quarta-feira, 3 de agosto de 2016

GRUPO 2 -  Pesquisa de Campo em Lavras-MG - Estudos Socioculturais da Educação Física , ESPORTE E LAZER - 2016/1

Grupo 2: Alice, Anderson, André, Bruno, Leonardo, Luana, Luiz Octávio, Priscilla, Sinval e Victor.

Segue o vídeo destacando locais de atividades físicas em alguns bairros de Lavras.







*Observações: O vídeo foi apresentado na aula com o áudio baixo, o problema foi com o computador utilizado para a exibição, entretanto, ao visualizar pelo YouTube e pelo blog está normal. Pedimos desculpas e que isso não atrapalhe vocês a avaliação!


SEGUE ABAIXO O LINK PARA DOWNLOAD DA PESQUISA EM ESCRITO

49 comentários:

  1. Atribuo nota 10 para o presente grupo,o estudo teve uma boa organização ,e com isso conseguiram atender uma postura adequada e condizente a de um profissional de Educação Física ,demonstraram de forma clara a situação de cada bairro ,o tempo da apresentação foi suficiente para demonstração do estudo ,e pudemos perceber a falta de espaços para as praticas esportivas em determinados bairros citados no estudo.

    ResponderExcluir
  2. A minha nota para esse grupo foi 9, tendo em vista que a organização ocorreu com a alternância entre slides com fotos de cada bairro e textos explicativos sobre a situação de cada espaço, inclusive as práticas realizadas nos locais. Uma dica para o grupo seria a edição do vídeo de maneira mais dinâmica, para que prenda a atenção dos espectadores, intercalando com mais entrevistas em certos espaços públicos. A postura do grupo foi correta em relação a profissão, mantendo a seriedade e compromisso no diagnóstico das atividades corporais em Lavras. O tempo gasto foi necessário para uma boa apresentação , destacando-se o trecho mais relevante quando ocorreu uma entrevista com um morador reclamando sobre seu bairro!

    ResponderExcluir
  3. O grupo organizou o vídeo documentário pelos bairros, mostraram os espaços disponíveis para a prática esportiva que não são utilizados, demonstraram os espaços disponíveis, exemplo disso a academia Corpo e Mente, expuseram também quadra de esportes de uso público. Através de entrevista com moradores detectaram na Vila Rica o campo do Falcão que tem um enorme espaço para ser utilizado e destaco a SELT que proporciona a prática esportiva de forma gratuita para toda a população lavrense. Uma dica ao grupo é tomar cuidado com o audio do vídeo e por esse motivo atribuo nota 9, e para finalizar a postura do grupo condiziu com a atuação profiissional na Educação Física, uma vez que pesquisaram e se informaram a respeito das práticas esportivas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao grupo o vídeo teve uma boa organização, mostraram os espaços disponíveis nos bairros escolhidos para pratica esportiva, entre espaços públicos é privados, a linguagem foi de fácil entendimento. Postura foi condizente com a de um profissional de educação física. Uma dica para o grupo e a verificação do áudio antes de apresentar em sala, para que não ocorra o problema de áudio que ocorreu na sala, em geral o trabalho foi bem exposto por isso dou a nota 8.

    ResponderExcluir
  5. Nota - 9
    O grupo teve uma boa organização e mostra com clareza a proposta do trabalho com um bom vocabulário e boa didática. O grupo manteve uma postura correta durante toda a pesquisa, o tempo foi suficiente para expor todas as ideias trabalhadas e todo o grupo teve boa participação. A escassez das áreas para práticas corporais é maior do que o esperado. Uma dica para o grupo seria aprofundar mais nas áreas que não existem áreas propostas e procurar saber como melhorar a situação.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao grupo,o trabalho foi muito bem organizado, o grupo dividiu os bairros um a um, explicando a situação de todos, tanto seus aspectos positivos como os negativos. Demonstraram muito bem os espaços inutilizados com uso de imagens, onde poderiam ser usados para construção de lugares adequados para práticas de atividades corporais, um dos exemplos mostrados foi no bairro Vila Ester, sem dúvidas um dos trechos relevante do vídeo. A linguagem foi clara e objetiva o que demonstra uma boa postura aos futuros profissionais de educação física. O tempo foi suficiente, com a divisão dos bairros, o grupo soube usar o tempo ao seu favor. Uma dica ao grupo seria em relação a verificação do áudio antes de sua apresentação, pois como foi visto em sala de aula houve alguns problemas, sendo assim atribuiu ao grupo nota 9.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ficou bom a organização dos documentário deixando claro as informações, o grupo demonstrou domínio no conteúdo abordado, exibindo o material com o linguajar adequado e procurando explorar potenciais nos locais como bons profissionais de educação física devem agir. O tempo do vídeo foi satisfatório e bem distribuído.
    o vídeo deixou um pouco a desejar na edição, principalmente no áudio. Isso levou a uma dispersão da atenção da turma,mas no geral foi uma boa apresentação que acrescentou no conteúdo da turma.
    Por tudo isso minha nota é 8!

