sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pesquisa de Campo em Perdões


Entrevista com o Secretário de Esporte da Cidade de Perdões



Slide sobre a Cidade de Perdões





Micaela, Letícia Castro, Emerson José, Larissa Cristina, Gabriela Martins, Kellyson

domingo, 25 de maio de 2014

Pesquisa de Campo na Cidade de Itutinga

PESQUISA DE CAMPO: ESPAÇOS DE LAZER NA CIDADE DE
ITUTINGA/MG
Por: CARLOS DIEGO RODRIGUES; DANIELLE LIMA; MÁRCIO BAMBERG ; THAÍS YUMI TAKENAKA

A cidade de Itutinga é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, à 261km de Belo Horizonte (capital do Estado), localizado no Campo das Vertentes, no sul de Minas Gerais e faz limite com Ibituruna, Itumirim, Ingaí, Luminárias, Carrancas e Nazareno. “Itutinga” é um terno de origem tupi, que tem a junção dos termos ytu (“cachoeira”) e Ting (“branco”), logo, significa “cachoeira branca”. Itutinga apresenta, segundo o Censo IBGE de 2010, 3.913 habitantes, contando com uma área de município de 372,508km2.

Fonte: Google Imagens

            O Rio Grande e o Rio Capivari banham o município, que possui duas usinas hidrelétricas instaladas, a Usina Hidrelétrica de Itutinga e a Usina Hidrelétrica de Camargos, contando também, com diversas cachoeiras e corredeiras formada por ribeirões e riachos, já que a região é montanhosa.
            Como principal atrativo, Itutinga apresenta o conjunto formados pelas Usinas Hidrelétricas, sendo que em alguns trechos dos rios, o nível das águas permite a prática da canoagem e passeios de barco, passeios à cachoeiras (mais conhecidas: Cachoeira do Raulino e a Cachoeira das Andorinhas) e fazendas.
                                                                                
                                            Cachoeira do Raulino

                                          Cachoeira das Andorinhas
      
                                   Fonte: www.itutinga.tur.br
            Na cidade existe o Paulo Gaia, responsável pelo ecoturismo na cidade, com praticas particulares, sem vínculo com a prefeitura. Ele realiza trilhas ecológicas, rapel, passeios em cachoeiras, passeios de caiaque, cascading voo livre e haffiting.

  Fonte: www.itutinga.tur.br





            No condomínio dos funcionários da cemig, existe um local chamado Prainha Camping Itutinga, também sem vínculo com a prefeitura, aberta de quinta-feira à segunda-feira de 08:00 às 17:00, que tem uma estrutura para a prática de futebol, volei e atividades na represa para a população de Itutinga e região.
    


            Em Itutinga, existem diversos locais para atendimento à população no quesito esporte, lazer e reabilitação. O Bem Viver, localizado na Rua Gabriel Leite, s/n, é um local que atende crianças e jovens com atividades ludicas, ginástica laboral, alongamentos, oficinas terapeuticas como forma de melhorar a convivencia e socialização e qualidade de vida de crianças e jovens. Nele existem psicólogos responsáveis pelas práticas e não possui educador físico.
    


No CRAAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizados na Rua Três de Junho, s/n, oferece atividades para indivíduos de 0-17 anos e acima de 60 anos; crianças acima de 4 anos são trabalhadas atividades lúdicas e recreativas que acontecem uma vez por semana; idosos são atendidos visando saúde e são incluídas caminhadas periódicas para os mesmos. Neste local, os programas não têm continuidade pelo pouco incentivo da Prefeitura e pela dificuldade de transporte para as pessoas que residem na zona rural.
A Associação Cultural Padre Bernardo localizado na Rua Lavras, nº57, foi fundada em 2008, apresenta uma população com uma idade entre 03 anos e 85 anos, contando com atividades musicais (piano, flauta, violão, violino, percussão, canto), dança (hip hop e dança de salão), ginástica, teatro e pintura de tela e tecidos. Nele, as atividades são oferecidas para ambos os gêneros e deficientes físicos, com atividades dentro do local, na cidade, na praça etc.
    

