Resumo do capítulo 5 – Corpo e História de Carmen Lúcia
É
a história das imagens que foram criadas especificamente para representar a
ação mergulhada em águas luz e som ela encerram o drama olímpico em profunda
sensação de realização no sentido de compreender a essência das coisas visual.
Os
atletas representam as virtudes da beleza do corpo, da competição, da afirmação
e da vontade de suas nações. Representam em si, as virtudes que cada cidadão
deve cultuar para vencer e sobreviver sob a política de seu país.
Stefânia
Tavares
Leni Reifenstahl
produziu o filme Olympia entre 1936 e 1938 a pedido de Hitler. O filme revela
imagens do movimento real.
Hoje em
dia os espetáculos são transmitidos em televisão no mundo todo, um exemplo são
as Olimpiadas, ela tem a cerimonia de abertura e encerramento, mas a sua
preparação sempre está em andamento.
Viviane
Campos Oliveira
Para
filmar a introdução do filme a diretora Leni Riefenstahl decidiu enviar uma
equipe à Grécia, para utilizar o local original das olimpíadas com cenário. Ao
chegar à Grécia Leni percebeu que toda a beleza da mitologia grega se perdeu
com o tempo, a sua perfeição sendo uma mera ilusão criada pela historia.
Decepcionada
Leni decidiu recriar a cerimônia original, utilizando locais que ainda mantinham
a concepção de beleza grega que a diretora queria como o estádio de Delfos, e
até mesmo um jovem que apenas se encontrava no local na hora certa. Até mesmo a
própria diretora participa da gravação como uma das mulheres que dançam
enquanto atletas fazem poses conhecidas da arte grega. Outra curiosidade é que
o campeão alemão de decátlon, Huber foi o ato a representar o Discóbolo de
Miron.
Fernando
Batagini Maia Arantes
O
filme é construído em três princípios: Competição (potência e força de
vontade); Beleza (corpo esculturado pelo esporte); e Olympia (beleza interior e
harmonia do filme). Tudo feito de forma a prender o espectador e passar a idéia
de perfeição e beleza suprema. A luta entre as nações vem em busca de um corpo
perfeito, esculpido pelo esporte. Perde-se a imagem de estátua para uma de
carne e osso. O filme deixa livre para cada um interpretar o que vê. Passa a
representar popularmente um conjunto de perfeição, harmonia e beleza. Um rapaz
de aproximadamente 18 anos (filho de imigrantes russos, pele branca, cabelo negro e muito
fotogênico) se encontrava sentado debaixo de uma árvore foi chamado para fazer
parte das cenas e ganhou roupas adequadas. Ele não só interpretou como mostrou
melhores formas de interpretar.
Maíra
Spínola Horst
Ritual
da imagem e do som era um cerimonial onde eram transmitidas imagens e sons que
relatavam a história das olimpíadas, trazendo a beleza corporal da época para o
espectador. As imagens eram trabalhadas de forma a transmitir a melhor
expressividade dos atletas para chegar mais próximo do real possível e envolvidas
pelos sons que buscavam dar mais intensidade. Tudo trazia ao espectador uma
beleza inigualável e sem imperfeições.
Karoline
Faustino Alves
Os
gregos nos jogos Olímpicos tinham em mente que um belo corpo era mais
importante que uma mente brilhante, mas não descartavam a inteligência. A
estátua de Discóbolo de Miron representava um atleta forte do Pentatlo, em uma
das provas dessa modalidade que é o disco, a estátua representava o movimento
do corpo humano em ação e, também, é o símbolo da Educação Física. O Lema
Olímpico: Citius, altius, fortius = o mais rápido, o mais alto, o mais forte.
Este Lema Olímpico representado pela triologia correr, saltar e arremessar, foi
criado por um padre chamado Dére Didom em 1896 para desenvolver habilidades
físicas e criar competições.
Janine
Maria Realino Souza
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