    ResponderExcluir
  11. Reuniram muitas fotos de todos os locais mostrando bem como é a realidade, faltou um pouco de preocupação com os espaços de atividade e lazer. Uma ótima ideia foi colocar comentários dos próprios integrantes. O tempo foi bem explorado ótimas imagens. Como houve falta de entrevistas uma boa jogada foi fotos dos interiores de espaços particulares. Minha nota é 7 pelas entrevistas.

    ResponderExcluir
  12. O grupo foi bem organizado apresentado os prós e contras dos bairros, com entrevistas e fotos. O grupo se mostrou empenhado na pesquisa de campo, apresentando um bom vocabulário e coerência, com uma boa postura que se espera dos professores da Educação Física. O tempo do vídeo foi suficiente e bem proveitoso, apresentando os problemas que a prefeitura de Lavras tem que corrigir e planejar para aproveitar os melhores espaços que estão abandonados e construindo novos espaços para as práticas corporais. A minha recomendação é o que o grupo faça perguntas mais aprofundadas nas entrevistas e minha nota para o trabalho é 9.

    ResponderExcluir
  13. Minha nota é 9!A organização do grupo foi com entrevistas detalhadas com moradores dos bairros realizadas pelos integrantes,além disso,foi usado a disposição de fotos e filmagens separadamente de cada bairro com o enfoque nas práticas existentes.O grupo mostrou seu máximo empenho para a realização deste ,expondo um potencial elevado,com um bom vocabulário, para a execução da profissão no futuro.Um trecho relevante do vídeo é quando se tem todo o grupo reunido utilizando em um dos bairros da estrutura oferecida.O tempo para o vídeo foi suficiente,passando uma percepção de escassez de estruturas qualificadas para a execução da cultura corporal de movimento que atendam a população na cidade de Lavras.O que poderia melhorar para apresentações futuras seria ter um maior enfoque em entrevistas com moradores,buscando um detalhamento histórico por moradores que moram nos locais desde um bom tempo,tendo essas um maior tempo de duração.

    ResponderExcluir
  14. Nota 9! Muito boa organização com fotos antigas e atuais dos locais e áudio ao fundo. O grupo demonstrou seu esforço agindo como se espera de um profissional, com vocabulário acessível. Um ponto importante foi o grupo ter procurado sobre o projeto de uma praça que não passou do papel.