   
            Existem duas quadras (Quadra Poliesportiva Coberta e o Ginásio Poliesportivo Prudente Leite de Carvalho) e uma praça destinados à prática de esporte e lazer. Nelas, ocorrem diversas práticas esportivas gratuitas à população. Na Praça Presidente Cota e Silva ocorrem atividades de lazer, apresentações musicais, de dança e festivais locais. Na Quadra Poliesportiva Coberta, ocorrem práticas esportivas das escolas existentes na cidade, com uma sala para a realização de artesanatos, uma quadra de volei de areia, um parquinho infantil, uma academia ao ar livre e a quadra coberta.

Praça Presidente Cota






Quadra Poliesportiva Coberta
           
            Local designado à pratica esportiva de toda a população de Itutinga, o Ginásio Poliesportivo Prudente Leite de Carvalho está localizado na Avenida Otávio P. Leite, s/n. Itutinga/MG. CEP: 36390-000. Lá ocorrem diversas praticas esportivas: atletismo, volei, futebol de campo, futsal, ginástica laboral e a própria prática de lazer. Possui fácil acessibilidade e está localizada próximo à pronto atendimento e residências. A população por ela atendida varia entre todas as faixas etárias.











ENTREVISTAS
a)      Entrevista com a graduanda em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras e responsável pela modalidade de atletismo no ginásio Prudente Leite de Carvalho em Itutinga, Aryanne Andrade.

1-      No ginásio Prudente Leite de Carvalho quais são as modalidades esportivas praticadas no local?
No local são praticados vôlei,futsal,futebol , atletismo e existe também o programa de ginástica.
2-      Toda a população de acesso a praticas esportivas, e qual a faixa etária?
 Existem algumas modalidades q começam a partir dos 6 anos, chagando ate os idosos.E população em geral tem total liberdade de usufruir da estrutura do local. O horário de funcionamento é das 7h as 21h30min.
3-      Qual a estrutura física do local?
Contem um campo de grama aberto com iluminação, vestiário e arquibancada para aproximadamente 4000mil pessoas, 1 ginásio poliesportivo com acesso para cadeirantes, iluminação e arquibancada para aproximadamente 1000 ,1 sala de atividades indoor, 2 vestiarios com chuveiro e adaptado para deficiente,uma secretaria e estacionamento para aproximadamente 50 carros.
4-      Os matérias oferecidos pela prefeitura são suficientes para as praticas esportivas?
O vôlei tem maior quantidade de matérias, porem as outras modalidades não tem matérias suficiente para as praticas.
5-      Dos matérias e espaço físico, ocorre a manutenção dos mesmo?
No espaço físico ainda não houve manutenção, porem o local foi construído recentemente, e os matérias alguns precisam de manutenção e reposição.

b)     Entrevista com o praticante João C. R , 17 anos, natural de Itutinga.
1-      As atividades oferecidas pela prefeitura são suficiente para atender a população?
No ginásio Prudente Leite de Carvalho as atividades são suficientes para a população , mas existe alguns problemas com a falta de material.
2-      Qual modalidade você pratica,quanto tempo e qual horário?
Eu pratico futebol de campo desde que começou esse programa no futebol de campo, terça e quinta das 14h as 16h.
3-      Os professores e funcionários são suficientes e bem qualificados?
Os professores são suficientes e qualificados, porém os funcionários algumas vezes são desenformados e insuficientes
4-      Toda a população tem acesso ao ginásio poliesportivo ?
Todas as pessoas podem praticar, porém a prefeitura não oferece transporte para o local. As pessoas que moram longe não conseguem chegar ao campo.

c)      Entrevista com a secretaria de esportes de Itutinga, Janaína Aparecida Raimundo.
1-      Quais as praticas oferecidas pela cidade de Itutinga?
Hoje em dia agente tem o atletismo, o futebol de campo, voleibol e agente vai começar com o futsal,independentemente da faixa etária, podendo chegar ate 50, 60 anos.
2-      Além do futsal há quanto tempo existem essas práticas?
O mais recente é o atletismo, que começou em fevereiro do ano passado, agora o vôlei e o futebol já são de vários mandados e existe a mais de 20 anos.

3-      Quem são os responsáveis por essas atividades?
Na parte do futebol temos uma pessoa que foi jogador , porem não tem o diploma, mas contamos com a experiência dele, mas tem sempre um funcionário da prefeitura tipo a Aryanne , que é estudante em educação física , e o Josinei que já é formado e acompanha as atividades. No vôlei o professor nosso é técnico e tem carteirinha de técnico de vôlei, no atletismo é o Josinei, ele trabalha com agente, ele é formado, formou na UFLA.
4-      Existem outras atividades ligadas ao esporte também? Se existem quais são?
Agente tem o centro cultural que é uma associação que a prefeitura tem um convenio com ela, que oferece aulas de musicas, instrumentos musicais, pintura, dança, para as crianças e adolescentes . No CRAAS existem atividades para os idosos e no conviver para as pessoas especiais e tudo tem de todas as faixas etárias.
5-      Na parte de ecoturismo existe alguma coisa?

