segunda-feira, 2 de abril de 2012

MITOLOGIA GREGA - ZEUS


MITOLOGIA GREGA
Mito: ZEUS - Rei dos deuses
Trabalho apresentado na disciplina de Corpo & História no dia 14/03/2012

Componentes do Grupo
Áquila Daniel C. Ramos
Flávio José Porto Mendes
Isah Baião
Thamiris Martins Nascimento

MITO:
ZEUS
Rei dos deuses

            Zeus chegou ao poder por uma combinação de violência e trapaças. Mas, uma vez estabelecido, seu domínio foi permanente e inalterável. Ele tomou os céus como seu domínio particular (seu nome parece derivar de uma antiga raiz que significa céu, sugerindo que originalmente era um deus celestial), ao passo que seus irmãos Posêidon e Hades se tornaram respectivamente senhores do mar e do inferno. Em um relato, essa divisão de reinos foi feita tirando a sorte, mas a supremacia de Zeus nunca foi posta em dúvida. Ele casou-se e então engoliu Métis ("inteligência sagaz"), que o havia ajudado a derrotar Crono, e, com Métis dentro dele, não podia ser enganado ou manipulado da mesma forma que enganara e manipulara para chegar ao poder. Porém, após tê-la engolido, nasce Atena da cabeça de seu pai.
            Em seguida, Zeus desposou Têmis ("justiça"), a deusa da ordem fixa, e com ela produziu as Sinas, as estações, boa ordem, justiça e paz. Por fim, casou-se com Hera (símbolo da fertilidade e da santidade do matrimônio), sua irmã, e sua prole consistiu em Ares (o deus da guerra), Hebe ("juventude"), Eileitia (a deusa do parto) e, em alguns relatos, Hefaistos (o deus artífice). Zeus gerou as divindades restantes da ordem olímpica, com exceção de Afrodite, por meio de várias outras ligações. Há muitos mitos sobre os relacionamentos de Zeus com mulheres (e homens) humanas e divinas, muitos dos quais têm como pano de fundo seu tempestuoso relacionamento com Hera. De fato, bem poucas histórias sobre Zeus e Hera não são diretamente relacionadas a seu turbulento casamento, o qual é uma das principais fontes de conflito na mitologia grega. Tipicamente, a deusa é descrita como uma figura amarga, constantemente atormentando os objetos e filhos das ligações adúlteras de Zeus, quase sem exceção. A perseguição, porém, não se dava sempre da mesma forma. Em um mito, Zeus fica tão furioso com Hera que prende uma bigorna em cada um de seus tornozelos e pendura a deusa no monte Olimpo. Apesar dos casos extraconjugais de Zeus e da inevitável raiva ciumenta de Hera, seu chamado Casamento Sagrado simbolizava a importância do vínculo conjugal na cultura grega.
Zeus era o poder supremo no Olimpo. Ele presidia o conselho dos deuses, e sua autoridade e planejamento estabeleciam o curso de todas as coisas. No mundo humano, acreditava-se que Zeus garantia o poder de reis e a autoridade das leis de uma cidade. Ele também era o guardião da ordem social, e suas muitas manifestações incluem Zeus Xenios (defensor de "amizade hospitaleira", as relações sociais corteses entre famílias e cidades), Zeus Hikesios (protetor dos que buscam abrigo) e Zeus Horkios (protetor da santidade dos juramentos). Os símbolos do poder de Zeus eram o trovão e o raio, conforme apropriado para o deus dos céus, e a águia, rainha das aves. Ele era frequentemente representado segurando um cetro, signo de poder real, ou um raio.
Cleanto (c. 330 a.C.-c. 232 a.C), em sua obra mais notável, o Hino a Zeus, aclama o deus como "mestre do universo". O filósofo continua: "Nada na terra nem nos céus, nem no mar, é produzido sem você".


Significado do Mito

      Segundo historiadores, nós, seres humanos, somos filhos do tempo, ou seja, da mesma forma que Crono engolia seus filhos, o tempo irá nos engolir, mesmo que continuemos a lutar contra ele.
       Zeus, como único filho não engolido, representaria o futuro Deus cristão, o qual, os homens se submeteriam e não poderiam fazer nada contra Ele. Assim como Zeus era deus do Olimpo, o Deus cristão passou a ser Deus de todo o céu.




Componentes do grupo e o professor da disciplina:
da esquerda para a direita: Áquila, Isah, Márcio (professor), Thamiris e Flávio


Componentes do grupo da MITOLOGIA GREGA (Vestindo togas gregas)
da esquerda para a direita: Áquila (segurando o raio, símbolo do poder de Zeus), Isah, Thamiris e Flávio