    ResponderExcluir
  15. NOTA: 9
    O PRESENTE GRUPO FEZ UM TRABALHO MUITO INTERESSANTE E ÚTIL, COM UMA BOA VERIFICAÇÃO E PROCURA NOS BAIRROS DAS INSTITUIÇÕES QUE PERMITEM A PRÁTICA DE ESPORTES E LAZER. O TRABALHO FOI MUITO BEM ESTRUTURADO, ALTERNANDO ENTRE FOTOS, TEXTOS E INFORMAÇÕES, ALÉM DAS ENTREVISTAS QUE FORAM IMPORTANTES NA MONTAGEM DO TRABALHO. NO TRABALHO PODEMOS OBSERVAR VÁRIAS AREAS QUE PODERIAM SER UTILIZADAS PARA LAZER , MAS NAO SAO. O PRESENTE TRABALHO ME FEZ CONHECER VÁRIOS LUGARES DOS QUAIS AINDA NAO TINHA CONHECIMENTO NA CIDADE DE LAVRAS. UM PONTO IMPORTANTE É BUSCA DO GRUPO POR INFORMAÇOES RELEVANTES COMO O PROJETO DA PRAÇA E OUTROS ITENS, O QUE DEMONSTRA TOTAL EMPENHO DO GRUPO. O VOCABULÁRIO UTILIZADO FOI CLARO. O TEMPO DE VÍDEO FOI SUFICIENTE PARA DEMONSTRAR O CONTEÚDO ABORDADO. NO TRABALHO PODE-SE PERCEBER A FORMA CORRETA DE ATUAÇÃO DO GRUPO, CONDIZENTES COM O QUE SE ESPERA DE UM FUTURO PROFISSIONAL DA ÁREA DE ED. FISICA.
    O PRESENTE TRABALHO FOI DE GRANDE QUALIDADE E MESMO MORANDO EM LAVRAS HA 18 ANOS, ME FEZ CONHECER ALGUNS LUGARES QUE NUNCA TINHA IDO OU ESCUTADO FALAR.
    O ÚNICO DETALHE SERIA PARA O GRUPO TOMAR MAIS CUIDADO DA PRÓXIMA VEZ, PARA NAO TER O MESMO PROBLEMA COM AUDIO COMO FOI DESTACADO E PERGUNTAS UM POUCO MAIS APROFUNDADAS. PARABÉNS AO GRUPO!

    ResponderExcluir
  16. A exposição das informações foi clara permitindo que leigos compreendam a mensagem transmitida, saliento também o olhar clínico dos integrantes que detectaram com perícia as carências e potencialidades dos locais diagnosticados. A diversificação de locais abarcados na pesquisa também merece destaque e demonstra o comprometimento dos integrantes com a disciplina. Nota 9,4

    ResponderExcluir
  17. O grupo exposto fez ótimo diagnóstico . Não deixando de lado a organização e a preocupação em diversificar os vídeos e fotos . Vemos com clareza a realidade de cada local , seja ela boa ou ruim . Vemos o empenho do grupo em cada local e a atribuição de detalhes . Mantiveram-se em uma conduta de um bom profissional e não deixaram sobrar nem faltar tempo , foi o suficiente para a explicação de cada local . O grupo poderia ter se empenhado um pouco mais sobre as diversidades do local , como praças ou outros locais em que algumas pessoas praticam atividades físicas . Devido a isso , atribuo a nota 9 ao grupo .

    ResponderExcluir
  18. O grupo exposto fez ótimo diagnóstico . Não deixando de lado a organização e a preocupação em diversificar os vídeos e fotos . Vemos com clareza a realidade de cada local , seja ela boa ou ruim . Vemos o empenho do grupo em cada local e a atribuição de detalhes . Mantiveram-se em uma conduta de um bom profissional e não deixaram sobrar nem faltar tempo , foi o suficiente para a explicação de cada local . O grupo poderia ter se empenhado um pouco mais sobre as diversidades do local , como praças ou outros locais em que algumas pessoas praticam atividades físicas . Devido a isso , atribuo a nota 9 ao grupo .

    ResponderExcluir
  19. O grupo fez um bom trabalho, poderia ter explorado mais os locais, já que ficaram com bairros que tinham diversas areas de lazer. Mas foi um trabalho extremamente satisfatório e merece uma nota 9.

    ResponderExcluir
  20. Bom diagnóstico! Grupo bem organizado, conseguiram especificar os pontos principais de cada bairro, e quando não havia espaços adequados para práticas corporais, eram fotografados possíveis lugares para tal. Utilizaram-se de um vocabulário simples e eficiente, condizente com o de um profissional de educação física. Uma dica ao grupo é que poderiam dar sugestões do que poderia ser realizado nos espaços abandonados. O tempo disponível foi suficiente para a exposição do trabalho, conseguindo analisar vários pontos dos bairros. Gostaria de destacar os trechos que relatam espaços inutilizados em alguns bairros, em especial do bairro Pitangui. Atribuo nota 9 ao grupo, parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Ótima organização do vídeo. Deu pra ter um bom entendimento. Imagens e entrevistas excelentes. Apresentou uma proposta condizente com a atuação do profissional. O tempo foi satisfatório. Foi muito interessante a apresentação da quadra q mostrou a foto histórica da sua construção. Nota 9.