Na prefeitura não, porque a secretaria de turismo foi criada ano passado, estamos correndo atrás do ICMS turístico, só que a gente tem um moço que faz um trabalho particular dele, que é o Paulo Gaia, aí tem diversas cachoeiras , agente faz rapel sempre que os turistas procuram ele.
 

Pesquisa de Campo em Luminárias

   
 A cidade de Luminárias foi fundada em 27 de dezembro de 1948, situa-se na região sul de Minas Gerais, com população de 5.422 habitantes (de acordo com o Censo 2010), com área de 500,153 km² e está a 36 km do município de Lavras, recebeu este nome devido às histórias de antigos moradores, que contam que, viam pontos luminosos sobre a serra de luminárias; estes de origem desconhecida.
            As práticas corporais nesta cidade tem uma indentidade marcante, um dos primeiros registros desportivos da cidade foi a Corrida de Cavalos, que era disputada na rua Prefeito Antonio Furtado, conhecida como Rua da Raia, devido a este evento.


            A década de 80 até 90, foi um período muito marcante para o esporte em Luminárias. Vários eventos futebolísticos foram promovidos na cidade durante esta época, que contagiava toda a população local. Neste mesmo período, o Luminárias Esporte Clube, juntamente com a prefeitura municipal, criou uma Escolinha de Futebol onde as crianças recebiam tratamento médico e laboratorial para acompanhamento do estado de saúde, além de viagens turísticas, com alimentação e transporte patrocinados pela Prefeitura. Com exigência de disciplina e matrícula escolar, a escolinha teve excelentes resultados nas competições que participou, onde venceu grandes equipes de forte expressão na região. Quem dirigiu esta Escola de Futebol desde sua fundação até sua desativação, foi , Antonio Vitor Gouvêa Junior com a colaboração de Antonio Teodoro Neto.
Em 28/03/1989, o Município assina convênio com a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo, com colaboração financeira, para construção de um Ginásio Poliesportivo no Município, que hoje, é um dos principais locais disponíves à população da cidade, para atividades corporais.  Iraugurado  no dia 15/07/1992, no mandato do prefeito Hudson Salvador Vilela, não sofreu relevantes mudanças até então. Localiza-se no centro da cidade e atualmente é livre ao público e abriga treinos de vôlei e o projeto “Viva a Vida” realizado com os idosos pelo vereador e educador físico Gabriel Nascimento Tuoto.

A principal praça da cidade, localizada bem ao centro da mesma, a Praça Nossa Senhora do Carmo, é um local de lazer principalmente para as crianças, muito usada pelos professores da Escola Municipal Francisco Diniz , para a recreação dos alunos. Inaugurada em 20/01/1958 no mandado de Salvador Ferreira Dixis, foi totalmente reformada e ampliada em 1998, sob a prefeitura de Hudson Salvador Vilela onde foi acrescida a ela um coreto. Sua condição física é excelente, bem arborizada e há fácil acesso à ela.
A cidade também oferece publicamente, uma academia ao ar livre, construída em 1998, se localiza onde era uma antigo aterro da cidade, e geograficamente está ao lado de uma depressão. Seus equipamentos são novos, devido à sua recente criação e seu público alvo, é principalmente os idosos.
A população procura manter suas tradições, algumas apresentações como a própria “Folia de Reis”, a “Dança da Fita” e a “Dança do Vilão” que ocorrem geralmente na praça central, são atividades marcantes da cultura Luminarense, eventos estes que atrai grande número de visitantes.
Sua renda é provida principalmente da agropecuária, mas o ecoturismo cresce cada vez mais. Luminárias é considerada uma cidade turística e o pricipal foco do município é a promoção do lazer, os destaques são as inúmeras e belíssimas cachoeiras presentes ali. Pelo seu pouco número de habitantes, a cidade oferece boas alternativas de práticas corporais, e com sua sua história no esporte bastante vitoriosa espera-se sempre que os governantes dali, também voltem seus olhos para a educação corporal.

