terça-feira, 14 de junho de 2011

FOOD, Inc.


O filme de Robert Kenner, co-produzido por Eric Schlosser (de Fast Food Nation, disponível no Brasil) faz uma radiografia pesada da indústria de alimentos nos Estados Unidos, mas que cabe perfeitamente à nossa realidade, em tempos de economia globalizada.
O documentário faz uma incursão sobre os modos de produção da comida que chega às nossas mesas todos os dias, desde o modo como os animais “para fins industriais” são criados e abatidos, o excesso de uso de hormônios e antibióticos – que faz com que frangos engordem em tempo recorde – , a inserção na alimentação de variedades de soja geneticamente modificadas que resistem ao mais forte dos pesticidas, entre outros recursos utilizados pelas companhias para “aumentar a produtividade” – e que, em última instância, faz a comida ficar cada vez mais distante de sua natureza. Isso somado aos impactos à saude, como o aumento da incidência de obesidade, diabetes e contaminação por E.Coli decorrentes dessa ‘desnaturalização’ da comida.
Mas o filme aponta também caminhos, e mostra que está nas mãos do consumidor pressionar a indústria e as cadeias de supermercados por mudanças. A tão falada opção pelos orgânicos e alimentos produzidos localmente, por pequenos produtores, é apontada como um desses caminhos. Infelizmente, o preço ainda é um empecilho para muitos adotarem o orgânico como carro-chefe da alimentação. Esses dias, no supermercado, comparei o preço do frango produzido sem hormônios e antibióticos com o frango convencional. O frango livre de química custava 5 vezes mais que o convencional. Claro que, se mais consumidores buscarem essas alternativas, elas tenderão a baratear.

27 comentários:

  1. Comentário do vídeo

    Nome: Álvaro Augusto L. de Morais

    Alimentos S.A

    O documentário retrata bem como funciona as indústrias de alimento nos EUA, desde a produção da matéria prima até o alimento nas prateleiras dos supermercados.
    No documentário podemos perceber que as grandes indústrias de alimentos buscam somente uma coisa LUCRO, fazem de tudo para conseguir uma maior lucratividade sobre seus produtos, não importa se para isso elas precisem utilizar mão de obra irregular, criação de animais onde o tempo do crescimento dos animais é acelerado devido a medicamentos e hormônios dado aos animais na sua alimentação (sem se preocupar com a qualidade da carne que o consumidor irá ingerir), faz contratos com os produtores de matérias primas onde nesses contratos são verdadeiras “prisões”, os produtores devem seguir totalmente o que as empresas querem, e os que tentam ir contra, no final acabam se rendendo e assinando contrato com as empresas.
    O documentário retrata um caso de morte de uma criança devido à carne contaminada com um determinado tipo de bactéria, onde a mãe da criança luta para criação de uma lei para que isso não volte a acontecer, mais as grandes indústrias mostram o poder que tem, e sempre conseguem “dar um jeito” para não serem prejudicadas com esses acontecimentos e que o caso logo seja esquecido.
    O documentário deixa bem claro como as grandes empresas de alimentos estão preocupadas com sua lucratividade, não importa se pessoas estão morrendo, se o produto final causa algum tipo de doença ao consumidor, se no futuro sérios problemas de saúde podem aparecer nos consumidores devido a essa alimentação “artificial”, não se preocupam com nenhuma dessas questões, apenas em aumentar mais e mais sua lucratividade e dominar cada vez mais o mercado de alimentos até conquistar todo ele e ser a única no mercado.

    ResponderExcluir
  2. Resenha do Filme FOOD INC.

