quarta-feira, 2 de março de 2016

RESENHA Estudos Socioculturais da Educação Física, Esporte e Lazer

Universidade Federal de Lavras
Estudos Socioculturais da Educação Física, Esporte e Lazer
Nome: Andreolle Augusto dos Santos 

Resenha: Esporte de Rendimento e Esporte na Escola, Marco Paulo Stigger & Hugo Lovisolo (orgs.)
O livro Esporte de Rendimento e Esporte na Escola de 217 páginas, foi lançado em janeiro de 2009 pela editora Autores Associados. O livro é um debate estimulado pela revista Movimento, que ao longo de sua atividade sempre deu atenção a artigos de pesquisas e ensaios dos quais o tema estava sempre interligado com problemas da educação física na escola, tal como nesse caso, para o debate sobre o esporte de rendimento e o esporte na escola, convidaram os colegas: Hugo Lovisolo graduado em Sociologia pela Univerdad de Buenos Aires em 1969, mestrado 1982 e doutorado 1987 em Antropologia Social pela UFRJ e pós doutorado em Ciências dos Esportes pela Universidade do Porto/Portugal; Marco Paulo Stigger graduado em Licenciatura plena em Educação Física pela UFRGS 1977, mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho 1992 e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto/Portugal 2000; Valter Bracht doutorado pela Universität Oldenburg/Alemanha 1990, Elenor Kunz doutorado no Instituto de Ciências do Esporte da Universitat Hannover/Alemanha 1987, Celi Taffarel doutorado em Educação pela UNICAMP 1993 e pós doutorado pela Universitat Oldenburg/Alemanha 1999; Adroaldo Gaya doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto/Portugal 1994; e Alexandre Fernandez Vaz doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Hannover 2002.
O livro se divide em duas partes, na primeira parte traz o artigo original na íntegra publicado pela revista entre os anos de 2000 e 2001 enquanto na segunda uma nova e curta reflexão e atualização apresentada pelos autores, para a discussão do tema considerado polêmico os autores Bracht, Kunz, Gaya, Taffarel, Stigger e Vaz foram invitados a escreverem artigos expressando seu modo de pensar sobre o pressuposto tema, enquanto Lovisolo foi invitado a fazer uma mediação no debate proposto pela revista.
Os autores tratam no livro da discussão de como o esporte pode ser trabalhado na escola de forma educadora e inclusiva, visto que a educação física na escola atualmente está ligada diretamente ao esporte de rendimento voltado a competição, o que traz vários problemas para o desenvolvimento escolar dos alunos e que embora exista nas outras disciplinas escolares também a competição, seleção e modos de exclusão não aparece de forma escancarada como na educação física. Na medida que na escola foi havendo a substituição da ginástica tradicional e competição foi ganhando maior espaço de destaque, mais ainda quando se tornou uma das principais armas do capitalismo, pois nenhum outro evento cultural tem tanta visão quanto o fenômeno do esporte, empresas passaram a explorar esse negócio, atletas viraram super-heróis o que acaba tirando a criatividade dos alunos, fazendo uma mecanização do esporte, que só visa o resultado final. O livro se destina aos atuais e futuros profissionais da área da educação física escolar e também para educadores de outras disciplinas escolares.

O texto é de imensa importância para a educação física, pois influencia diretamente na área de atuação dos nossos profissionais e ajudam a refletir como estão trabalhando o esporte no conteúdo no cotidiano escolar. A obra nos presenteia com bons debates, mas também algumas contradições e conflitos entre os autores, mas que nos faz abrir a mente para novas ideias e pensamentos. Visto que os autores apresentam sobre o tema, chego a uma conclusão que o esporte é de suma importância para o desenvolvimento sociocultural do sujeito, conhecimento do seu corpo e seus limites e dos outros também, mas se trabalhado e desenvolvida da maneira correta, não visando somente rendimento, vitórias, deve haver um cuidado em como o esporte está sendo desenvolvido no ensino escolar, será que estamos reproduzindo somente os movimentos expostos nas famosas competições e sendo assim limitando o sujeito a aquelas práticas e somente isso, assim valorizando a lógica capitalista ou estamos desenvolvendo esse fenômeno visando o prazer, saúde, inclusão, convivência. Mas também devemos nos atentar pois cada vez menos estamos tendo espaços para a sua prática e a escola muitas das vezes se torna o único local para a prática esportiva, pois privatizam os locais de prática, cada vez é maior o número de clubes e menor o de praças, quadras públicas e escolas cada vez piores pois muitas não têm nem se quer o mínimo necessário para o desenvolvimento de atividades físicas pois o dinheiro destinado a essa área acaba se dando fim a outra e devemos reivindicar para essa mudança, para que possamos com o esporte promover a formação de cada vez mais pessoas criativas, com liberdade de pensamento e expressão, que possam confrontar cada vez mais com o pensamento da sociedade atual. 