E conseguimos uma entrevista com o Antônio Vitor, conhecido na cidade como "Toinho"; ele é contador, e trabalha na casa de cultura do município. Toinho conta de seu projeto de escrever um livro com toda a história de Luminárias e conta também as dificuldades que ele encontra para a publicação do mesmo.




Equipe: 

Izamara Cristina               28A
Priscila Joquebede             29A
Samuel Silva                     29A
Valquíria Teixeira              29A

Yuri Silva                         28A
Bruno Aquino                   28A
Gabriella Rezende             28A


sábado, 24 de maio de 2014

Pesquisa de Campo na cidade de Bom Sucesso/MG


Pesquisa de Campo

Carrancas
A cidade de Carrancas localiza-se no interior do Estado de Minas Gerais, na mesorregião Campo das Vertentes. O clima em Carrancas é caracterizado como Tropical de Altitude, sendo os verões amenos e úmidos, e os invernos frios e secos. A temperatura média anual é de cerca de 19ºC.
Carrancas está situada em área 50% montanhosas, entre quatro principais serras, responsáveis pelos inúmeros mananciais que abastecem a cabeceira do rio Grande e que ao longo de milhões de anos foram modelando todo o terreno, criando inúmeras grutas, cânions e cachoeiras.
Praça Manoel Moreira
A zona central da cidade conta com a Praça Manoel Moreira, criada em 1720 juntamente com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Foi revitalizada em 1998/2000. Dispõe de um parque de recreação e academia popular. É palco de manifestações populares como Folia de Reis, Congada, Carnaval Antecipado, Paixão de Cristo, Festa de São Sebastião, e Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Utilizada nos dias úteis por idosos, cercando-se por tráfego tranquilo; fica bastante movimentada nos finais de semana e feriados, nos quais turistas e população local fazem uso do espaço. Dentre as atividades ali realizadas estão à socialização, descanso, recreação e prática física/esportiva.

Parque Recreativo
Espaço criado para crianças, com o objetivo de recreação e desenvolvimento de atividades lúdicas. Foi reformado em 2007 e 2013. Nos feriados e finais de semana adquire relativa função ativa sobre vigília adulta.

Academia Popular
Criada no final de 2013 para atender a população afim da prática de atividades físicas. Usada diariamente por idosos que fazem parte de um projeto de reabilitação para a terceira idade, que é conduzido por dois fisioterapeutas.


Bárbara Egídio - 201411135
Christian Andrade - 201410494
Clara Reis - 201410245
Lucas Coimbra - 201410985
Lucas Mariano - 201410501
Turma: 29A


Trabalho de estudos socioculturais


INGAÍ-MG

 Alunos: Andressa Xavier da Silva
                Daniel de Serpa Nascimento
                Diego Vinicius de Souza
                Gabriel de Jesus Cunha
Turma:   29 A


 A cidade de Ingaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, fundada em 30 de dezembro de 1962. 
Seu nome teve origem graças ao nome de uma árvore que de acordo com relatos, era abundante na região.
 Ingaí tem aproximadamente 2700 habitantes, sua densidade é de 8,64 hab./km2. O clima é tropical de altitude e tem uma área de 305,005 km2. Tem como município limítrofes Lavras, Itumirim, Luminárias e Carmo da Cachoeira.
A maior atração turística do município é a festa da fogueira de São João Batista. A festa é realizada dia 23/06, com uma fogueira medindo acima de 30 metros. A cidade possui duas escolas na zona urbana, além de outras na zona rural, porém não estão funcionando atualmente. Toda demanda de alunos da zona rural foi transferida para a zona urbana. As escolas são nomeadas Escola Estadual Ramiro de Souza Andrade e Escola Municipal Cantinho Feliz.Serão analisados basicamente os espaços de lazer: parquinho recreativo, as quadras coberta e fechada, e o campo de futebol. Como pontos turísticos, serão analisados: a Gruta de Nossa Senhora da Piedade, a tradicional festa da fogueira e a praça.
     
 Parque Recreativo
O parque foi construído em 2003 pela prefeita da época,Tereza Angelica de Paiva,é localizado perto da praça central, e próximo a ele há algumas residencias e comércios.O parque atende todas as crianças até aos 12 anos de idade,fica aberto todos os dias das oito da manhã até as cinco horas da tarde.O parque fica pela responsabilidade de um funcionário público que toma conta do parque e também das crianças. O parque está em ótimo estado de conservação ,e não tem nenhum brinquedo com defeito.