    Nome: Danilo Leonel Alves Mat 201020506 16 A

    O filme Food Inc. nos apresenta a industria alimentícia dos Estados Unidos e seus danos provocados, onde estes estão voltadas para a lucratividade, oferecendo danos aos consumidores desses alimentos fabricados por essas industrias. O filme relata bem o vivido não só pelo Estados Unidos mais por todo o mundo, que hoje está a mercê dessas tecnologias avançadas e que em muitas vezes modificam e processam o alimento de forma inadequada e ilegal, facilitando assim, o surgimento de doenças e a transmissão dessas. A lucratividade e a industrialização em massa hoje em dia nos remete a pensar em formas alternativas e mais saudáveis de alimentar-nos, buscando alimentos orgânicos ou que preservam mais o processo natural de fabricação e de processamento, como mostrado no próprio filme, a partir de pequenos produtores que utilizam processos mais naturais de se fazer comida, sendo estes, muito mais saudáveis para quem o consome, apesar de estes ainda estar acima dos preços dos alimentos industrializados, é uma ótima opção para quem deseja ter uma vida mais saudável e com menos vulnerabilidade a doenças.
    Devemos colocar na balança o prejuízo que estes alimentos industrializados nos traz, repensando se vale mesmo a pena consumir estes, pois nem tudo que é barato é saudável, o que aplica perfeitamente o que foi mostrado no filme.

    ResponderExcluir
  3. Resenha Documentário: FOOD, Inc.

    Nome: Diego de Castro Pereira 16A 201020521


    O documentário relata que as indústrias de hoje em dia não estão se preocupando com a saúde do consumidor, só visam seu beneficio próprio visando principalmente seu lucro.
    Os produtores rurais fazem com que os animais consumem alimentos que contenham hormônios e outras substâncias que aceleram o crescimento e consequentemente diminui o tempo para o abate. E por trás de está também o monopólio MONSANTO que obrigam os produtores de cereais, entre outros cultivos a usar apenas produtos químicos produzidos pelo mesmo.
    O documentário também relata uma família que não tem condições de se alimentar de forma correta, pois o seu dinheiro não é suficiente para a compra de produtos e acabam caindo na tentação de comprar apenas fast food que são alimentos mais baratos e práticos, e com isso essa família está tendo um ganho considerável do peso corporal e com isso diminuindo sua qualidade de vida, precisando ter um gasto a mais com consultas médicas, nutricionistas e medicamentos para a cura de algumas doenças causadas pela má alimentação. O verdadeiro " o barato sai caro. "

    ResponderExcluir
  4. O filme aborda a indústria do alimento rápido e industrias de produtos químicos, e suas técnicas na produção e no controle que ela exercer sobre os produtores de carne, soja e milho, por métodos que não são dos mais leais mas como o poder do dinheiro é um poder quase que supremo dentro de um sistema capitalista, os produtores não tem resposta e apenas passam a obedecer as leis desses senhores, e filme prega contra esse monopólio das empresas e esse poder de produzir uma comida mais barata, mas que acaba afetando os consumidores na qualidade e prejudicando-os nos aspectos saudáveis mas estes consumidores acabam que as vezes tem pouco poder aquisitivo e sente-se sem poder para sair desse sistema onde o mais barato alimenta mais, cabe aos consumidores exigir mais destas empresas, pois da massa consumidora que sai o sustento das empresas monopolizadoras e só assim o sistema poderia ser diferente, mas isso só pode mudar, mudando a mente de quem está por vir e principalmente de quem já está, por outro lado o filme é apelativo e talvez (não posso afirmar isto com certeza) usa de meios como as grandes empresas utilizam para convencer as pessoas(consumidores) a mudar seus hábitos, métodos que deveriam ser o de educar e não o apelativo de só mostrar a realidade, isso ajuda a criar uma opinião as mentes mais polidas mas e os que não provém de tanto estudo, estes deveriam ser educados para que pudessem criticar e exigir produtos melhores, não só dando imagens obscenas mas também mostrando uma solução para uma produção em tão larga escala em um mundo onde a população gira em torno de 6 bilhões de pessoas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Popula%C3%A7%C3%A3o_mundial) como seria possível alimentar toda essa população de alguma maneira sem ser a que temos hoje e nem com a que tínhamos ontem. Isso fica para se pensar!

    ResponderExcluir
  5. O documentário FOOD Inc. mostra o processo americano de "fabricação" de alimentos. Visando produtos cada vez mais lucrativos, as empresas resposáveis (ou irresposáveis), alteram a forma de como o mercado irá se comportar para se adaptar aos seus "alimentos". Ao invés de mudar o modo de produção para métodos saudáveis, as empresas, juntamente com o governo (que não se manifesta contra as mesmas por causa do lucro resultante de impostos e etc), mudam a forma com o que o mercado deve caminhar. E com isso, trazendo consequências maléficas para os consumidores, devido ao falta de higiene e os meios de produção e modificação genética de alimentos. O documentário mostra um exemplo disso. Mostra um menino, que infelizmente morre, devido a carne de hamburguer proveniente dessa má produção.
    Numa forma geral, o documentário mostra, a falta de interesse das empresas em relação a saúde do consumidor. Elas querem apenas vender, fabricar mais e lucrar com isso.

