quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pesquisa de Ijaci



UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ABRIL DE 2014





DIAGNÓSTICO SOBRE AS PONTENCIALIDADES E LIMITES DOS LOCAIS OFERECIDOS PARA A PRÁTICA CORPORAL NO MUNICÍPIO DE IJACI/MG

TIAGO FONSECA DA SILVA
EDÊNIO DE SOUZA
LUCIANO DA SILVA CAMPRA
MOISÉS SILVESTRE DE AZEVEDO MARTINS
GUILHERME HENRIQUE LEMOS SIVA
GABRIEL BENEDITO LIMA











De acordo com os dados do IBGE (censo de 2010), o município de Ijaci/MG possui uma população aproximada de 5.859 habitantes. Seu relevo urbano é acentuado, suave, tendo serras e a represa do Rio Grande como paisagens de seu entorno. Fundada em 30 de dezembro 1962, localizada na mesorregião do Campo das Vertentes e na microrregião de Lavras /MG. Situado a 833 metros de altitude, de Ijaci as coordenadas geográficas do município Latitude: 21° 9' 24'' SulLongitude: 44° 55' 34'' Oeste. Possui, em sua zona urbana, duas escolas municipais e uma estadual.
A História de Ijaci está intimamente relacionada com a vinda da família Villas-Bôas (hoje grafada Vilas Boas) do norte de Portugal, via São João del Rei, para o que veio a ser o povoado de Nossa Senhora da Conceição do Rio Verde. Foi Vigilato Vilas Boas quem doou os terrenos onde hoje está a Igreja Matriz e as principais quadras da cidade. Ijaci é termo indígena que significa "filha da Lua".
O município tem como principal ramo industrial a mineração de componentes para construção civil e agricultura (cal, calcário, cimento e argamassa).
O turismo do município se baseia nas atrações do lago da hidroelétrica do Funil e mais a Gruta de Santo Antônio e Festa do Peão.
Conforme proposto, após uma breve apresentação sobre o município pesquisado, voltaremos nossas atenções na pesquisa dos locais onde são realizadas práticas corporais diversas, analisando os seus mais diversos aspectos, apresentando suas qualidades, seus defeitos e suas potencialidades.
Informações colhidas com o secretário municipal:
Como ponto de partida da pesquisa, procuramos o secretário municipal de esporte, lazer e cultura do município que nos atendeu prontamente para nos informar que:
1)      Que existem duas escolas municipais no perímetro urbano do município e uma estadual.
2)      Sobre as atividades corporais diversas, informou-nos que o governo municipal realiza convênios com associações, além dos programas sociais como o CRAS e CONSEP para efetivar políticas voltadas para as práticas corporais.
3)      Citou um programa de treinamento de handbool feminino realizado pela ALECI (Associação de Apoio ao Lazer Esporte e Cultura) que atende um público de cerca de 20 meninas. Esta atividade é praticada no ginásio do bairro da Serra com uma freqüência de duas vezes por semana.
4)      Em relação a atividades para grupos específicos, informou-nos que através do CRAS são realizadas atividades físicas toda semana destinadas ao pessoal da 3ª idade.
5)      Informou-nos, também, que o CONSEP realiza a rua do lazer uma vez por mês, onde são oferecidas diversas formas de atividades corporais como, jogos, brincadeiras e dança.
6)      Relatou a existência de um grupo de dança que realiza apresentações esporádicas, geralmente em datas comemorativas.
7)      Relatou a existência  de times de futebol e jogadores que se profissionalizaram. Que existe um time de veteranos que joga freqüentemente.
8)      Falou sobre a estrutura dos locais em que a prefeitura toma conta, ressaltando a boa qualidade e manutenção dos mesmos.
9)      Nas questões a respeito do esporte de natação, há um projeto de locomoção dos praticantes para Lavras, pois não possui piscinas. As práticas são feitas no clube LTC.
10)   Há projeto de capoeira.

De posse destas informações saímos para visitar os locais e conversar com os usuários e com a população em geral.




