sexta-feira, 15 de julho de 2016

Material adicional da avaliação

Prezados alunos/as
Seguem os vídeos dentre os quais retirei a parte da entrevista com o escritor uruguaio Eduardo Galeano



HUMANOS
O que nos torna humanos? Será por que amamos, por que brigamos? Por que rimos? Choramos? Nossa curiosidade? A busca pela descoberta?
Selecione as legendas (CC) para conhecer os países onde as imagens foram filmadas e o nome dos entrevistados.

Driven by these questions, filmmaker and artist Yann Arthus-Bertrand spent three years collecting real-life stories from 2,000 women and men in 60 countries. Working with a dedicated team of translators, journalists and cameramen, Yann captures deeply personal and emotional accounts of topics that unite us all; struggles with poverty, war, homophobia, and the future of our planet mixed with moments of love and happiness.

O VOL.2 trata dos temas da guerra, do perdão, do homosexualidade, da família e da vida após a morte.

The VOL.3 deals with the themes of happiness, education, disability, immigration, corruption and the meaning of life.





















27 comentários:

  1. Infelizmente vemos nesses vídeos o triste retrato da atual realidade que vivemos. Uma sociedade que na maioria das vezes preza mais o lucro do que os princípios humanos. Esperamos que essa realidade mude algum dia, mas apenas nós mesmo podemos ser o ponto de partida dessas mudanças,

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo desses videos traz a tona várias problemáticas sociais e leva à reflexão sobre até que ponto se pode considerar que a existência humana evoluiu, pois ao mesmo tempo em que se depara com o crescimento tecnológico em diversas áreas tem-se o contrapeso da disparidade social, da miséria e dos impactos ambientais que o ser humano vem causando.

    ResponderExcluir
  3. Esse vídeo MAN é a triste realidade, o egoismo no ser humano. Lamentável!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Claramente vemos o mundo em que estamos cultivando hoje em dia,ou seja,a ambição do ser humano em ser melhor que o outro em decorrência de um poder maior em meio a sociedade.Outro ponto em que se destaca esses videos é o fato de não respeitarmos mais os direitos humanos(princípios humanos) e a natureza,particularmente as pessoas estão destruindo o meio ambiente e a vida social em meio a revolução em que se passa o mundo em decorrência do tempo,e isso abrange todos, pois pessoas também se acabam em meio a esse modo em que vivemos atualmente.

    ResponderExcluir
  6. Os vídeos apresentados retratam como se encontra a sociedade contemporânea, uma situação com vínculos no capitalismo que está fazendo com que o ser humano destrua o Planeta Terra cada vez de forma mais acelerada, tudo para saciar o desejo de se sentir dono do mundo, dono do dinheiro. Essa situação é explicada pela Indústria Cultural que prega uma cultura apegada a bens materias, de curta duração, homogenização dos aspectos culturais do povo ( roupas, ações, etc), tudo isso é remetido nos vídeos, inclusive na entrevista do escritor uruguaio Eduardo Galleano, em que percebe-se a dificuldade de se estabelecer sentimentos em uma sociedade que não se importa com isso mais, não apenas sentimentos, conversas, amizades. O capitalismo não acaba apenas com as pessoas, o meio ambiente sofre um desgaste eterno, sem chances em alguns casos de recuperação, tudo para que o capitalismo possa ter aproveitamento total, ganho total, lucro total, sem importar com as pessoas que prejudicam ou a natureza de maneira completa.

    ResponderExcluir
  7. Observa-se nesses vídeos como o sistema capitalista fez com que nos tornássemos menos condizentes ao sofrimento aleio e cada dia mais individualistas.Não vemos como isso se torna mais comum pois estamos muito adaptados a esse sistema e dificilmente conseguiremos sair dele.
    Porém Humans mostra as diferenças que nos seres humanos temos,a história de pessoas de diferentes partes do mundo e o que é felicidade,amor,riquezas para elas e qual é o real significado da vida.

    ResponderExcluir
  8. Analisando aos vídeos notamos que a sociedade visa o dinheiro, o trabalho e vivemos na triste época do sistema capitalista e as diferenças do ser humano(Em Humans).A era moderna que representa uma sociedade individualista e interesseira, cada individuo pensa em si mesmo, nas suas metas, nos seus interesses e ponto final, não importa o que vai acontecer com meu vizinho, com as pessoas da minha comunidade, o que importa é que preciso lucrar, alcançar meus objetivos.