    Vinicius Rodrigues de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Crítica sobre “o alimentos S.A.” Denis Rodrigo Del Conte

    Acredito que o filme ao mostrar questionamentos que a sociedade com pouco tempo, que acabamos tendo, nem percebemos como tudo que consumimos vem de uma grande exploração de mão-de-obra, quanto de uma indústria que visa o lucro sem se quer pensar que seus consumidores estarão consumindo (possivelmente) comida com algum tipo de bactéria onde acarretará na sua morte.

    Podemos ver também que alguns produtores que acabam se opondo contra essa forma de lucro exacerbado, sem nenhuma consideração para com os seus possíveis clientes, acabam sendo "congelados" e não podendo, mas podendo mais voltar mais voltar a esse mercado, onde o lucro dos fornecedores pode também ser tão grande quanto os dos grandes donos de empresas tipo "fast food". [...] A globalização e consequente industrialização deram espaço a um mundo moderno e imediatista onde se alimentar rapidamente e com baixo custo é um hábito comum entre as pessoas.

    O perigo presente nessas “refeições rápidas” geralmente realizadas fora de casa consiste em um consumo de alimentos com alta densidade energética e baixo valor nutricional. A indústria dos fast foods visa basicamente atender as “necessidades” do homem moderno, sem se preocupar com a qualidade da alimentação oferecida. Nutrição em foco (2008)

    ResponderExcluir
  7. E o Comentário meu e do Denis partiu de um discussão sobre os filme, então eles acabam que juntos dizem mais do que separados.

    ResponderExcluir
  8. dando um UP! no coments do Pedro acima, pois, debatemos juntos os filmes e como o comentário sendo individual, acabaram não falando totalmente, mas acreditando que consegui como ele também a essência dos nossos pensamentos para com a crítica do filme.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Henrique Caldeira Mesquita - 17A - 201110339

    O documentário nos apresenta aos modos de produção de comida da indústria alimentícia dos EUA, que acredito não se distanciar dos modos brasileiros. Nos mostra como a comida que chega a nossa mesa é preparada, desde a criação dos animais com excesso de hormônios e antibióticos, que faz com que cresçam mais, e de forma acelerada, em locais que se parecem cada vez mais com cativeiros e locais de tortura, do que com um criadouro, até as prateleiras dos supermercados. Tudo isso causa um grande impacto à saúde do consumidor, como maior incidência de obesidade, diabetes e contaminação por bactérias.
    Apesar de todo o controle da produção alimentícia estar nas mãos de algumas poucas corporações, que não exitam em usar qualquer meio que leve ao lucro, como uso de mão de obra irregular, fiscalização e controle da produção insuficientes, e adotam um sistema de monopólio com os micro produtores, o documentário nos coloca diante de uma nova situação: nós, os consumidores é que “ditamos as regras”. Ele nos aponta caminhos para pressionar a indústria. Os alimentos orgânicos e aqueles produzidos por pequenos produtores locais são uma saída. Porém, o preço é um grande empecilho para que a maioria das pessoas adote essas mudanças.
    No mais, a importância do documentário reside no fato de servir como um material de apoio para nossa formação, não só pelo fato de sermos profissionais da saúde, mas também por sermos muitas vezes profissionais que lidam com a formação pessoal dos nossos 'clientes', nos dando possibilidade não de tentar convencer ou mudar o estilo de vida das pessoas, mas de poder apontar caminhos diferentes daqueles criados e padronizados pela sociedade.

    ResponderExcluir
  10. Comentário sobre o filme FOOD,INC.

