sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Idade Contemporânea - Análises


A Revolução Francesa (1789 – 1799), é o marco que dá início à Idade Contemporânea. O conjunto de acontecimentos e idéias que compuseram a Revolução Francesa se fazem presentes na nossa sociedade e são responsáveis pelo caráter contestador, que se evidenciou no século XX, mas é característica marcante de toda a idade contemporânea, tanto filosoficamente quanto cientificamente. O ceticismo é uma das idéias iluministas que motivaram a revolução francesa, e que influenciam em maior ou menos grau a maioria da intelectualidade de toda a Idade Contemporânea. Os questionamentos atuais, principalmente no âmbito filosófico, envolvem argumentos ao redor de qual marco poderá ter impacto suficiente para dar fim à idade contemporânea e inicio a uma nova idade, e também de qual será o papel que a própria filosofia tem e continuará tendo nesta realidade que se renova todos os dias. Já em meados do século XX, o filósofo francês Claude Levi-Strauss, em 1998, quando questionado se a filosofia continuaria tendo um papel nessa nova realidade, respondeu que isso apenas seria possível se ela se baseasse no atual estado de conhecimento e realização científicos, pois, segundo ele, a ciência ampliou e transformou nossa visão de mundo, além de revolucionar a forma como opera o intelecto, querendo dizer com isso que uma filosofia que não respeite essa nova forma de pensar e de interagir com as informações que bombardeiam nosso cotidiano, estaria fadada ao fracasso.
Também inaugurou-se na idade contemporânea o que diversos autores chamariam de “Culto ao Corpo”, que é característica exclusiva das sociedades contemporâneas.

O Filme Matrix
Do ponto de vista filosófico, Matrix reflete, de maneira contemporâneas, as idéias contidas no mito da caverna, que é uma alegoria usada por Platão há aproximadamente 300 anos a.C. para explicar sua teoria que compara as pessoas, a indivíduos imaginários presos ao fundo de uma caverna, aos quais lhes era dado ver apenas as sombras, produzidas por uma fogueira na parede do fundo desta caverna, acreditando, geração após geração, ser, essas sombras e espectros, a realidade. No filme Matrix, os humanos são neuralmente adormecidos por máquinas de inteligência artificial, e cultivados com o objetivo de obtenção de energia. Vivem num mundo criado por essas máquinas, ao qual se denomina Matrix, acreditando ser essa a realidade, quando na verdade estão apenas olhando as sombras ao fundo da caverna a que Platão se referia. Nem a “matrix” nem a “caverna” existem, mas estamos todos presos a um padrão de pensamento que nos torna alienados. Nós somos responsáveis pela criação de verdades absolutas, às quais nos agarramos sem maiores reflexões para não ter que lidar com o “abismo da incerteza”. Talvez dos mecanismos que criamos para fugir deste “abismo”, o mais discutido, desde a criação da psicanálise por Freud, seja a religião.
Do ponto de vista corporal, Matrix representa a tendência apresentada por nossas sociedades de, cada vez mais, negar o corpo natural, com suas fragilidades e imperfeições e “corrigi-las” por meio da tecnologia, seja por motivo de saúde ou por motivo estético. Se na Idade Média o corpo era visto como objeto de vergonha, que devia ser escondido e punido, agora, na idade contemporânea, essa negação se dá de uma forma camuflada, com a implantação de próteses e demais recursos, para corresponder à ditadura da valorização do corpo com aparência saudável e livre de imperfeições. As redes sociais também podem ser citadas como instrumentos em que se permite ao indivíduo criar perfis nos quais poderá ser quem quiser, novamente, negando a sua própria natureza.

REFERÊNCIAS

PLATÃO.
A república. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2005.

HOBSBAWM, Eric
Era dos extremos: o breve século XX - 1914 - 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PETTA, N. L., et all
História: Uma abordagem integrada. São Paulo: Ed. Moderna; Vol. Único - primeira edição, 2005.

Warner Bros - Matrix; Andy Wachowski e Larry Wachowski, 1999.


VÍDEOS

Matrix - primeira parte:

http://www.youtube.com/watch?v=sG8okE6QKQQ

Matrix - segunda parte:

http://www.youtube.com/watch?v=hD5FZhnu7E0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.