domingo, 22 de dezembro de 2013

Expressão Corporal entre o Bem e o Mal

 A expressão corporal no vídeo tenta representar que o Bem e o Mal tem sido as duas forças mais combatidas ao longo de toda a História. Mas existe mesmo a necessidade de se exaltar uma e de se rechaçar a outra? É sábio, justo, belo e verdadeiro que assim seja feito!
Bem e Mal são apenas lados de uma mesma balança.


 

Música: Meetings Along the Edge
Feito pelo aluno Aélcio Teixeira Júnior e grandes amigos.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Interpretamos a musica ''Koyaanisqatsi in 5 minutes''

Interpretamos a musica ''Koyaanisqatsi in 5 minutes'', que se trata da destruição da natureza e mostra o poder do homem sobre ela.
Fizemos um retratamento da historia do video, mostrando nossa linda e especial mãe natureza
Thallys, Alaor, Aracan, Douglas eduardo, Douglas carvalho, Patrese, Jean clayton

Interpretação da música "Conquest of paradise - Vangelis"

Inspirados na música "Conquest of Paradise - Vangelis", fizemos esse pequeno filme que mostra os nossos sentimentos relacionados a mesma.
Nossa dança foi uma mistura dos sentimentos - com o mesmo propósito - de todos os integrantes do grupo.
Durante a apresentação, é possível notar uma pequena encenação melancólica que foi transmitida através da música.






Integrantes do grupo:
Laís Reis
Marisa Santos
Jhonathan Araujo
Fabiana Pedroso
Hérica Fiorellini


Expressão Corporal

Música: Meetings Along The Edge - Philip Glass and Ravi Shankar 

       A música  Meetings Along The Edge nos dá uma sensação de Tranquilidade, de prazer em viver a vida de forma simples e é isso que o nosso grupo tenta demonstrar através dos movimentos corporais.




Discentes
Augusto Faria
Diego A. Gonçalves
Dionízio Júnior
Júlio Henrique
Samerson Oliveira
Sandro Freire
Silei Mendes
Vinícius José
Virgínia de Paula
Willian Colvara

Grupo 3

Introdução.

A expressão corporal demonstrada no vídeo a seguir, é baseada em um grupo de soldados marchando à guerra. Diversas formações e posições de combate/defesa são observados, juntamente com todo o aspecto triste, evidente em ambientes assim. A ideia surgiu ao escutar a música Faraway - Apocalyptica, que remeteu à toda essa tristeza e falta de esperança que existe nos soldados que marcham à guerra.




quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Lazer em Itutinga - mg

ESTUDOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FISICA
Itutinga-MG

Alaor Júnior 28-B
Aracan Barbosa de Abreu 28-B
Douglas Eduardo de Sousa Santos 29-A
Douglas Henrique Carvalho 29-B
Jean Clayton de Souza 29-B
Patrese Barbosa 28-B
Thallys Pires 28-A

Introdução

         Irenos apresentar neste trabalho, dois locais de lazer da cidade de Itutinga-mg. O camping de Itutinga (Prainha) e a quadra poliesportiva de Itutinga (Centro de lazer e esportes de Itutinga – CEL). Serão abordadas as características de cada local, com sua infraestrutura, mostrando os lazeres de Itutinga.

Camping Itutinga-MG (Prainha)