    NOME: Paula Inês Monteiro de Morais.
    MATRÍCULA: 201020538
    TURMA: 17 A


    O filme FOOD, INC. retrata a realidade das grandes indústrias dos EUA e mostra como o animal é tratado de maneira cruel. Animais ficam prontos para o abate em tempos incríveis devido a quantidade de hormônios que lhe são dados. Muitos sofrem em seu tempo de vida, chegam até a não conseguirem andar devido o peso exagerado que ficam e por não terem ainda um corpo que os sustente.
    A empresa visa sempre um lucro maior e mais rápido, e agindo assim eles conseguem, porém deixam de lado que estão produzindo alimentos muitas vezes sem higiene, alimentos que podem gerar doenças nos consumidores... mas eles não vão parar pois o lucro que isso dá pra eles é enorme.
    De maneira geral o filme nos prova que as indústrias alimentícias estão cada vez menos preocupadas com a nossa saúde, mas sim totalmente focadas em um lucro cada vez maior.

    ResponderExcluir
  11. Comentário sobre o documentário food inc, 10 coisas que você precisa saber sobre perder peso - BBC e Super Size Me. Por Renato Milan Canal - 201020993.

    Food Inc.
    Pra min esse documentário mostra o preço que o ser humano esta pagando pelo consumo desenfreado de alimentos industrializados. O documentário expõe a indústria de alimentos norte-amaericana e mostra o que foi escondida do consumidor americano, como principalmente a higiêne nos animais que eles matam para fazer tais alimentos, que muita vezes o animal está contaminado e eles o "tornam alimento" mesmo assim, isso com o consentimento das agências reguladoras do governo. E por traz disso soma-se o alto lucro dos empresários e investidores. Eles podem sair ganhando mais o mundo infelizmente sai perdendo

    10 coisas que você precisa saber sobre perder peso.
    Esse documentário mostrou principalmente que não é ficar sem comer que você vai emagrecer. Isso é o que a maioria das pessoas que querem emagrecer fazem, mais o certo é saber lidar com o seu organismo, com o seu corpo, o alimentando corretamente, fazendo atividades necessárias, e seguindo um padrão saudável e contralado. Ainda mais de calorias, controlar as calorias do dia-dia foi algo que mostrou no documentário e que mais me chamou atenção. Pois então acho que nao devemos seguir a mídia, seguir padrões de beleza, siga o seu corpo e o que você suporta, claro de forma correta e saudavél que concerta conseguirá resultdados satisfatórios.

    Super Size Me
    Esse documentário eu ja havia assistido antes de ter comentado em aula. Ele relata sobre o mal que é feito uma alimentação calórica e pouco saudável como as de "lanchonetes de hamburgeres", ele demonstra a manipulação do desejo através das cores, ou das associações de alegria e prazer feitas nos comerciais ou dentro da loja, tirando o foco do principal, da alimentação, e o mal que exageradamente consumido isso faria. Duas norte-americanas obesas tentaram processar o McDonald´s por causa do aumento de peso, a rede de fast-food rebateu com o argumento de que não era possível provar sua responsabilidade pelas condições delas. Ai sim o documentário quis verificar o que aconteceria com uma pessoa que passasse um mês comendo nos restaurantes da rede.O resultado foi desastroso para a saúde. Além de engordar 11 quilos, o acompanhamento das taxas nos exames de sangue mostrava elevações que nem os médicos esperavam. Fora isso, o diretor passou a sentir fraqueza, náuseas, desânimo, dores de cabeça, entre outros sintomas. Mostra então que sempre, mais sempre devemos controlar o que comemos, e saber suas procedências. ALIMENTE-SE BEM, EVITE A MÍDIA, SIGA O SEU BEM, O SEU CORPO.