A Praça de Esportes da Cidade

O primeiro local que visitamos, no dia 15 de abril de 2014, foi a Praça de Esportes da cidade. As primeiras informações colhidas na sede da Prefeitura Municipal nos levaram até este local chamado de Praça de Esportes. Localizado na região central do município, consiste em um complexo esportivo com um ginásio poliesportivo, uma quadra poliesportiva descoberta e um campo de futebol.
Local amplo e bem arborizado, logo que chegamos para fazer a visita in loco, já nos deparamos com cerca de 20 crianças e adolescentes jogando futebol de salão no ginásio poliesportivo.
Neste local realizamos a entrevista com um freqüentador que nos autorizou a usar o seu primeiro nome.  O garoto Wesley, de 15 anos de idade, ao ser entrevistado, nos relatou que os freqüentadores daquele local são crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, que freqüentam as quadras diariamente para a pratica de futebol de salão. Que os esportes mais praticados por eles são o futebol de salão e, raramente, jogam vôlei, pois já existiu um projeto desta modalidade na cidade. Disse-nos que a prefeitura disponibiliza horários com professores de futebol e sempre tem algum funcionário  responsável pelas bolas e vigia o local.
No local visualizamos uma placa de reforma datada de março de 2002, encontramos um movimento constante de pessoas no local, as condições gerais do local eram boas, as quadras estavam pintadas, varridas, tinha um vigia no local, cartazes com informações sobre torneios e contemplação de material esportivo para os usuários.
Nos informamos que o campo de futebol é usado pelos jogadores veteranos da cidade aos domingos, que  a cidade já teve times amadores que no momento estão fora de atividades.
Em uma conversa com os freqüentadores, indagamo-nos sobre o que eles gostariam de praticarem naquele local, e diagnosticamos que gostariam de praticarem modalidades esportivas diversas, como o basquete (em nenhuma das quadras tinha tabela de basquete), dança de rua e artes marciais.
Conversamos com o funcionário público municipal responsável por um projeto com crianças de 6 a 13 anos, ele nos disse que trabalha com cerca de 50 crianças, mas que o projeto todo atente cerca de 120 crianças. Que o governo municipal fornece todo o material (chuteiras, meias, calções, e camisas) alem de fornecer ajuda em viagens para disputa de torneios regionais.
Apesar de nos deixar uma boa impressão, consideramos que muito ainda pode ser aproveitado naquele espaço. Como a revitalização da área externa, implementação de estrutura para a prática de outras atividades corporais. Mas de qualquer forma, pelo que constatamos, a população de Ijaci esta sendo bem atendida neste local, principalmente as crianças e adolescentes.
Há a fiscalização a respeito de segurança. Boa parte dos alunos frequentam mais no final do dia, então são frequentes as rondas policiais no local.
Ginásio do Bairro da Serra
Outro local visitado onde se pratica atividades corporais diversas é o ginásio poliesportivo do bairro Serra.
Neste local pratica-se capoeira, futebol de salão, ginástica para a terceira idade e handebol feminino.
O bairro da Serra fica localizado nas proximidades do Lago do Funil, bem como ao pé da Serra de Ijaci, ao lado da praça do bairro localiza-se o Ginásio Poliesportivo.
O local tem uma boa apresentação, está com a pintura nova e bem conservada, oferece vestiários e tem um vigia responsável pela guarda. Os materiais são de boa qualidade e aparentam serem novos. Possui bolas de futsal, bolas de handball, vôlei, berimbau, bambolês, cones, apitos, coletes, etc.
O local atende muito bem a população do bairro e também toda a população de Ijaci. Possui acessibilidade aos deficientes físicos, que é de suma importância.

Academia ao ar livre no bairro Nova Pedra Negra
No bairro Nova Pedra Negra está instalada uma academia ao ar livre, apesar não encontrarmos ninguém usando a estrutura no momento da visita, nos informamos que o local é bem freqüentado pela população do bairro.
Os moradores reclamaram que não existe um profissional para orientá-los nos exercícios, apesar de possuir placas explicativas e com mensagens de incentivo.
A estrutura fica montada ao ar livre, ao lado de uma réplica da antiga estação do lugarejo que foi inundado pelo Lago do Funil, dando origem ao bairro. O lugar é agradável, possui uma quadra lado, com uma mata e uma bica de água aos fundos.




Escolas Municipais
A escola Cantinho feliz ( EMEI ), localizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, Ijaci, possui locais para suportar projetos. Já foram propostos projetos de dança e ginástica, mas está na área específica para crianças.
Os alunos que frequentam o local vai de até 6 anos de idade. Bem estruturado, possui métodos que são, além de aprendizagem, de desenvolvimento físico. Praticam brincadeiras e atividades lúdicas no parque de pequeno porte que está em um complexo ao lado da escola.
A escola                                        se localiza                           , não possui estrutura que suportam realizações de práticas esportivas. As realizações de atividades físicas são praticadas na Praça de Esporte da cidade. As práticas são as mesmas de projeto ( vôlei, handball e futsal ).
Lago do Funil
Hoje, a prática esportiva realizada no lago são da população de poder aquisitivo alto, com propriedades de grande porte localizadas nos arredores.
Não há projetos para a população em geral, nem incentivos para esportes.


























Um comentário:

  1. bem legal as práticas corporais em Ijaci.Porém o município deveria investir mais na reforma de algumas áreas que até se tornam um pouco perigosas com a falta de manutenção e zelo pelos moradores.

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.