            O Prainha é banhado pela usina de Itutinga-MG, situa-se na Vila Residencial de Itutinga (CEMIG) a uns 3km da cidade pela BR-265 km 306 sentido São João Del Rei.
            O Camping é uma das sedes mais antigos, com mais de 30 anos, de um complexo criado pela GREMIG juntamente com a CEMIG (Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig ), ele foi criado para o laser dos funcionários da CEMIG e seus sócios, mas ele pode ser visitado por qualquer pessoa, mediante a uma taxa de 3 reais por visitante.
            Possui uma área de 30.037,2 m² as margens da usina de Itutinga, envolto por muita área verde, muitas arvores, muita grama e com um grande lago formado pela usina. O Camping oferece duas quadras de vólei de areia, um campo de futebol, vários quiosques e churrasqueiras espalhadas, um bar e lanchonete, banheiros, duchas, uma praia de areia e uma grande área de acampamento, podendo chegar a até 150 barracas. O local é muito organizado, contendo lixeiras em toda parte e a manutenção é feita pelos funcionários da GREMIG.
            O ambiente atende a todas as faixas etárias, aberto de quinta-feira à segunda-feira das 8:00 as 17:00hs, contendo áreas para diversos tipos de visitantes, havendo práticas de futebol, vólei, esportes aquáticos e vários outros ao ar livre e acampamentos. Pode ser feitas festas e confraternizações, pois ele oferece uma boa estrutura e os dias de maior movimentação são nos finais de semana e em feriados prolongados. O parque tem seu regimento próprio como, proibido a entrada de animais, de veículos, barulho depois das 20hs e jogar bola na área de acampamento, salvo por autorização.
            A vila na qual se encontra o parque é protegida pela segurança própria da CEMIG, contendo uma guarita e guardas rodando pelo local, as ruas são muito bem sinalizadas e todas asfaltadas.
            As vantagens encontradas neste local são diversas, tais como, descansos, confraternizações, contato com a natureza e principalmente o laser, que é a principal função do camping. A maior dificuldade é que ele não fica dentro da cidade, não é longe, mas é preferível ir de carro.

Entrevista:

         Entrevistado: Antônio Carlos
            Você trabalha ou é sócio da cemig?
                    Eu trabalho na cemig há 40 anos
            Você vem muito no camping?
                    Sim, venho muito nos finais de semana com minha família e meus amigos
            Quais as práticas de lazer que você pratica no parque?
                    Eu já joguei muito futebol, vólei e natação, mas hoje prefiro ficar só descansando e         apreciando a natureza
            Somente os associados vem no parque?
                    Não, muitos de meus amigos vem com suas famílias e amigos
            O camping tem uma boa estrutura?
                    Sim, tem quadras para as crianças, um lago, área de camping, ele é muito bem preparado
            É fácil de chegar no parque?
                    Sim, é muito bem sinalizado, não tem erro
            O que você mais gosta de fazer aqui?
                    Gosto de apreciar a natureza, descansar, fazer churrasco e confraternizar com meus amigos.
 
Centro de Esportes e Lazer de Itutinga – CEL

Expedicionário Ten. Paulo Leite Rezende
 
            A quadra poliesportiva de Itutinga-MG se encontra no bairro do Rosário, rua Crispim Andrade, n° 09, as margens da BR-265, um local de fácil acesso de toda a comunidade. Seu horário de funcionamento é, segunda-feira a sexta-feira das 7:00 as 19:30hs, no sábado de 12:00 as 18:00 e no domingo é por agendamento.
            O local onde foi construída a quadra era um campo de futebol, mais conhecido como Pueirão, era um campo com uma péssima infraestrutura, foi através de um convenio da prefeitura municipal com o governo do estado que se criou a quadra coberta (Projeto Mineirinhos), a criação da quadra foi em agosto de 2006. Como o espaço era muito grande, área de 9.000m², a prefeitura complementou o local com outras quadras e parque.
            O centro de esportes possui, banheiros, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de society, uma quadra de vólei de areia, parque para as crianças, aparelhos de ginasticas, mesa de xadrez/dama, mesa de pingui-pongue e mais recentemente uma “casa do baralho”.
            As atividades feitas nela são das mais diversas, tais como, recreação, brincadeiras, treinos de vólei, futsal e futebol, ginastica e exercícios ao ar livre, ela é liberada para todas as classes sociais da cidade e tem um forte papel social. É frequentada por todas as idades, pois ela oferece uma infraestrutura própria para isto, parquinho para as crianças, a quadra para jovens e a casa do baralho que é mais frequentada por idosos, mas todos podem participar de todas as atividades.
            A manutenção é diária, é feita a limpeza todos os dias e fica um segurança todo o tempo. As despesas de manutenção são cobertas pela prefeitura.