Campo, Estádio Municipal Francisco Correa Lima

O estádio foi inaugurado em 08 de julho de 1984, na época do mandato do prefeito Jair Andrade Resende e o vice-prefeito Nelson Oliveira Leite. Em 2010 foi reformado para construir vestiários, que atualmente, por ação de vândalos, não existe mais.
O campo ocupa aproximadamente um quarteirão de um bairro da cidade. É totalmente fechado por muros, tendo um portão para a entrada e saída das pessoas. No local há bastantes árvores ,e por falta de registros, tivemos dificuldades para encontrar as dimensões do campo. O local atende basicamente todas as pessoas que jogam futebol e aos torcedores, pois tem um pequeno espaço destinado para as pessoas se sentarem enquanto assistem aos jogos.: o estádio foi implantado no dia 08 de julho de 1984, em um espaço cedido pela prefeitura. A autoria do projeto é de Jair Andrade Resende.Como analisado, o estádio está em um péssimo estado de conservação, estando totalmente abandonado. É um ambiente ao ar livre com árvores em seu redor. Os equipamentos são básicos e as estruturas improvisadas, como o banco de reservas, onde foi feito uma espécie de cobertura para o sol não atrapalhar os jogadores que lá esperam. Por falta de investimentos e administração, a qualidade e funcionamento do campo são precários. Em relação aos aspectos notáveis, vimos animais de criação, como galinhas e cavalos, ao redor do campo.O uso do campo não é frequente, pois o portão fica fechado e o local realmente parece ter sido abandonado.

Quadra Aberta
A quadra foi inaugurada em 2006 pela prefeita da época Tereza Angélica de Paiva. Não houve reforma.está localizada entre o parque de exposição da cidade e o bairro Cohab. Em relação a caracterização ambiental da área, é quase sem áreas verde. No entanto, existe um projeto que está em andamento e propõe a criação de uma outra praça, perto da quadra, e no fundo da quadra, seria a pastagem de uma fazenda próxima. Por falta de informações, não conseguimos ter conhecimento das dimensões da área e tipologia de equipamentos. O público atendido varia e vai de crianças até idosos.em frente a quadra, existe um gramado, que dispõe de 1 equipamento básico para musculação. como a quadra não é controlada por um funcionário da prefeitura, a população tem acesso livre a qualquer momento do dia.Há atividades desconformes como vandalismo e destruição do patrimônio público da cidade.A quadra aparenta ser bastante utilizada por apresentar desgaste na pintura mas não desconsiderando que esse desgaste pode ter sido por fatores naturais como chuva e sol.

Quadra Fechada (Ginásio Poliesportivo José Pinto de Andrade)
O ginásio foi inaugurado em 19 de dezembro de 1992 pelo prefeito da época Murilo Pinto de Andrade e por seu vice-prefeito Geraldo Magela de Rezende. Foi reformada em 2013 para ter jogos abertos.quadra está localizada no centro da cidade. A quadra atende toda e qualquer faixa etária e lá ocorre jogos/treinamentos de crianças, jovens, adultos.A quadra foi foi implantada no ano de 1992, em um terreno cedido pela prefeitura e reformada no ano de 2013. A quadra em seu estado de conservação está excelente. Sua infraestrutura é de ótima qualidade, tanto interna quanto externa. O projeto foi de autoria do prefeito do ano, Murilo Pinto de Andrade.
A quadra é utilizada diariamente por acontecer treinos de modalidades variadas.A quadra é de uso para todas as idades e classes socioeconômicas para realizar atividades de esporte e lazer.Por ter sido reformada em 2013, a quadra apresenta um excelente estado de conservação. Em relação a algum tipo de guarda patrimonial, a chave da quadra fica com o treinador,que é de sua total responsabilidade.
De acordo com informações da população, a quadra atende às perspectivas de todos, pois acontecem treinos diários e campeonatos.
Praça Central
A praça José Pinto de Andrade foi construída em 1968. Localizada no centro da cidade, em frente da Igreja Matriz. É o maior local com área verde dentro da cidade e é toda rodeada por árvores. É um local arejado e serve para o descanso de qualquer pessoa. Além de arejado, também é um lugar tranquilo e agradável. É utilizado como um local de lazer e/ou descanso. No meio da praça existe um chafariz que é ligado de tempo em tempo (cerca de 5 minutos) e a água que sai do chafariz, é reutilizada, criando um ciclo eco-sustentável.
Gruta de Nossa Senhora da Piedade
A gruta de Nossa Senhora da Piedade foi criada em 20 de janeiro de 1983. Localiza-se no alto de um morro um pouco afastado da cidade. O local encontra-se em ótimo estado de conservação. Uma curiosidade do local é que as pessoas usam esse morro como forma de penitência ao subir rezando.O lugar é muito bonito, com um altar para a realização de missas que acontece em datas comemorativas e de todos os lugares que visitamos, é o único que não sofreu nenhum tipo de vandalismo.
          