    ResponderExcluir
  12. Jessica Poliana de Souza, 201020548 17A


    O documentário FODD inc, relata um panorama assustador de como é produzido a comida nos EUA, e quem sabe ate mesmo em outros lugares,alertando dos perigos das chamadas “comidas rápidas” e o mal causado pela mesma na vida saudável de uma sociedade. Enfatiza a grande inserção de produtos químicos nos alimentos produzidos, com uma única visão capitalista de obter uma maior produção, de forma mais rápida, e obtendo cada vez um lucro maior. Mas o documentário não relata somente essas “tragédias alimentícias”, o mesmo demonstra certo apelo e conscientização pelo consumo de alimentos orgânicos. Eles não só fazem bem para o nosso corpo– porque não contém agrotóxicos–, como fazem bem para a continuidade do planeta por serem “confeccionados” de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente. Demonstra ao consumidor que existe uma “esperança” se passarmos a ingerir este tipo de alimento, sendo uma forma de combater essa massa da indústria de alimentos inorgânicos, que devido ao capitalismo gera grande comando na sociedade.
    Porem é mostrado também que nem toda população possui acesso financeiro as comidas orgânicas. Acho que só a partir do momento que os consumidores passarem a exigir saúde ao preço acessível, dos alimentos que os mesmos consomem que poderá haver algum resultado. Pois as empresas alimentícias têm que aderir ao padrão alimentício cobrado pelos seus consumidores, se a indústria alimentícia esta crescendo a cada dia, como vemos nessa explosão de “comidas rápidas”, é porque nós consumidores aderimos essa forma de alimentos imposto pela mesma; se quisermos saúde e qualidade teremos que exigir isso da nossa indústria de alimentos.

    ResponderExcluir
  13. ANA CLÁUDIA DE AGUIAR, 201020515, 16A

    FOOD, Inc.


    O documentário retrata de forma detalhada de como o alimento é produzido desde a matéria prima até quando chega ao nosso lar.
    Eles fazem de tudo pra obter lucro sobre esses alimentos sem se importar com o bem estar dos animais e das pessoas, dão hormônios e antibióticos a esses animais para que eles engordem em tempo recorde, então esses animais não aguentam seu próprio peso e morrem.
    Além desses problemas o documentário também relata a história de uma mãe que perdeu seu filho por causa de carne contaminada. Ela luta até hoje para ter justiça, mais as indústrias sempre acham uma forma de se sair bem e de que nada aconteça com elas, sempre visando lucro, sem pensar no bem estar da população atuando de forma irresponsável.

    ResponderExcluir
  14. Jefferson Roberto de Lima – 16 A

    FOOD, Inc.


    Esse documentário fala sobre as indústrias de alimento dos EUA,ele mostra que as empresas de alimentos focam apenas na sua lucratividade,e não se importam com a qualidade de vida do consumidor.As industrias utilizam hormônio para que os animais tenham um crescimento mais rápido,com isso o lucro para a empresa é maior em menor tempo.
    O documentário também deixa um alerta para as pessoas tomarem cuidado, com a ingestão desses alimentos, as indústrias vendem um tipo de imagem, porém na realidade é outro. Eles apenas querem lucro.
    Com isso percebemos que as indústrias não se preocupam com a qualidade do produto que vendem ao consumidor, onde o papel delas deveria de ser o oposto. Deveriam cuidar da qualidade desse produto mesmo que o preço fosse mais caro, porem um produto com uma maior qualidade para o consumidor.

    ResponderExcluir
  15. Renato Milan Canal - 201020993
    Food Inc.
    Pra min esse documentário mostra o preço que o ser humano esta pagando pelo consumo desenfreado de alimentos industrializados. O documentário expõe a indústria de alimentos norte-amaericana e mostra o que foi escondida do consumidor americano, como principalmente a higiêne nos animais que eles matam para fazer tais alimentos, que muita vezes o animal está contaminado e eles o "tornam alimento" mesmo assim, isso com o consentimento das agências reguladoras do governo. E por traz disso soma-se o alto lucro dos empresários e investidores. Eles podem sair ganhando mais o mundo infelizmente sai perdendo

    ResponderExcluir
  16. Hiago Leandro R. de Souza - 201020557

    Food, Inc

    Será que sabemos realmente sobre nossos alimentos adquiridos no supermercado? Como são produzidos? Em que condições foram fabricados? O documentário Food, inc retrata estas e muitas outras questões referente ao mundo dos alimentos industrializados nos Estados Unidos. O mundo das principais marcas de alimentos, que fazem de tudo para dificultar a verdadeira origem de produção de seus produtos. Empresas que visam sempre o lucro, importando apenas com maior produtividade, baixo custo, no menor tempo possível, causando assim conseqüências devastadoras para a saúde dos consumidores. O documentário enfatiza ainda o surto de E.coli, bactéria nocivo à saúde, transmitida através do hambúrguer desta produção. É expresso ainda os criadouros de gado, porco e de frango destas empresas, com todas suas normas e políticas de criação, onde o produtor ou adere as suas exigências ou não tem como produzir.
    Temos que ficar atendo a tudo que ingerimos, preocupando cada vez mais com a procedência dos produtos, garantindo assim uma melhor qualidade em nossa alimentação.