    ResponderExcluir
  9. Consta o ponto a onde somos capazes de ir para revolucionar um mundo de maneira individualista e escrava, onde nós somos os próprios alvos. As pessoas não pensam mais no próximo, é raro compartilhar amor e conseguir ver o sofrimento do outro. Ultimamente os seres humanos só pensam em crescer se enriquecendo de bens materiais, esquecem da nossa natureza, e acham que o mundo será eterno com tantas destruições. Independente da nossa cultura, de onde viemos é nosso dever cuidar do que temos, e preservar. Pois a principal mudança vem de nós. Esse mundo capitalista que podemos se dizer quase "impossével" de ser domado, depende apenas da nossa consciência como seres humanos preservadores de uma nação, de tentar diminuir tamanha ignorância.

    ResponderExcluir
  10. ATRAVÉS DESSES VÍDEOS NOTAMOS A TRISTE REALIDADE DA NOSSA SOCIEDADE. VEMOS O DINHEIRO COMO UM BEM MAIOR PARA TODOS(SISTEMA CAPITALISTA),TORNANDO-NOS MAIS INDIVIDUALISTA.PORTANTO, NA MODERNIDADE, A ERA EM QUE OS INDIVÍDUOS TENTAM SAIR DA SUA MENORIDADE E SE LAÇAM EM BUSCA DO CONHECIMENTO E DA VERDADE. JÁ NO VÍDEO HUMAN, OBSERVA-SE AS DIFERENÇAS DOS SERES HUMANOS, EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO, VÁRIAS CULTURAS DIFERENTES.

    ResponderExcluir
  11. É realmente lamentável o fato de como a busca incessante do homem ao satisfazer seus próprios prazeres momentâneos o faz esquecer dos princípios básicos/simples da vida. O capitalismo vem tentando cada vez mais dominar e infelizmente, tem conseguido. Uma sociedade consciente só é construída com mentes possivelmente críticas para não aceitar tudo o que é imposto diariamente sem contestação e com pessoas capazes de disseminar ideais construtivos, de maneira positiva.

    ResponderExcluir
  12. É realmente lamentável o fato de como a busca incessante do homem ao satisfazer seus próprios prazeres momentâneos o faz esquecer dos princípios básicos/simples da vida. O capitalismo vem tentando cada vez mais dominar e infelizmente, tem conseguido. Uma sociedade consciente só é construída com mentes possivelmente críticas para não aceitar tudo o que é imposto diariamente sem contestação e com pessoas capazes de disseminar ideais construtivos, de maneira positiva.

    ResponderExcluir
  13. Explicitamente , os vídeos vem nos mostrar o caos em que vivemos , o vínculo em que o homem criou diretamente ao capitalismo , o qual , já deixou de ser um fator bom , de tão absurdo em que se tornou seu uso . Ninguém mais se importa com as futuras gerações, o ato de criar para consumir ultrapassou os limites , de modo que , além do próprio ser humano ser prejudicado , o meio ambiente também sofre com as consequências desse avançado irregular e exagerado . Nossa alimentação tem total marca dessa alienação, visto que , tudo o que consumismo possui abundantemente as marcas da industrialização, os agrotóxicos . Dessa forma , vemos que , o ser humano não se importa mais com o próximo , apenas com si mesmo e assim , como sucessão,perderemos cada vez mais um pouco do que se existe hoje .

    ResponderExcluir
  14. Os videos mostram claramente a triste situação da sociedade capitalista, onde tudo tem preço e nada tem valor. O ser humano cada vez mais sendo capaz de tudo para saciar seus desejos consumistas, alimentando cada vez mais o capitalismo. A exploração de uns para a satisfação de outros, gerando desigualdade social e consequentemente um mundo mais injusto e cruento para as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  15. O vídeo ''man'' mostra a realidade do mundo em que estamos vivendo, onde pessoas estão matando animais para a confecção de roupas e calçados. Estamos vivendo num completo lixão onde a polução está desenfreada, os cortes de árvores estao acontecendo a todo o momento sem o pensamento de que no futuro tudo fará muita falta. São atitudes de preservação que hoje não tem valor,mas que no futuro elas valerão demais, resta saber se ainda terá tempo de recuperar algo.

