Universidade Federal de
Lavras
Estudos
Socioculturais da Educação Física, Esporte e Lazer
Nome:
Andreolle Augusto dos Santos
Resenha:
Esporte de Rendimento e Esporte na
Escola, Marco Paulo Stigger & Hugo Lovisolo (orgs.)
O
livro Esporte de Rendimento e Esporte na Escola de 217 páginas, foi lançado em janeiro
de 2009 pela editora Autores Associados. O livro é um debate estimulado pela
revista Movimento, que ao longo de sua atividade sempre deu atenção a artigos
de pesquisas e ensaios dos quais o tema estava sempre interligado com problemas
da educação física na escola, tal como nesse caso, para o debate sobre o
esporte de rendimento e o esporte na escola, convidaram os colegas: Hugo
Lovisolo graduado em Sociologia pela Univerdad de Buenos Aires em 1969,
mestrado 1982 e doutorado 1987 em Antropologia Social pela UFRJ e pós doutorado
em Ciências dos Esportes pela Universidade do Porto/Portugal; Marco Paulo
Stigger graduado em Licenciatura plena em Educação Física pela UFRGS 1977,
mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho 1992 e doutorado em
Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto/Portugal
2000; Valter Bracht doutorado pela Universität Oldenburg/Alemanha 1990, Elenor
Kunz doutorado no Instituto de Ciências do Esporte da Universitat
Hannover/Alemanha 1987, Celi Taffarel doutorado em Educação pela UNICAMP
1993 e pós doutorado pela Universitat Oldenburg/Alemanha 1999; Adroaldo Gaya
doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto/Portugal 1994;
e Alexandre Fernandez Vaz doutor em Ciências Humanas e Sociais pela
Universidade de Hannover 2002.
O
livro se divide em duas partes, na primeira parte traz o artigo original na
íntegra publicado pela revista entre os anos de 2000 e 2001 enquanto na segunda
uma nova e curta reflexão e atualização apresentada pelos autores, para a
discussão do tema considerado polêmico os autores Bracht, Kunz, Gaya, Taffarel,
Stigger e Vaz foram invitados a escreverem artigos expressando seu modo de
pensar sobre o pressuposto tema, enquanto Lovisolo foi invitado a fazer uma
mediação no debate proposto pela revista.
Os
autores tratam no livro da discussão de como o esporte pode ser trabalhado na
escola de forma educadora e inclusiva, visto que a educação física na escola
atualmente está ligada diretamente ao esporte de rendimento voltado a
competição, o que traz vários problemas para o desenvolvimento escolar dos
alunos e que embora exista nas outras disciplinas escolares também a
competição, seleção e modos de exclusão não aparece de forma escancarada como
na educação física. Na medida que na escola foi havendo a substituição da
ginástica tradicional e competição foi ganhando maior espaço de destaque, mais
ainda quando se tornou uma das principais armas do capitalismo, pois nenhum
outro evento cultural tem tanta visão quanto o fenômeno do esporte, empresas
passaram a explorar esse negócio, atletas viraram super-heróis o que acaba
tirando a criatividade dos alunos, fazendo uma mecanização do esporte, que só
visa o resultado final. O livro se destina aos atuais e futuros profissionais
da área da educação física escolar e também para educadores de outras
disciplinas escolares.
O
texto é de imensa importância para a educação física, pois influencia diretamente
na área de atuação dos nossos profissionais e ajudam a refletir como estão
trabalhando o esporte no conteúdo no cotidiano escolar. A obra nos presenteia
com bons debates, mas também algumas contradições e conflitos entre os autores,
mas que nos faz abrir a mente para novas ideias e pensamentos. Visto que os
autores apresentam sobre o tema, chego a uma conclusão que o esporte é de suma
importância para o desenvolvimento sociocultural do sujeito, conhecimento do
seu corpo e seus limites e dos outros também, mas se trabalhado e desenvolvida
da maneira correta, não visando somente rendimento, vitórias, deve haver um
cuidado em como o esporte está sendo desenvolvido no ensino escolar, será que
estamos reproduzindo somente os movimentos expostos nas famosas competições e
sendo assim limitando o sujeito a aquelas práticas e somente isso, assim valorizando
a lógica capitalista ou estamos desenvolvendo esse fenômeno visando o prazer,
saúde, inclusão, convivência. Mas também devemos nos atentar pois cada vez
menos estamos tendo espaços para a sua prática e a escola muitas das vezes se
torna o único local para a prática esportiva, pois privatizam os locais de
prática, cada vez é maior o número de clubes e menor o de praças, quadras
públicas e escolas cada vez piores pois muitas não têm nem se quer o mínimo
necessário para o desenvolvimento de atividades físicas pois o dinheiro
destinado a essa área acaba se dando fim a outra e devemos reivindicar para
essa mudança, para que possamos com o esporte promover a formação de cada vez
mais pessoas criativas, com liberdade de pensamento e expressão, que possam
confrontar cada vez mais com o pensamento da sociedade atual.