    ResponderExcluir
  17. Gislaine Cristina de Souza - 201020531

    O documentário aborda um ponto de vista de que os alimentos não vêm de fazendas simpáticas, mas de fábricas industriais que priorizam o lucro, e não a saúde humana, utilizando métodos como hormônios e antibióticos para engordar o animal mais rápido. O filme mostra imagens do local onde é feita a criação do gado bovino e suíno e também dos frangos, mostrando como é feita a produção em si e como os funcionários não tem uma qualidade de trabalho, fazendo este de uma forma exaustiva.

    Para a produção do documentário uma fazendo do estado de Maryland, autorizou a filmagem de como é feita a morte dos frangos que são levados ao mercado alimentício, sendo estes engordados mais rápidos por meio de medicamentos introduzidos nas rações e depois foi mostrado como é feito todo o processo até a chegada do alimento ao consumidor.

    O problema maior é que muitas empresas, principalmente as norte-americanas, vem fazendo muito uso desta produção industrializada. E esse uso é um dos maiores agravantes de muitos problemas de saúde e do mundo, que a população vem enfrentando, como a obesidade, o diabetes, a salmonela, a cepas tóxicas da bactéria comum E. coli, e a poluição ambiental.

    Dessa forma o filme exemplifica a produção em massa visando somente o LUCRO das empresas e não a saúde da população e os agravantes que essa produção traz. E esses problemas que estão levando a sociedade cada vez mais capitalista ao individualismo. E somente quem pode mudar isso são os consumidores, mudando sua forma de consumir o produto, pois tem os produtos orgânicos que é uma forma de opção, e passando a mudar seus hábitos alimentícios, assim as empresas também vão ter que mudar sua forma de trabalhar.

    ResponderExcluir
  18. Os documentários abordam dois temas muito importantes, sendo que o primeiro fala sobre grandes indústrias de alimentos dos EUA, que tem como princípio a fabricação de alimentos de forma mais rápida, sendo tudo geneticamente modificado, e levando os trabalhadores a um ritmo exaustivo de trabalho, visando à lucratividade das empresas e a expansão do mercado para todo mundo.
    Devido a essas fábricas fabricarem muito rápido os produtos, acabam produzindo alimentos fora dos padrões de higiene e utilizando muitos conservantes que acabam fazendo mal para a saúde, levando até a morte, saindo dessas fábricas os alimentos que abastecem as redes alimentícias.
    O vídeo nos mostra que se as pessoas quiserem ainda podem optar por alimentos orgânicos que fazem bem para saúde, apesar do preço destes ainda serem bem elevados.

    ResponderExcluir
  19. Marcio Jose Meira da silva 201020558


    Food,ind
    Esse documentário aborda o outro lado da industrialização, varias fabricas dos EUA priorizam o lucro e não a saúde humana, utilizando métodos como hormônios e antibióticos para engordar o animal mais rápido. O documentário mostra onde e feita a criação de gado de bovinos e suínos. Mostrando como e feito a produção e como os funcionários trabalham.
    O principal problema é que as grandes fabricas visão somente o lucro, E esses problemas que estão levando a sociedade cada vez mais capitalista ao individualismo. E somente quem pode mudar isso são os consumidores, mudando sua forma de consumir o produto, pois tem os produtos orgânicos que é uma forma de opção, e passando a mudar seus hábitos alimentícios, assim as empresas também vão ter que mudar sua forma de trabalhar.