    ResponderExcluir
  16. Diante do que foi exposto nos videos, percebe-se claramente a incapacidade que os seres humanos têm de promover um futuro sustentável ao planeta, em vista que desde décadas atrás, os humanos só focam em seus próprios interesses, buscando consumir cada vez mais uma quantidade maior de produtos. Logo, devastando ainda mais o ambiente a favor de seus interesses.

    ResponderExcluir
  17. Notamos claramente como o ser humano não se preocupa com o próximo, tendo para ele de importante apenas a sua felicidade, a qual nos dias de hoje se reflete em consumo, um consumo impensável para o meio ambiente, sendo assim insustentável, como muito bem demonstrado no vídeo ''MAN'', que demonstra claramente que se continuarmos no nível de consumo que estamos apresentado atualmente chegara uma hora que não terá mais nada para consumir, demonstrando o comportamento do ser humano hoje em dia, que aderindo ao Capitalismo, eleva o consumo ao extremo, consumindo ate mesmo sua própria casa.

    ResponderExcluir
  18. Com a visualização dos videos expostos percebemos claramente a influência capitalista que a nossa sociedade vem recebendo, a única coisa que importa é o lucro. Cada dia nos tornamos mais e mais egoístas, vivendo sem pensar no que pode acontecer no futuro, um exemplo disso é o video Man

    ResponderExcluir
  19. Com a visualização dos videos expostos percebemos claramente a influência capitalista que a nossa sociedade vem recebendo, a única coisa que importa é o lucro. Cada dia nos tornamos mais e mais egoístas, vivendo sem pensar no que pode acontecer no futuro, um exemplo disso é o video Man

    ResponderExcluir
  20. Nota-se como a influencia do capital na sociedade atual molda os costumes e tradições. O vídeo "MAN" de Steve Cutts nos mostra claramente que o objetivo do homem é consumir e possuir bens.
    Deve-se repensar estes conceitos, pois, para uma sociedade que se diz moderna, estas atitudes mostram um grande retrocesso e o mundo junto com o homem não aguentarão a pressão destes atos e este consumismo exagerado.

    ResponderExcluir
  21. O vídeo "MAN" chama a atenção ao consumo desenfreado da humanidade,criticando o ser humano e o seu papel de superioridade perante os demais seres vivos.Com isso a animação mostra alguns exemplos como :o descarte de lixo nos rios ,a exploração animal,e a devastação ambiental,fazendo um alerta dos perigos do estilo de vida adotado pelo homem desde a sua existência.

    ResponderExcluir
  22. O vídeo "MAN" chama a atenção ao consumo desenfreado da humanidade,criticando o ser humano e seu papel de superioridade perante os demais seres humanos.A animação mostra alguns exemplos do homem como : o descarte de lixo , a exploração animal, e a devastação ambiental ,fazendo um alerta sobre os perigos do estilo de vida adotado pelo homem desde a sua existência.