Entrevista:
         Entrevistado: Felipe Emanuel
            Você vem muito na quadra?
                    Sim, eu e meus amigos jogamos futsal aqui todo dia depois do almoço
            O espaço tem uma boa infraestrutura?
                    Tem sim, temos quadra coberta, campo e alguns brinquedos
            A prefeitura disponibiliza algum treinamento?
                    Sim tem treino de futsal, vólei e futebol
            Você gosta do centro de esportes?
                    Gosto sim, aqui é um ótimo lugar para nos divertirmos e passar nosso tempo livre
            É feita a limpeza diária do local?
                    É sim, aqui é sempre bem limpo
            Você acha que falta algo no centro de esportes?
                    Esta bom, mas as vezes falta bola pra gente jogar

              
Conclusão
 
            Concluímos que, na cidade de Itutinga-MG tem diversas possibilidades de lazer, nas quais há uma grande iniciativa de seus criadores, fazendo ambientes bons e saudáveis para a população. Dando oportunidades de lazer e esportes para jovens e crianças de toda cidade que é o fundamental em qualquer lugar do mundo.

Lazer em Itutinga-MG


Nosso trabalho têm a função de demonstrar os locais para se ter lazer.

Iremos falar sobre a cidade de Itutinga-mg, mostrando dois locais bem frequentados e bem legais. O primeiro é o CEL – Centro de Esportes e Lazer, que tem uma quadra poliesportiva coberta, um campo de socyte, quadra de vôlei, parque e uma casa do baralho. O centro é muito bem estruturado, com atividades para todas as idades, um lugar saudável e bom para a população. O outro é o Camping Itutinga, mais conhecido como prainha, é um local com muita área verde, um bom espaço para toda a família, um ambiente com um campo de futebol, quadra de vôlei, área de camping, churrasqueiras e quiosques espalhados pelo local. Lugar ideal para descansar e curtir a família.
Alaor
Aracan
Douglas Eduardo
Douglas Carvalho
Jean Clayton
Patrese

Um estado de vida que pede uma outra maneira de se viver!

"Não é por falta de amor à linguagem que estes filmes não têm palavras. É porque, do meu ponto de vista, nossa linguagem está em um estado de vasta humilhação. Não descreve mais o mundo em que vivemos" Reggio.
Uma visão dos pequenos e grandes detalhes da vida cotidiana que passam despercebidos pela janela da alma.

Video


Grupo:
Giulia Palmer
Thais Frois
Thiago Lemes






Expressão Corporal ( Wim Mertens Ensemble - Struggle for Pleasure )

Na interpretação corporal de Wim Mertens Ensemble - Struggle for Pleasure, a historia conta com quatro garotas belas, apaixonadas pelo mesmo homem, que foram enganadas toda a vida, até que chegou a um ponto, que as meninas descobriram a existência das supostas “amantes” de seu marido, o que o ocasionou uma revolta mutua, causando a morte do mesmo e a comemoração das mulheres traídas.


GRUPO:

Bruno Silva
 Diego Bornal
 Guilherme Guedes 
 João Pedro Evangelista 
 Leandro Evangelista
 Maria Clara de Castro
 Maria Alice Ferreira
 Stéfanie Callegari
 Talita Guimarães

MUSICA: Wim Mertens Ensemble - Struggle for Pleasure

Ouro Branco, avaliação dos espaços de lazer locais.





Ouro Branco é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. A cidade de Ouro Branco ocupa a 1° posição no ranking das melhores cidades do estado de Minas Gerais. A cidade de Ouro Branco está localizada na região Central de Minas Gerais e é considerada uma das povoações mais antigas do estado. A região foi habitada no final do século XVII por imigrantes atraídos pela existência do ouro. O bandeirante Miguel Garcia encontrou o metal precioso que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco".
A cidade passou por vários ciclos econômicos, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a industrial, que se iniciou com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A. em 1976, atual Gerdau, que inaugurou o ciclo do aço.
Há alguns anos, Ouro Branco passou a ser uma cidade universitária com a chegada do campus Alto Paraopeba, da Universidade Federal de São João del-Rei. As belezas naturais também estão entre as atrações da cidade histórica. O Parque Estadual da Serra de Ouro Branco tem uma área aproximada de 1.614 hectares, formada por um paredão com cerca de 20 km de extensão. Ela possui uma flora e fauna rica e diversificada.