    ResponderExcluir
  20. Nome: Michel de Paula Pereira
    Matricula 201020552

    Nação Fast Food
    Nos dias de hoje a maioria da população fazem lanches rápidos, e não se importam com a origem dos alimentos. A vida sedentária a base de comida rápida se tornou um problema de saúde. Os alimentos de origem animal são meios de transmissão de doenças. Nos Estados Unidos uma criança de 2 (dois) anos que se chamava Kevin veio a falecer 16 (dezesseis) dias depois de ingerir um hambúrguer que estava contaminado com uma bactéria.
    As empresas deste segmento de alimentos estão preocupadas em obter lucro acima de lucro, elas adotam um sistema de criação onde um animal para ser abatido rápido tem uma criação diferenciada tendo um retorno mais rápido do que se fosse ao modelo tradicional.
    Com isso a empresa demonstra a sua ganância em obter o lucro não tendo o devido cuidado com o animal, que é submetido a um processo que não pode ser mostrado por ordem das empresas que compram estes animais. Por isso não sabemos o que se passa neste modelo de criação de animais.
    No caso que foi citada acima a mãe de Kevin luta para que seja criada uma lei exigindo mais rigor das autoridades, mas que devidos a pressões ainda não se sabe se esta lei vai entrar em vigor ou não.
    Devido a tudo isso temos que ter o cuidado de exigir alimentos com qualidade para que não aconteça o mesmo com nos que também somos consumidores destes produtos.
    Temos que ter consciência para adotar boas práticas de saúde e levar uma visa SAUDÁVEL.

    ResponderExcluir
  21. Nome:Salete Pereira de Jesus
    Matricula:201005209
    No vídeo sobre o consumo excessivo de produtos industrializados, nota-se a falta de escrúpulo das grandes empresas em querer ter sempre maior lucro em detrimento da saúde e qualidade dos produtos, tanto com relação as condições de trabalho de seus funcionários, quanto do consumidor final.



    Uma alimentação inadequada desde a infância com consumo excessivo de alimentos refinados e/ou industrializados juntamente com o sedentarismo contribuem para o surgimento de uma série de doenças, tais como: diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras.


    Além disso tem a falta de higiene desde a produção, em especial o citado no filme que são as carnes.


    Acho que tem de haver um equilibrio, pois só de produtos orgânicos o mundo não sobreviveria, afinal somos 7 bilhões no planeta, não há como se produzir antos alimentos em tão grande quantidade. E os governos terem uma política de fiscalização melhor nessas grandes industrias.

    ResponderExcluir
  22. Rodrigo da Silva Naves
    Matricula:201020529

    Alimentos S.A

    Na busca por novos caminhos que possam suprir as necessidades humanas. O homem desenvolveu uma gama de processos que o ajudasse a compensar os antigos modos de produção, a industrialização foi o modo mas evidente neste contexo. No início esta estraordinária forma de produção foi aparentemente aceita devido a grande procura das pessoas em tornar mais fácil a sua vida, mas com passar do tempo uma serie de problemas foram aparecendo. O video alimentos S.A evidecia claramente este problema, trazendo a tona toda história por trás de dessa relação.
    Os problemas mas evidentes seriam em relação a nossa saúde, que hoje se torna cada vez mas comprometida justamente por causa de uma alimentação quase que totalmente industralizada, na busca para entender o que pode ser feito em relação a este problema devemos focar a com podemos reparar esses erros. Hoje quase que totalmente somos dependentes desses alimentos, somos influeciados a todo momento pelos comerciais e outros anuncios feitos execlusivamente para nos empressionar.
    Devemos procurar uma solução mas viável diante desse problema, dar um basta a o cosumo exagerado desses alimentos que so trazem doenças como câncer de estomago, prostata e etc... . Claro que não é fácil, já que muitas das industrias de alimentos têm apoio de alguns politicos envolvido. Hoje os alimentos orgânicos estão cada vez mas presentes em nosso vida e devemos acrescentalos a nossa dieta porque seriam uma forma de diminuir o número de doenças.