           Festa da Fogueira de Ingaí
No dia 20 de outubro de 1931, choveu muito forte em Ingaí e por causa disso, um raio caiu na casa do senhor Severino. Como se não bastasse, atingiu a parede do fundo da igreja, destruindo o altar-mor e um quadro de São Sebastião. Queimou também todo pequeno arquivo da igreja.
Ao passar a chuva, foi rezado um terço em reparação. Mandaram chamar o padre Frederico Bangder que morava em Lavras. O padre celebrou uma missa e pediu a reconstrução da parede. Depois disso, foi feita a promessa de se construir uma fogueira dedicada a São João Batista daquela data em diante, para que livrasse a comunidade de raios, que em outras ocasiões havia matado pessoas.
A primeira fogueira foi construída no dia 23 de junho de 1932 e foi na segunda edição da festa que o senhor Otávio de Junqueira Miranda comprou a imagem de São João Batista para a comunidade. A imagem veio pela estação férrea de Paulo Freitas e foi levada para a casa do senhor Bié, em um lugar denominado Capão das Flores. No dia anterior, o povo foi espera-la na entrada da vila, vindo em procissão até a igreja. A festa de São João Batista é realizada todos os anos entre os dias 14 e 24 de junho (dia dedicado ao santo). A fogueira é queimada na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho, anunciando o nascimento do glorioso santo.
A festa não tinha um local específico para ser realizado, então o prefeito da época Juliano Ribeiro Pinto aprovou o projeto que visava construir um parque de eventos para o acontecimento de todas as festas da cidade.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

 ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FISICA

Pará de Minas – MG

Diego da Silva    28 A
Diego Danielian  29 A
Helon Carvalho   29 A
Iury Ionan            28 A
Lucas Henrique   28 A
Luiz Gustavo B.   28 A
Samuel Almeida  29 A

Introdução:
Neste trabalho apresentaremos sobre os esportes e lazeres de Pará de Minas. Focando no Parque do Bariri, aonde acontece todos os eventos esportivos. E a distância de Lavras à Pará de Minas é de BR-381 224 km 3horas e 14 minutos, o caminho mais perto, já tem outros caminho alternativos que não tem pedágio mas, mais longe que é a rota BR-494 que gasta 231 km 3 horas e 25 minutos, a BR-354 - MG-050 3 horas e 55 minutos. Com uma população de 89.418 habitantes e uma área de 551km² é a terceira maior cidade do Colar Metropolitano de Belo Horizonte, a distância a capital Belo Horizonte é de 73 km.
Parque do Bariri
Criado pela Lei Municipal Nº2.222, de 10 de julho de 1984, o Parque do Bariri, localizado no Bairro São José, foi projetado pela arquiteta Isabel Christrina Neto Collin e pelo coautor Mário Menicucci. Entretanto, o ‘’Bariri’’,  conhecido antigamente como Lagoa do Zezé do Julinho, referência a José de Melo Franco, proprietário dela e das terras ao redor, nos anos de 1950/60, era apenas local onde meninos jogavam partidas de futebol, num campo improvisado às margens de uma lagoa. O nome indígena “bariri” significa pequena corredeira.
Hoje, o parque é um dos locais mais belos da cidade, atraindo pessoas para a pratica de esportes, tais como ciclismo e caminhada. Além de ser uma área de lazer para crianças, devido aos brinquedos existentes.
A primeira etapa de construção do parque, foi em 25 de maio de 1996, e três anos depois a lagoa foi despoluída. Em agosto de 2013 o parque recebeu melhor iluminação e poda de árvores que estavam impedindo a claridade. A revitalização dos brinquedos e da cascata que estava entupida completou o cenário de revitalização. 
Pela Lei Nº 4.264, foi inaugurada em 10 de janeiro de 2002, a pista de skate,
que mais tarde, em 04 de setembro de 2003, passou a ser denominada “Neuler Ribeiro”


Pará de Minas possuem em sua história, o primeiro palhaço negro do Brasil, e idealizaram o Circo Teatro.