HISTÓRIA

O povoado de Santo Antônio de Ouro Branco teve sua origem em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1694, como consequência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra de Ouro Branco, também denominada, na época, Serra do Deus
Os ex-integrantes da Bandeira chefiada por Borba Gato, Miguel Garcia de Almeida Cunha e Manuel Garcia, transpondo os altos da cachoeira de Itabira do Campo (atualmente Itabirito) descobre o ouro na falha radial da Serra, onde se encontram os mananciais dos Ribeirões da Cachoeira e Água Limpa. Tal descoberta não produz o rendimento esperado: Manuel e Miguel se desentendem e a bandeira se divide.Manuel Garcia segue na direção Nordeste, indo dar com o rico córrego do Tripuí, descobrindo o "Ouro Preto", cor produzida devido à presença do Óxido de Ferro em sua composição. Miguel Garcia, por sua vez, desce o vale do chamado "Rio da Serra", que corre para o Oeste, paralelamente à aguda escarpa da Serra de Deus Livre. Funda um povoado nessa região, após descobrir ouro de cor amarela, clara, produzida pelo mineral Paládio a ele associado, denominado "Ouro Branco" por simples contraste cromático aparente com o "Ouro Preto" do Tripuí.Nesse período Ouro Branco já possuía considerável importância econômica pela prosperidade de sua população.
 

PRAÇA DE EVENTOS



O local foi inaugurado em 1995, é palco da famosa Festa da Batata, que acontece todo ano no mês de outubro. A praça é ponto de encontro da população, tendo sempre ela, a serra, como guardiã.
A principal praça da cidade de Ouro Branco encontra-se em deploráveis condições de segurança, cuidados e manutenção. No mês de outubro é palco da famosa Festa da Batata, e responsável por receber diversos shows e eventos ao longo do ano, a Praça de Eventos é considerada um dos cartões postais da cidade.
 O tablado de madeira que seria uma atração para visitantes e pescadores, não existe mais; os banheiros estão em situação lamentável de conservação; pichações por toda parte; quiosques com vidros quebrados por possíveis apedrejamentos; o lixo espalhado por toda a grama e o calçamento também necessita de revitalização urgente. Além disso, problemas como o mau cheiro sufocante, dos galpões que servem para abrigar bovinos (em épocas de exposições e rodeios), são usados para atos sexuais e possível consumo de drogas. Fezes e inúmeros preservativos descartados estão espalhados pelo local.
Apesar de seu estado atual, a praça é bastante visitada por pescadores, jovens e pais que levam seus filhos nos fins de semana para se divertirem, mas segundo visitantes a praça está totalmente abandonada. 


FESTA DA BATATA



Originou-se com a realização de bailes pela comunidade nativa, onde comemoravam a colheita da batata por volta do mês de outubro, sendo seu precursor o Sr. José Silas Coelho, popularmente conhecido como "Teco". Estes bailes aconteciam inicialmente em galpões de armazenamento que eram enfeitados com batatinhas (ele plantava as batatas nos litros de óleo para que crescessem e fossem expostas no dia do baile, 03 meses antes da festa) e homenagens aos produtores, pois o principal objetivo da festa era promover o homem do campo e seu trabalho que tanto representava para a comunidade ourobranquense.
Ao longo do tempo estes bailes aconteciam em lugares alternados, também acontecia a eleição da Rainha e da Princesa da Batata, que eram filhas de bataticultores. Com a construção da Praça de Eventos, o Festival foi transferido para esta área no ano de 1995, com inauguração do espaço. Atualmente o Festival tornou-se um mega evento, com vários dias de programação e apresentações de artistas nacionais conhecidos na mídia, o aspecto tradicional quase desapareceu, pois a festa mudou radicalmente a partir dos anos 90. O foco cultural de uma festa voltada à colheita e homenagem aos produtores ficou no passado, pois a produção de batatas tornou-se pequena, alguns locais onde era tradição o seu plantio nem mais existe, sendo substituída por batata baroa (cenoura amarela) e outros. Agora o Festival faz parte oficialmente do calendário de eventos da cidade.
 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

www.ourobranco.mg.gov.br
wikimapia.org
www.ourobranco.org.br


GRUPO:

Aélcio T. Junior
Arielle de Fátima da Silva
Beatriz Carmo da Silva
Giulia Palmer D. Oliveira
Gustavo Marques Generoso
Letícia J. S Cândido
Nathan L. S Botelho
Thaís Cristina Frois
Úrsula Lacerda Pereira