    ResponderExcluir
  22. O grupo teve uma boa organização na sequência dos bairros, tentaram passar com o máximo de clareza as condições de cada bairro, o tempo utilizado foi suficiente para mostrar as locais que podiam haver práticas corporais e os que não se tinha as condições apropriadas, apesar de em sala de aula o audio ter ficado baixo aqui ele está bom e poderia ter melhorado um pouco as entrevistas, mas foi um bom trabalho, minha nota é 9.

    ResponderExcluir
  23. Nota 9. O grupo foi condizente ao que lhe foram proposto, apesar da observação sobre a falta de um pouco mais de exploração nos bairros localizados. Porém a organização entre videos e fotos foram muito boas, e o audio também está bem claro. O tempo do vídeo foi suficiente para mostrar o diagnóstico dos bairros, e ficou muito bem colocado, num todo organizado.

    ResponderExcluir
  24. Trabalho feito com máxima dedicação de todos que compareceram nas imagens,mostrando a falta de iniciativa do governo pelo lazer,pois nota-se grandes áreas inutilizadas que poderiam ser feito algo.Alem disso o grupo exibiu a variedades de academias encontradas nos bairros pesquisados e eles mostraram as praticas que são feitas nessas academias,e outro ponto a se destacar e a divisão de bairros feitas em lavras que muita das vezes não coopera com bairros que teriam um certo nome mas na verdade e outro nome confundindo todos.

    ResponderExcluir
  25. Nota 9. O grupo fez um bom trabalho, mostrando bem com imagens, dados das pesquisas e entrevistas os locais propostos ao grupo. Com a linguagem simples, o vídeo ficou com fácil entendimento para todos que o assistir. O objetivo do vídeo foi alcançado , exibiram não só os locais , mais como seus problemas e como são utilizados. Parabéns ao grupo

    ResponderExcluir
  26. Nota 9 para o grupo. Conseguiram introduzir e mostrar no vídeo imagens e vídeos de maneira e ordem lógica,simples e organizada. Vimos o esforço e empenho do grupo na realização do trabalho. Conseguiram usar linguagem simples e objetiva. Devido a esses conceitos e outros mais podemos dizer que tiveram a postura correta de um profissional de educação física. Conseguiram aproveitar o tempo disponível e atrai a atenção e participação da turma durante a exibição do vídeo. Fizeram com que particularmente eu tivesse uma percepção diferente sobre o assunto. Recomendo ao grupo uma maior atenção na qualidade dos vídeos de entrevista e no áudio. No mais, nota 9.

    ResponderExcluir
  27. O grupo organizou de forma lógica o vídeo, com todos os integrantes mostrando empenho, mostrando que estão preparados para atuarem na área, com um bom vocabulário. Parabéns ao grupo, minha nota é 9.

    ResponderExcluir
  28. nota 8 para o grupo, uma vez que conseguiram apresentar uma boa organizacao no diagnostico dos bairros propostos, com entrevistas que tambem apresentam um vocabulario adequado, mas que deixaram um pouco a desejar no conteudo dos questionamentos. De forma geral, demonstraram empenho com a realizacao do trabalho, mostrando que podem sim se tornarem grandes profissionais da Educacao Fisica.