    ResponderExcluir
  23. Food Inc / Aluna Renata Maria Magalhaes da Silva - 201020513
    O 1º vídeo aborda como é o funcionamento das indústrias alimentícias, em especial nos EUA, desde a produção dos alimentos até os mesmos chegarem nas prateleiras dos supermercados para serem consumidos.
    Neste documentário podemos perceber que as grandes empresas de alimentos em geral visam apenas o LUCRO, onde fazem de tudo para poderem aumentar seu faturamento final.Utilizam-se de métodos mais rápidos de produção, ou seja, lançam mão de vários tipos de conservantes, que no final modificam geneticamente os produtos, produzindo os mesmos sem qualquer controle de higiene ou qualidade, além de levar seus funcionários a um ritmo de trabalho exessivo.O vídeo nos faz abrir os olhos para a qualidade dos alimentos que consumimos diariamente e as formas como chegam a mesa do consumidor, e assim ns faz pensar que podemos mudar esta situação optando por alimentos orgânicos.

    ResponderExcluir
  24. Nome: Márcia A. Alves Santos

    10 coisas que você precisa saber sobre perder peso

    O vídeo aborda o tema dieta de uma maneira diferenciada, ele mostra que é possivel obter um corpo dos “sonhos” fazendo uso de dietas saudáveis que não prejudicam a saúde. Atitudes como: dormir bem, comer equilibrando os alimentos e exercícios físicos possibilitam uma boa qualidade de vida. Existem pessoas que para se manter no padrão corporal tido como perfeito pela sociedade fazem uso de dietas mirabolantes que podem ser prejudiciais à saúde. Respeitar os limites do corpo e a si mesmo é uma maneira de dar o primeiro passo em busca de uma qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  25. diego ramires 201020537

    O filme nos mostra uma realidade na qual não estamos habituados a procurar: A real origem dos alimentos e sua procedência.
    Nós como futuros formandos da área da educação física devemos nos informar sobre muitos detalhes que envolvem tais problemas e suas consequências para a saúde humana.
    Nossa forma correta de agir seria buscar respostas e um melhor aproveitamento das informações que giram sobre esse tema, para melhor orientar desde crianças até a pessoas com problemas de saúde.

    O segundo filme nos mostra um dos grandes problemas atuais, ou seja, a busca pelo corpo ideal. Mas, todavia, muitas pessoas utilizam de métodos errados para buscar determinados objetivos, e o filme nos apresenta medidas a serem tomadas para conseguir tal feito.
    Nosso corpo apresenta muitas modificações para buscar a sobrevivência e tais atributos aparentam serem muito desastrosos do ponto de vista da estética, mas não devemos negar aquilo que somos, e é nesse contexto que se insere o profissional da Educação Física.

    ResponderExcluir
  26. Lucas Martins | Matrícula: 201020556

    FOOD, INC
    O documentário Food Inc apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. Na maioria das vezes pensamos que a origem do que estamos ingerindo é confiável, mais para a alta produção, as fazendas acabam usando produtos que são altamente prejudiciais a saúde das pessoas que as consome. O filme mostra locais onde é feita a criação de gados suínos, de frangos, e de gados bovinos, evidenciando as falhas na criação desses animais, o que acarreta mais problemas futuros referentes a carne deste animal. Na produção, os funcionários na maioria das vezes não estão preparados para realizar esse tipo de atividade, e também na possuem equipamentos e higiene necessária para a execução do trabalho. Isso nos mostra que nós consumidores devemos nos preocupar com o que estamos consumindo, mesmo que isso as vezes seja muito complicado. É sempre bom procuramos referencias de produtos mais comercializados, métodos de produção pra esses produtos, para que possamos diminuir os riscos que a indústria de alimentos oferece a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  27. Luiz Saraiva 201020516

    Comentário Food,Inc.
    O documentário Food Inc. mostra um pedaço da realidade que esta por trás dos alimentos industriais de grandes empresas capitalistas comercializados por nós onde dá pra ver a crueldade com que os animais de abate são criados, muitas vezes com hormônios de crescimento e antibióticos que dão à esses animais um propósito de serem engordados e mortos. Além disso o filme mostra a baixa qualidade desses alimentos que entram em nossa mesa, seus malefícios à saúde e que se forem comparados aos alimentos corretamente produzidos os alimentos modificados podem chegar as prateleiras pela metade do preço, valor que deixa os alimentos saudáveis fora da competição e inacessíveis a boa parte da população que só pode escolher pelo mais barato. Concluindo é um documentário que abre a visão de nós consumidores e mostra que essas empresas estão dispostas a ir mais além por causa de seus lucros.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.