Hoje o parque ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados. Além de ser referência de local turístico. Para o lazer da população, o parque vira palco para shows artísticos, feiras e encontros, movimentando ainda mais a área, e trazendo todos os tipos de espectadores desde à 1ª idade até a 3ª idade.


Principais esportes de Pará de Minas:
·  Um dos esportes mais focados em Pará de Minas é a corrida, que é feita pela CORPAM (corredores de rua de Pará de Minas) que é uma ONG, pois ela resisti até hoje com o trabalho terceirizado de seus participantes, fundada em 1986 a CORPAM e tendo sua primeira corrida oficial em 14 de setembro de 1995, e assim, ela vem crescendo até hoje, e depois de muito tempo em 2012 a prefeitura de Pará de Minas faz uma grande homenagem e veem a importância da CORPAM. 

·O futebol de Pará de Minas foi integrado, pois no século XX como em todo lugar os garotos faziam muita algazarra fazendo sua “peladinha” e assim sempre acabava com problemas até chegar no chefe da polícia. Então em 1923 Dona Neném funda um clube de futebol chamado “Mello Sobrinho Foot-Ball Club”, e esse clube recebeu esse nome por causa do sobre de Dona Neném, o coronel Júlio Jose de Mello Sobrinho, conhecido como Julinho Marzagão, que veio a falecer antes da formação do time de Pará de Minas. Em 1970 foi um ano interessante para o futebol de Pará de Minas. Neste ano, com o apoio da prefeitura, sendo então prefeito o senhor José Gentil de Almeida, todos os clubes amadores da cidade, que ainda não o eram, foram registrados e filiados à Federação Mineira de Futebol, entre eles: São Francisco F.C., Clube Atlético Paraminense, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Fluminense, que se juntaram aos já registrados Paraense, Guarani e Rio Branco. 

  • Outro esporte que Pará de Minas incentiva, é a modalidade do ciclismo, mesmo não sendo um incentivo muito grande, Pará de Minas investi muito em patrocínios de campeonatos, e com isso aumento o incentivo de corridas de bicicleta na cidade, e assim tendo mais adeptos para o esporte.
  • E em Pará de Minas já teve inventos importantes, como a inauguração do 3º campeonato de ciclismo de minas e a final do mesmo campeonato.
E aproveitando falando de esportes de duas rodas como o ciclismo, Pará de Minas também foca no motocross, tendo um grande corredor Marcos Antônio que disputou “o campeonato dos Sertões”, e o campeonato “Pais da Car”.
Algumas curiosidades:

Além de ter o primeiro palhaço negro, Pará de Minas tem também, uma campeã mundial de queda de braço chamada Abadia Nascimento.
Outra curiosidade boa de citar é que na década de 70 o time de Rio Branco de Pará de Minas, chega na segunda divisão do campeonato Mineiro, e um grande corredor veterano chamado Galba Couto, que tenta chegar na sua milésima corrida e sem contar, suas muitas medalhas chegando ao número de 904 medalhas.


Melhorias que poderiam ser feitas para o melhoramento dos esportes e do Lazer de Pará de Minas:

Alguns defeitos que trazem o lazer e o esporte de Pará de Minas, não crescer mais, é um melhor investimento no Parque do Bariri, pois no Bariri praticamente todas as atividades esportivas e de lazer são focadas lá, e podemos perceber que não tem água potável para consumo dos habitantes da área do parque, não tem nenhuma lanchonete para que os praticantes daquela área usufrutuem, mais também focando se tiver uma lanchonete, que seja uma lanchonete de produtos naturais, que façam bem para atletas que participam de lá e de toda população que usufruem de lá.
E também a falta de interesse da prefeitura de investir mais em seus esportes de alto desempenho, e também nos seus atletas de alto desempenho.

Entrevista:

Entrevistamos Galba Couto o fundador da CORPAM, e trabalha na área de esporte e lazer da prefeitura, e com isso trazendo todas as informações necessárias sobre o esporte e lazer de Pará de Minas.