16 comentários:

  1. O aluno Andreolle teve um ótimo domínio sobre o assunto, não houve pontos negativos, a apresentação em si foi ótima, uma linguagem, houve muita participação dos alunos pois o assunto foi bem discutido,o conteúdo foi adequado ao tempo.Nota 9,5

    ResponderExcluir
  2. A apresentação de Andreolle foi muito boa, tendo domínio sobre a leitura feita e boa transmissão para os alunos.Teve coerência e lógica na obra apresentada e vocabulário correto. Senti que faltou um pouco de postura condizente com a sua formação profissional, houve debate e participação da turma, estando dentro do tempo condizente. Parabéns pela apresentação do conteúdo, nota 9.

    ResponderExcluir
  3. A objetividade foi o ponto mais forte, pois muitos se perdem deixando para trás vários detalhes, o que não aconteceu com Andreolle. Tirando o fato do nervosismo de apresentar o tema de seu livro para tantos colegas de classe, foi muito bem.
    NOTA: 10 meu jovem, mandou bem!

    ResponderExcluir
  4. Explicou o livro de forma direta, fácil e proporcionou um bom debate em aula. Nota 9

    ResponderExcluir
  5. Um bom livro com um tema que proporcionou um debate produtivo, assunto bem abordado na apresentação e bom domínio sobre o tema.
    nota 9,5

    ResponderExcluir
  6. Ótima apresentação, teve domínio da leitura e do tema, usou ótimos argumentos, trazendo um debate produtivo, me proporcionando novas reflexões para área da educação física. NOTA: 10

    ResponderExcluir
  7. Uma boa apresentação do aluno, possuiu um grande domínio do assunto em questão, atribuiu uma linguagem direta e objetiva, para o entendimento de todos. Houve participação da classe e um questões devidamente respondidas pelo aluno. Parabéns, nota 9!

    ResponderExcluir
  8. Otima apresentação, demonstrou segurança e clareza ao dissertar o tema, nota 9 .

    ResponderExcluir
  9. Achei uma excelente apresentação do livro,linguagem clara,alto rendimento em escola e um tema excelente a ser estudado,um vocabulário muito bom, dentro do tempo estabelecido e com bastante participação dos colegas, nota 9,7!

    ResponderExcluir
  10. Ótima apresentação, é um bom tema para discussão, ótimo vocabulário e demonstrou segurança e clareza na apresentação, teve uma pequena falta de postura profissional, por isso nota 9.

    ResponderExcluir
  11. Ótima apresentação, o aluno demonstrou domínio sobre o assunto tratado no livro, houve uma grande participação da turma durante seu seminário. Manteve uma boa postura e usou um vocabulário correto. 9,5.

    ResponderExcluir
  12. Andreolle apresenta o tema muito bem e demonstra domínio sobre ele. Mostra a estrutura da obra e cita suas divisão de acordo com seus artigos e discussões. Entre as questões apontadas, podemos compreender a mecanização do esporte, onde moldam as crianças sem que tenham a possibilidade de criação, fator importante para o seu desenvolvimento.
    Nesse contexto trata-se do Esporte de alto rendimento em escolas, que causa lesões e consequências no desenvolvimento de uma criança. Assim, mais uma vez reforça-se a importância das brincadeiras lúdicas.
    Andreolle expõe o assunto de forma simples e lógica. Durante a apresentação soube colocar suas opiniões, fato que contribui para a compreensão. Merece nota 10.

    ResponderExcluir
  13. Foi uma boa apresentação, sem pontos negativos, mostrando domínio em seus ideais e compreensão sobre a leitura, o vocabulário foi apropriado a formalidade da apresentação, a postura do aluno foi condizente com um nível profissional acerca do tema, transmitindo com clareza o conhecimento adquirido, houve atenção e participação de todos no debate, o tempo limite foi observado e respeitado, nota 9,2 devida a pequenos ajustes que poderiam ser feitos para melhorar o nível da apresentação, mas , o nível atingido foi satisfatório.

    ResponderExcluir
  14. Andreolle soube explicar o livro de forma clara e objetiva, mostrando que ainda hoje o esporte de alto rendimento é o que persiste nas escolas, causando vários tipos de consequências para as crianças, o que só comprova que o esporte lúdico deve ser introduzido nas escolas. Ele mostrou domínio e entendimento sobre o conteúdo, tanto que ao longo da apresentação colocou seus pontos de vistas a respeito do tema. Merece nota 10

    ResponderExcluir
  15. o aluno Andreolle apresentou o livro de forma objetiva, focando nos principais assuntos abordados no livro, sendo assim foi uma apresentação curta dando espaços para que os demais alunos da classe participassem com perguntas que iriam esclarecer ainda mais sobre o livro. Ele não passou nervosismo durante a apresentação, sendo assim considero que houve um bom domínio sobre o livro. Sua postura também foi condizente, utilizando um vocabulário correto. Minha nota é 9.7

    ResponderExcluir
  16. O Aluno apresentou a obra de forma clara e objetiva, mostrando amplo domínio sobre o tema e gerando um posterior debate. Nota 9,5.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.