    ResponderExcluir
  29. O grupo se organizou bem, fez um excelente trabalho, demonstrando os espaços de lazer e esporte, tanto suas condições, histórico e sobrevivência dos locais. Intercalou áudios, narrações, entrevistas, imagens de forma a obter uma sequência lógica organizada. Além do tempo suficiente para todo o conteúdo, mantiveram uma boa postura que se espera de futuros profissionais da Educação Física. A percepção de que existe vários bairros carentes de espaços para práticas corporais de esporte e lazer é muito crítica! Devido a eficiência do trabalho em grupo, parabenizo-os!!! Nota 9

    ResponderExcluir
  30. Parabéns ao grupo. As imagens e textos estavam bem dispostas no vídeo, mostrando informações relevantes sobre as condições das estruturas dos bairros. O vocabulário e a postura utilizada no vídeo foram adequados com a de um profissional de Educação Física. O tempo foi suficiente para apresentar um conteúdo bastante completo e de fácil compreensão. Nota 10

    ResponderExcluir
  31. Parabéns ao grupo ,foi tudo bem organizado os áudios coerentes com as imagens e tudo mais.Vocabulário simples e objetivo,atenderam a todos objetivos da proposta .Todos atuaram como bons profissionais de Educação Física.o tempo foi suficiente e o trabalho esclarecedor.Nota 9

    ResponderExcluir
  32. Nota 9. O trabalho mostrado foi bem organizado e foi explicado de maneira bem clara e objetiva.O tempo foi suficientemente bem gasto.Deveriam ter aprofundado mais no que poderia ser feito em relação aos bairros que tem espaço mas não possuem nenhum projeto. Muito bem feito . Parabéns !

    ResponderExcluir
  33. Neste vídeo foi possível notar a falta de espaços públicos e a quantidade de locais privados, isso ficou em evidência pelo grupo 2, adotaram uma boa postura como futuros profissionais da educação física e apresentaram um bom diagnóstico usando tempo suficiente em seu vídeo. Foi observado também uma ótima organização em relação a participação dos componentes do grupo vistas em muitas imagens. Nota 9

    ResponderExcluir
  34. O vídeo do grupo se mostrou muito bem organizado, a forma que passaram as informações foram muito claras e objetivas, a maneira como abordaram o tema foi de acordo com ética profissional de um bom professor de educação física, o tempo foi suficiente para colocarem o que diagnosticaram em cada bairro, e a turma se mostrou interessada com o trabalho proposto. Parabéns ao grupo ! Nota 9.

    ResponderExcluir
  35. O trabalho foi bem organizado, seguindo a sequência dos bairros analisados, composto de muitas imagens, áudio e a presença de música. A pesquisa foi feita com breves entrevistas, porém devemos levar em conta a ausência de espaços tanto públicos como privados para a prática de expressão corporal. É notório o esforço dos participantes para realizar tal atividade e o tempo exposto foi o suficiente para nos mostrar o que possui a região. É muito triste vermos como existe a escassez de investimentos nos locais públicos. A dica que eu dou para o grupo é a realização de entrevistas mais elaboradas para sabermos melhor a percepção do público diante dessa realidade. Nota 8, parabéns!

    ResponderExcluir
  36. Trabalho bem organizado. Passaram de forma clara o que foi exigido. Aturam como ótimos profissionais. Usaram muito bem do tempo, para ,mostrar tudo que foi pedido à eles. Nota 10

    ResponderExcluir
  37. BOM TRABALHO. O GRUPO SEGUIU UMA BOA LINHA DE ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO TRABALHO. UTILIZARAM BEM O TEMPO EM QUE SE DISPUSERAM A REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS. O DIAGNÓSTICO AJUDOU A MOSTRAR LOCAIS AINDA DESCONHECIDOS PELA POPULAÇÃO DE LAVRAS E QUE POR ESSE FATO, TALVEZ NÃO ESTEJAM SENDO POUCO UTILIZADOS E NOVAMENTE TAMBÉM NOS MOSTRA BAIRROS DESPROVIDOS DE LOCAIS PARA A PRATICA ESPORTIVA E DE LAZER. DICA PARA O GRUPO SERIA DE INVESTIR UM POUCO MAIS DE TEMPO NAS ENTREVISTAS COM OS MORADORES DOS BAIRROS E FREQUENTADORES DOS LOCAIS DE PRÁTICA ESPORTIVA E DE LAZER.
    NOTA 8

    ResponderExcluir
  38. O trabalho teve uma organização boa, o que atrapalhou foi a dificuldade e a qualidade do áudio, mas teve uma boa linha de organização, postura boa ao que foi proposto, a dica é que sejam mais claros quanto ao conteúdo e se atenham um pouco a qualidade do áudio. Ponto forte destaco as entrevistas do grupo. Concluo minha analise por nota 8.

