quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mauro Betti

https://www.youtube.com/watch?v=wsVd1IJMeMY
https://www.youtube.com/watch?v=tQ3d8hI5TJw

Estes dois links acima são sobre duas palestras de Mauro Betti, a primeira ele fala de varios assuntos relacionados a academia, falta de estrutura principalmente nas grandes cidades do Brasil para a pratica de esportes, ele levanta a questão o porque de o Brasil não tem um desempenho melhor nas Olimpíadas, a Educação Física na midia. O segundo ele traz o assunto Educação Física e Semiótica.
No primeiro ele cita um exemplo que com o avanço da tecnologia e medícina em um futuro proxímo poderiamos ter uma pílula que não nos deixa engordar ou fazer ganhar massa muscular, com a facilidade dessa pílula as pessoas ainda teriam interesse de estar frequentando uma academia? O que podemos fazer para tornar a pratica de exercícos mais interessantes? São duas questões que ele nos da para pensarmos e no que se pode melhorar. Os professores que são muito bons em analizar cada atleta individualmente sabe que tem aquele aluno que vai pra academia apenas para relaxar e deixar as preocupações de casa e do trabalho de lado pelo menos naquele momento, e não se importa em perder peso e sim em ter aquele momento de distrção.Pode ter um aluno que já preocupa com a questão estética e com a saúde, pode ter o que quer apenas praticar exercícios para não ficar na vida de ''sedentário'', entre outros varios tipos de aluno, mais esses bons professores infelizmente estão em uma grande minoria, ter bons professorens já seria um ponto inicial para melhorarmos o sistema dentro das academias. Um número importante para mostras como um bom número de pessoas não tem interesse em academia é que 60% das pessoas que entram desistem após 3 meses de treinamento.
As ruas principalmente das grandes cidades brasileiras poderiam ser a solução de uma menor poluição e um menor número de automoveis trafegando, trocando estes por bicicletas, mais como podemos fazer isso se não há espassos para pedalar pela cidade tranquilamente? Mesmo se a pessoa quiser pedalar fora da cidade como ele vai levar sua bike sem correr perigo de vida ? talvez com carro e suporte, mais quem não tem isso como fica na História?
Os dois esportes Olimpicos que mais premiam os atletas com medalhas são natação e atletismo, e estes dois  esportes não estam inseridos na grande maioria das escola do nosso Brasil, talvez implantalos pode ser um começo de melhorar nosso desempenho nas olimpíadas, mais não adianta ter pista de atletismos e piscinas nas escolas se não tivermos professores preparados para dar aula e alunos interessados. Tudo é um conjunto e para funcionar tem que haver participação de todos.
A Educação Física é lembrada na mídia apenas antes de grandes jogos como Copa do Mundo, jogos Panamericanos, Olimpíadas... E o consumo de esportes esta ficando cada vez mais restrito a assistir os jogos e não praticalos.
A semíotica esta ligada diretamente nas expressões dos atletas, como por exemplo raiva, tristeza, cansaço, alegria, gestos também fazer parte  da semíotica tudo isso são simbolos e signos, Mauro Betti mostra inclusive no segundo video uma imagem de Rafael Nadal que na foto pediu a opinião de quem acompanhava a palestra para dizer o que viam na imagem, um disse que via tristeza na foto, outro disse decepção, outra pessoa disse cansaço, cada um via a foto de um modo diferente mais todos viam a mesma foto, esse fenomeno faz parte da cultura e semíotica de cada pessoa.
Assistam as duas palestras e se possivel também deixe seu comentário, achei muito interessante e me fez ver varios assuntos de uma forma que nunca tinha visto. Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.