sábado, 4 de dezembro de 2010

Idade Moderna - Análise

Os séculos XV e XVI marcam o começo de um período histórico chamado Idade Moderna, que se estende até o final do século XVIII. Três grandes acontecimentos se destacam nesse período: a Expansão Marítima, o Renascimento e a Reforma.
Esses acontecimentos alteraram profundamente a política, a economia, a sociedade e a cultura. Em conseqüência disso, as pessoas passaram a adotar modos de vida bem diferentes daqueles dos homens que viveram na Idade Média.
Os séculos XV a XVI, foi marcado pelas Grandes Navegações. Alguns países europeus descobriram novas terras,povos e produtos, ampliaram sua riqueza e seu poder. Os dois países que mais se destacaram nesses descobrimentos foram Portugal e Espanha. As descobertas de novas rotas marítimas e novas terras, abriram caminho para as comunicações com todo do mundo.
O Renascimento cultural, firmava novos valores e princípios, contestando os valores medievais-feudais.
Na religião, a Reforma Protestante, marcou o processo de decadência da Igreja, a principal representante da ordem feudal, adequando a religião aos Tempos Modernos.
Na política, a formação das monarquias nacionais iniciada durante a Baixa Idade Média, submetendo a nobreza e a Igreja, consolidou-se na Idade Moderna, com o surgimento dos Estados Absolutos.
A Idade Moderna foi assim, o período de desmontagem progressiva do que ainda restava do feudalismo e de edificação gradual da nova ordem capitalista.


GERMINAL – O FILME



O filme retrata a realidade sócio-política do final do século XIX e início do século XX na Europa, mas especificamente na França. Retrata a vida diária de um trabalhador nas minas de carvão e as precariedades em que viviam. Além de ser muito difícil conseguir emprego, os que são empregados têm um salário baixo que mal dá para sobreviver e sustentar a família que geralmente é enorme.
O trabalho é pesado e os riscos são grandes. Nas minas ocorrem desabamentos, além dos riscos de explosões devido a circulação de gases em certos lugares da mina. E quando os trabalhadores escoram mal, são multados, com descontos nos salários que são pagos quinzenalmente.
"Germinal" refere-se ao processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões.
Inseridos na escuridão das minas de carvão, sujos, cumprindo jornadas de 14, 15 ou 16 horas, recebendo salários baixíssimos e tendo que ver suas famílias todas se encaminharem para o mesmo tipo de trabalho e em péssimas condições, pouco resta aos trabalhadores senão a luta contra aqueles que os oprimem.
A situação fica complicada quando a empresa ameaça demitir os grevistas e colocar operários belgas em seu lugar.Acuados pela fome, diante da real possibilidade de não terem mais com o que trabalhar, a greve perde força e a mina é reaberta com uma pequena melhoria salarial, porém as condições de trabalho continuam precárias.

“A velha sociedade já não existirá.
Nascerá um mundo novo, mas não desaparecerão as desigualdades.
Continuará a haver pessoas mais inteligentes que outras, que viverão à custa dos fracos. Isto não tem solução."
[Fala de uma das cenas do filme "Germinal"]

TRAILLER DO FILME "GERMINAL"

Referências Bibliográficas:
Grupo: Ariane Paiva Silveira, Aryanne Andrade, Bárbara Valentim, Débora Coutinho, Gustavo Garcia, Lúcio Flávio e Poliana Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.