    ResponderExcluir
  39. Nota 8,um bom trabalho bem organizado foram simples e concretos,atuaram realmente como profissionais da Ed física,mas pecaram em deixar entrevistas de lado e focando só em fotos,parabéns.

    ResponderExcluir
  40. O trabalho possui uma boa organização, com uma boa sequência, o grupo soube explorar o que cada bairro possui, apesar do áudio não estar bom, desenvolveram uma boa postura como profissionais e o tempo foi suficiente para isso ser exposto. Nota 9

    ResponderExcluir
  41. O trabalho possui uma boa organização, com uma boa sequência, o grupo soube explorar o que cada bairro possui, apesar do áudio não estar bom, desenvolveram uma boa postura como profissionais e o tempo foi suficiente para isso ser exposto. Nota 9

    ResponderExcluir
  42. Informações bem organizadas e esclarecedoras,apesar do áudio não estar com boa qualidade. Conseguiram desenvolver bem o trabalho e mostrar oque se foi pedido. Exerceram uma boa postura como profissionais.nota 9

    ResponderExcluir
  43. Atendeu corretamente aos critérios impostos para avaliação merecedor da NOTA 10

    ResponderExcluir
  44. O trabalho ficou bem organizado, porém o áudio deixou um pouco a desejar,não interferindo no entendimento do trabalho.A postura foi condizente, as pesquisas feitas mostraram a verdadeira postura de um profissional. As entrevistas somaram bastante ao trabalho e tudo foi realizado dentro do tempo proposto. Nota 9

    ResponderExcluir
  45. Assim como o grupo anterior este conseguiu ser bem organizado e didático, a principio (quando exibido em sala) foi de difícil entendimento mas ao rever o trabalho, em casa, pude ver que o ocorrido se deu por problemas técnicos e não por erro di grupo. O grupo procurou manter o profissionalismo durante todo o trabalho e conseguiu em alguns minutos de vídeo exibir tudo o que era necessário.
    Foi muito bom ver que existem sim , mesmo que poucos, locais disponíveis pra o lazer da comunidade em uma região que me era extremamente desconhecida. Minha única recomendação é que intercalem mais vídeos com as imagens.
    Nota: 8,5

    ResponderExcluir
  46. Trabalho organizado e bem explicativo, passando de maneira clara o que foi exigido para o mesmo. O tempo foi bem utilizado. Sendo assim, nota 10.

    ResponderExcluir
  47. O grupo montou um belo diagnóstico, com duração certa e imagens bem detalhadas o grupo conseguiu esclarecer bem os questionamentos do trabalho. Tendo bastante organização mostraram que a postura de um futuro profissional da área. O áudio foi um ponto que ficou um pouco abaixo, por isso nota 9,5!

    ResponderExcluir
  48. Nota 10 - O grupo atendeu bem as expectativas do trabalho, o conteúdo do vídeo foi bem satisfatório.

    ResponderExcluir
  49. O CONTEÚDO DO GRUPO FOI BEM ORGANIZADO E A SEQUENCIA LOGICA DE CADA BAIRRO FOI BEM EXPOSTA,O VÍDEO FOI BEM PRODUZIDO E DETALHADO MOSTRANDO UM ÓTIMO EMPENHO DO GRUPO,VOCABULÁRIO MUITO SIMPLES E COMPREENSÍVEL,POSTURA DESEJÁVEL PARA FUTUROS PROFISSIONAIS DA ÁREA,O TEMPO FOI SUFICIENTE E BEM ORGANIZADO PELO GRUPO,A TURMA SE MOSTROU INTERESSADA E ATENCIOSA COM ESSE DIAGNOSTICO,MINHA PERCEPÇÃO E QUE OS LOCAIS MOSTRADOS NÃO CONSEGUEM COBRIR A DEMANDO DOS MORADORES,RECOMENDO UM CUIDADO MAIOR COM O ÁUDIO DAS ENTREVISTAS, NOTA 9

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.