O aluno Andreolle teve um ótimo domínio sobre o assunto, não houve pontos negativos, a apresentação em si foi ótima, uma linguagem, houve muita participação dos alunos pois o assunto foi bem discutido,o conteúdo foi adequado ao tempo.Nota 9,5
ResponderExcluirA apresentação de Andreolle foi muito boa, tendo domínio sobre a leitura feita e boa transmissão para os alunos.Teve coerência e lógica na obra apresentada e vocabulário correto. Senti que faltou um pouco de postura condizente com a sua formação profissional, houve debate e participação da turma, estando dentro do tempo condizente. Parabéns pela apresentação do conteúdo, nota 9.
ResponderExcluirA objetividade foi o ponto mais forte, pois muitos se perdem deixando para trás vários detalhes, o que não aconteceu com Andreolle. Tirando o fato do nervosismo de apresentar o tema de seu livro para tantos colegas de classe, foi muito bem.
ResponderExcluirNOTA: 10 meu jovem, mandou bem!
Explicou o livro de forma direta, fácil e proporcionou um bom debate em aula. Nota 9
ResponderExcluirUm bom livro com um tema que proporcionou um debate produtivo, assunto bem abordado na apresentação e bom domínio sobre o tema.
ResponderExcluirnota 9,5
Ótima apresentação, teve domínio da leitura e do tema, usou ótimos argumentos, trazendo um debate produtivo, me proporcionando novas reflexões para área da educação física. NOTA: 10
ResponderExcluirUma boa apresentação do aluno, possuiu um grande domínio do assunto em questão, atribuiu uma linguagem direta e objetiva, para o entendimento de todos. Houve participação da classe e um questões devidamente respondidas pelo aluno. Parabéns, nota 9!
ResponderExcluirOtima apresentação, demonstrou segurança e clareza ao dissertar o tema, nota 9 .
ResponderExcluirAchei uma excelente apresentação do livro,linguagem clara,alto rendimento em escola e um tema excelente a ser estudado,um vocabulário muito bom, dentro do tempo estabelecido e com bastante participação dos colegas, nota 9,7!
ResponderExcluirÓtima apresentação, é um bom tema para discussão, ótimo vocabulário e demonstrou segurança e clareza na apresentação, teve uma pequena falta de postura profissional, por isso nota 9.
ResponderExcluirÓtima apresentação, o aluno demonstrou domínio sobre o assunto tratado no livro, houve uma grande participação da turma durante seu seminário. Manteve uma boa postura e usou um vocabulário correto. 9,5.
ResponderExcluirAndreolle apresenta o tema muito bem e demonstra domínio sobre ele. Mostra a estrutura da obra e cita suas divisão de acordo com seus artigos e discussões. Entre as questões apontadas, podemos compreender a mecanização do esporte, onde moldam as crianças sem que tenham a possibilidade de criação, fator importante para o seu desenvolvimento.
ResponderExcluirNesse contexto trata-se do Esporte de alto rendimento em escolas, que causa lesões e consequências no desenvolvimento de uma criança. Assim, mais uma vez reforça-se a importância das brincadeiras lúdicas.
Andreolle expõe o assunto de forma simples e lógica. Durante a apresentação soube colocar suas opiniões, fato que contribui para a compreensão. Merece nota 10.
Foi uma boa apresentação, sem pontos negativos, mostrando domínio em seus ideais e compreensão sobre a leitura, o vocabulário foi apropriado a formalidade da apresentação, a postura do aluno foi condizente com um nível profissional acerca do tema, transmitindo com clareza o conhecimento adquirido, houve atenção e participação de todos no debate, o tempo limite foi observado e respeitado, nota 9,2 devida a pequenos ajustes que poderiam ser feitos para melhorar o nível da apresentação, mas , o nível atingido foi satisfatório.
ResponderExcluirAndreolle soube explicar o livro de forma clara e objetiva, mostrando que ainda hoje o esporte de alto rendimento é o que persiste nas escolas, causando vários tipos de consequências para as crianças, o que só comprova que o esporte lúdico deve ser introduzido nas escolas. Ele mostrou domínio e entendimento sobre o conteúdo, tanto que ao longo da apresentação colocou seus pontos de vistas a respeito do tema. Merece nota 10
ResponderExcluiro aluno Andreolle apresentou o livro de forma objetiva, focando nos principais assuntos abordados no livro, sendo assim foi uma apresentação curta dando espaços para que os demais alunos da classe participassem com perguntas que iriam esclarecer ainda mais sobre o livro. Ele não passou nervosismo durante a apresentação, sendo assim considero que houve um bom domínio sobre o livro. Sua postura também foi condizente, utilizando um vocabulário correto. Minha nota é 9.7
ResponderExcluirO Aluno apresentou a obra de forma clara e objetiva, mostrando amplo domínio sobre o tema e gerando um posterior debate. Nota 9,5.
ResponderExcluir