    ResponderExcluir
  23. O vídeo "Man" mostra a evolução do ser humano com o consumismo desenfreado, não tendo a consciência que suas más atitudes prejudicam o meio ambiente, pensando apenas no seu conforto e comodidade. Animais sendo extintos do nosso planeta e servindo como vestimentas para o ser humano, a poluição sonora e dos mares, prejudicando a nossa saúde e acarretando vários problemas para o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  24. OS VIDEOS EXIBIDOS RETRATAM A SOCIEDADE COMO ELA É, ONDE O HOMEM PROCURA CADA VEZ MAIS BENS MATERIAIS, DINHEIRO, E LUCRO E NÃO DÁ A DEVIDA IMPORTÂNCIA AO QUE REALMENTE IMPORTA , QUE É O MEIO-AMBIENTE, A NATUREZA, O PLANETA, ALÉM DA PRÓPRIA SAÚDE,BEM-ESTAR , MUITAS VEZES ABDICANDO DESSE BEM-ESTAR E DE SUA SAÚDE PARA TRABALHAREM COMO ESCRAVOS DO SISTEMA CAPITALISTA, ONDE A MÁXIMA É O DINHEIRO. O VIDEO SERVE PARA REFLETIRMOS SOBRE NOSSAS AÇÕES QUANTO A NATUREZA E TAMBÉM, A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E AS COISAS ACABOU SE TORNANDO EM CERTO PONTO, MAIS IMPORTANTE E VALORIZADA NA SOCIEDADE ATUAL DO QUE A RELAÇÃO DO HOMEM COM AS OUTRAS PESSOAS, E NISSO AS RELAÇÕES SOCIAIS ESTÃO CADA VEZ MAIS SE MODIFICANDO E DIMINUINDO EM PROFUNDIDADE E QUANTIDADE. É NECESSÁRIO QUE FAÇAMOS UMA REFLEXÃO QUANTO AO TEMA PARA QUE POSSAMOS MUDAR A SITUAÇÃO ATUAL, QUE É PREJUDICIAL AO PLANETA E A NÓS MESMOS, COM O CONSUMISMO, MUITAS VEZES POUCA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE, COM O PRÓXIMO E COM A NATUREZA. PRECISAMOS VALORIZAR MAIS O QUE NAO SE PODE VALORIZAR EM DINHEIRO, OU SEJA AS PESSOAS, SEUS SENTIMENTOS, SEU BEM ESTAR E A NATUREZA QUE NOS PROVÊM DE VÁRIOS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA TERRA.

    ResponderExcluir
  25. OS VIDEOS EXIBIDOS RETRATAM A SOCIEDADE COMO ELA É, ONDE O HOMEM PROCURA CADA VEZ MAIS BENS MATERIAIS, DINHEIRO, E LUCRO E NÃO DÁ A DEVIDA IMPORTÂNCIA AO QUE REALMENTE IMPORTA , QUE É O MEIO-AMBIENTE, A NATUREZA, O PLANETA, ALÉM DA PRÓPRIA SAÚDE,BEM-ESTAR , MUITAS VEZES ABDICANDO DESSE BEM-ESTAR E DE SUA SAÚDE PARA TRABALHAREM COMO ESCRAVOS DO SISTEMA CAPITALISTA, ONDE A MÁXIMA É O DINHEIRO. O VIDEO SERVE PARA REFLETIRMOS SOBRE NOSSAS AÇÕES QUANTO A NATUREZA E TAMBÉM, A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E AS COISAS ACABOU SE TORNANDO EM CERTO PONTO, MAIS IMPORTANTE E VALORIZADA NA SOCIEDADE ATUAL DO QUE A RELAÇÃO DO HOMEM COM AS OUTRAS PESSOAS, E NISSO AS RELAÇÕES SOCIAIS ESTÃO CADA VEZ MAIS SE MODIFICANDO E DIMINUINDO EM PROFUNDIDADE E QUANTIDADE. É NECESSÁRIO QUE FAÇAMOS UMA REFLEXÃO QUANTO AO TEMA PARA QUE POSSAMOS MUDAR A SITUAÇÃO ATUAL, QUE É PREJUDICIAL AO PLANETA E A NÓS MESMOS, COM O CONSUMISMO, MUITAS VEZES POUCA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE, COM O PRÓXIMO E COM A NATUREZA. PRECISAMOS VALORIZAR MAIS O QUE NAO SE PODE VALORIZAR EM DINHEIRO, OU SEJA AS PESSOAS, SEUS SENTIMENTOS, SEU BEM ESTAR E A NATUREZA QUE NOS PROVÊM DE VÁRIOS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amigo, concordo com tudo que você expôs, o ser humano tem coisificado a si mesmo e humanizado as coisas, e isso gera nele um sentimento de alienação a si mesmo, o que explica seu constante sentimento de inferioridade mesmo em meio a aparente prosperidade material.

      Excluir
  26. Lamentavelmente vivemos a face capitalista aprofundada em alimentos transgênicos,propagandas enganosas,produtos modificados em busca do maior tempo de conservação,cada vez mais tornando o mundo em um sistema de compra.Nesse sentido as patologias sociais que assolam na contemporaneidade tendem a aumentar se não agirmos em conjunto buscando conhecimentos dentro da nossa formação.A Educação Física é um meio contrário ao oferecido pelos ideias capitalistas,saúde do próximo acima de qualquer coisa.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.