continuação do ensinamento. Podemos notar que a capoeira é de extrema importância na Educação Física, nos propicia bem estar e uma boa relação social.

REFERÊNCIAS:
Filme Besouro (2009)
FONTOURA, A. R. R.; GUIMARÃES, A. C. A.; História da Capoeira; Revista da Educação Física/UEM ; Maringá, v. 13, n. 2 p. 141-150, 2002.
VIEIRA, L. R.; ASSUNÇÃO, M. R.; Mitos, Controvérsias e Fatos: Construindo a história da capoeira; Estudos Afro-Asiáticos; n.34, p. 81-121, 1998.

GRUPO:
Áquila Daniel C. Ramos
Cássia Scalioni de Faria
Flávio José Porto Mendes
Isah Baião
Thamiris Martins Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.