terça-feira, 10 de julho de 2018

Grupo 1: Pesquisa de Campo Zona Sul

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


Bruno Monteiro de Castro Rios – Licenciatura
Gustavo Silva Tostes de Souza – Bacharelado
Jhonatan Willian de Paula – Licenciatura
José Maria de Souza Júnior – Bacharelado
Luiz Fernando Lima – Bacharelado
Yago Bernardes Villela – Licenciatura
PESQUISA DE CAMPO
Zona Sul
LAVRAS MG
2018

Introdução

Para a nossa pesquisa ficamos responsáveis pela região sul no qual se encontra o a 6º Região da Policia Militar, 8° Batalhão.
Foi possível observar várias áreas para a prática de exercícios físicos como campo de futebol, piscina, academia, etc.
É importante ressaltar que apenas dentro do batalhão da polícia militar se podia encontrar áreas onde eram abertas a todos os civis.
Já pela região todas as academias e encontradas precisavam pagar.
Percebemos que independente de ser pago ou não, a região é rica em variedades de atividades onde todas as idades podem encontrar alguma que se sinta melhor.

Como tudo começou...

Em 1930, ocorreu uma Revolução no Brasil que deu fim à República Velha e alçou ao poder o presidente Getúlio Vargas. Para a restauração e manutenção da ordem, o Estado de Minas organizou o 8º Batalhão de Caçadores Mineiros. Sendo julgada a necessidade da criação de mais um batalhão, o Grupo de Metralhadoras Pesadas foi, então, transformado no Oitavo Batalhão de Infantaria da Força Pública de Minas, confirmado em decreto de 29 de setembro de 1931 pelo presidente do Estado, Olegário Maciel.
Em 9 de julho de 1932 começa a Revolução Constitucionalista de 1932, quando o Estado de São Paulo se voltou contra o governo provisório de Getúlio Vargas para convocar uma nova Assembléia Nacional Constituinte. Dada a necessidade de proteger as fronteiras mineiras sob risco de invasão, toda a força policial foi colocada em prontidão e o comando foi entregue ao tenente-coronel Fulgêncio de Souza Santos. Em 11 de julho, dois dias após o início do levante paulista, finalmente, entrava em franca atividade o novo batalhão. O batalhão recebeu ordens do governo para aceitar voluntários até que se completasse o seu efetivo, incluindo em seu quadro vários oficiais, entre eles o major José Persilva [Vilela, 2007]. 
O “batismo de fogo” do 8.º Batalhão deu-se no túnel da Estrada de Ferro da Central do Brasil, na serra da Mantiqueira, entre os municípios de Passa Quatro (MG) e Cruzeiro (SP). Cerca de 1.500 policiais mineiros e duas unidades do Exército combateram de forma duríssima as forças paulistas por quase três meses [Della Rosa, 2010]. Bem no início da batalha o coronel Fulgêncio de Souza Santos tombou por uma bala inimiga [Cicarelli, 2013].
Passada a Revolução Paulista, o 8.º Batalhão de Infantaria da Força Pública de Minas que estava originalmente aquartelado na Rua da Paraíba, em Belo Horizonte, por decreto n. 11.238, de 28 de fevereiro de 1934, é transferido para a cidade de Lavras em 21 de março. Essa mudança ocorreu graças aos esforços do dr. Carlos Luz, eminente auxiliar do governador Benedito Valadares.
Os militares foram recebidos com grande entusiasmo, sendo que algumas tropas foram aquarteladas provisoriamente no Grupo Escolar Firmino Costa, no prédio da antiga Fábrica de Meias, e também no prédio da Sociedade Agrícola de Lavras, nos quais foram efetuadas adaptações necessárias às acomodações.
Há pouco mais de oitenta anos, em 20 de abril de 1937, inaugurou-se o quartel definitivo do 8.º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, que desde então tem zelado pela segurança e proteção de todos os lavrenses.

Academia ao ar livre

Pensando na qualidade de vida dos agentes e da população, a 6º Região da Policia Militar, 8º Batalhão, instalou academia ao ar livre localizado dentro do batalhão, proporciona a possibilidade de atividade física com aparelhos modernos e eficazes. Nessa academia ao ar livre possui aparelhos mais comuns, mas que podem exercer a função perfeitamente na mudança do corpo. Como por exemplo:
Simulador de caminhada: Ele aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.
Remada sentada: Proporciona um fortalecimento na musculatura das costas e ombros.
Esqui: Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória.
Dentre outros aparelhos que lá possuem.

Campo e pista de corrida

Campo de futebol
O campo do batalhão reinaugurado em 23/09/2000 não possui medias oficiais, mas é muito bem cuidado e apto a práticas esportivas. Entretanto o campo e pouco usado pela sociedade o movimento lá se da em finais de semana onde a terceira idade costuma jogar futebol de manhã, fora isso ele e muito frequentado nas épocas de vento forte onde garotos da região aproveita pra soltar pipa.
Pista de Atletismo
Nas margens do campo do batalhão a pista é muito frequentada para a prática de esportes como caminhada e corrida. A população da região costuma utilizá-la todos os dias nos períodos da 6 as 8 da manhã e a noite também das 18h as 21h. Muito bem construída e um excelente lugar para as práticas de esporte citadas.


Entrevistas

Evaldo Fernandes – Primeiro Sargento concedeu uma entrevista para nós em relação a piscina do batalhão, como é utilizada.
Diz ele “ A piscina é aberta a independentes legais, são filhos de polícia e netos. Para esses membros entrarem no clube, precisa de uma carteirinha, que segundo ele não possui nenhuma taxa de manutenção e nenhuma contribuição. Mas quem se sentir bem e estar doando, eles aceitam. O horário de funcionamento 8 até as 18 horas, todos os dias.
Pessoas que não são filhos e nem netos de militar, para poderem usufruir devem pedir autorização do comando, sem taxas para usar.

Conclusão
Nós concluímos com todos os dados recolhidos e estudantes na nossa pesquisa de campo que na zona sul da cidade de Lavras MG a somente academias privadas e pouquíssimos pontos para atividades físicas públicas. Só podemos contatar que somente uma parte do 8º Batalhão da Policia Militar, oferece a pista de atletismo e a academia ao ar livre para a população da região. As demais áreas não há nenhuma outra forma para a prática de atividade física.


Dias das visitas

Nós, integrantes do grupo visitamos o batalhão e a região em volta nos dias 07/05/2018, segunda-feira.
Visitamos dia 14/05/2018, segunda-feira.
Dia 15/05/2018.
Fomos dia 22/05/2018, terça-feira, para concluir o trabalho

Link do vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.