segunda-feira, 30 de maio de 2011

A IDADE CONTEMPORÂNEA

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea tem início com o mais importante dos acontecimentos, a Revolução Francesa (1789 d.C.), marcada pelo Iluminismo, trazendo grandes avanços para a sociedade, como a valorização da razão, critica a religião, transformações políticas e econômicas.A sociedade se transforma a partir da ciência, para crer é preciso comprovar através da experiência.

Segundo o historiador Eric J. Hobson, como essa Idade continua em progresso os problemas e transformações deste mundo globalizado fazem dessa época um século breve, ou seja, onde os acontecimentos acontecem rapidamente.


Cronologia


Séc XVIII – Revolução Francesa

Inconfidência Mineira

Séc XIX Invenção da Fotografia

Idependência do Brasil

Jogos Olímpicos

Séc. XX Bomba Atômica de

Hiroshima e Nagasaki

Invenção do Avião

Fim do Apartheid

Homem na Lua

Gripe Espanhola

I e II Guerra Mundial

Guerra Fria

Epidemia de Aids

Computador e Internet

Séc. XXI – Ataque de 11 de setembro

Crise econômica 2008-2009

Pandemia de Gripe 2009

Religião

Com o início da Idade Contemporânea e a conseqüente valorização da razão, os fenômenos naturais antes explicados pela Igreja com base em um certo misticismo, passam a não mais serem aceitos pela sociedade de forma tão passiva, necessitando de explicações baseadas na razão e na Ciência. Diante disso, a Igreja e o Cristianismo perderam o seu “poder” de forma significativa.

Nos dias atuais há uma certa igualdade entre as religiões, e um crescimento no número de adeptos de religiões antes não muito populares como o Evangelismo e o Espiritismo. Porém, à medida que a igualdade entre elas cresce, em contrapartida a intolerância religiosa também vem aumentando.

Diante do modo de vida cada vez mais alucinado imposto pela sociedade capitalista de hoje, onde os valores éticos e morais estão se perdendo, muitos vêem na religião um refúgio, uma forma de tentar conservar tais princípios.

Apesar disso, a religião está sendo banalizada. Ao invés de ser um meio para tentar se aproximar de Deus (o seu real propósito), está se tornando em alguns casos, uma forma de entretenimento, em outros, um negócio, onde cada um monta a sua igreja de acordo com suas vontades. É cada vez mais freqüente os escândalos envolvendo líderes espirituais.

Atualmente o indivíduo é livre para buscar a religião que acredita ser aquilo que procura, que lhe faz bem.

Educação e Cultura

A euforia tecnológica propagada pela Revolução Industrial marcou o século XIX como um período de ascensão de diversas áreas do conhecimento. Os assuntos de ordem científica e estética passaram a despertar o interesse de um grande público. Várias nações criaram instituições que buscavam o desenvolvimento. Na Idade Contemporânea, são notórias as tentativas de sistematizar as diversas áreas do saber, com o desenvolvimento da tecnologia, a educação e a cultura ganharam grande impulso na medida em que o desenvolvimento tecnológico vinculava-se com o desenvolvimento industrial, com o surgimento de tecnologias como o computador e a televisão a esses aspectos se tornaram mais fortes e acompanhou o desenvolvimento. Na passagem do século XIX para o XX, a chamada cultura de massa começou a aparecer nas grandes cidades, a criação do cinematógrafo trouxe a criação das artes cinematográficas. Elogiada por uns e criticada por outros, o cinema fundou a chamada “sétima arte”, a música nessa época também viveu grandes mudanças, tanto no campo erudito quanto no popular, passando a se tornar uma das principais culturas que se pode tirar de um país.

Modo de Sobrevivência

As pessoas se tornam intimamente preocupadas com o trabalho, com o ganho do dinheiro para as necessidades básicas, e para uma segurança financeira. O capitalismo é que está movendo o mundo contemporâneo e as atitudes são sempre consumistas, querendo sempre mais e mais.

Pelo fato de que as pessoas hoje só vivem para suas empresas e para a “sociedade do trabalho”, e antigamente tinham uma vivência familiar e de lazer bem maior, tem-se notado na sociedade que as emoções e os sentimentos fraternos estão diminuindo a cada dia, tornando essa idade cada vez mais anti-social, ou seja, individualista.

O papel da Educação Física, na maioria das vezes, vem para trazer de volta a realidade de que o lazer é importante para vida, que devemos buscar de volta a interação corporal e popular com os outros, deixar um tempo pra nós e para as convivências com as pessoas ao nosso redor. Demonstrar que o mundo não gira em torno do dinheiro e sim que o dinheiro gira em torno do mundo.


Estética x Saúde

Na idade contemporânea há um aumento na valorização da imagem do corpo, composta por padrões de beleza que idealizam estereótipos de corpos excessivamente magros ou musculosos. Esse tipo de imagem vem sendo responsável pelo aumento exagerado no número de cirurgias plásticas com fins estéticos e também pelo aumento nos casos de distúrbios alimentares (como bulimia e anorexia) e sentimentos de narcisismo.

A saúde já não e tão vista como a principal necessidade dos remédios, cirurgias e dietas, na maioria dos casos a estética está vindo em primeiro lugar, sendo que as vezes há até casos de morte em busca da beleza padrão tão almejada.


Mídia


Mídia é o conjunto dos meios de comunicação social (rádio, televisão, internet, etc.) O avanço científico e tecnológico permitiu o desenvolvimento destes meios de comunicação de massa, fazendo com que se tornassem cada vez mais participantes da vida das pessoas.

Ao mesmo tempo em que a mídia tem um importante papel no que se diz respeito em levar informações a um grande número de pessoas e levantar questões sociais como o preconceito, deficiência física, a homossexualidade, por outro lado ela tem um grande poder de manipulação.

É imensurável a influência da mídia no direcionamento de tendências da cultura corporal do movimento. Criou a tendência do esporte espetáculo, distanciando o esporte praticado em contexto de lazer, educação e saúde. Outra tendência criada foi o modelo de estética corporal.

Com a expansão deste mercado comercial do corpo, surgem a cada dia novas questões para o profissional de Educação Física. Este deve ser mediador entre a cultura corporal do movimento dos dias atuais e a sociedade, tentando despertar a leitura crítica desta cultura, associando o saber movimentar-se e o saber sobre esse movimentar-se.


Esporte

O esporte começou a ocupar um lugar de destaque na sociedade do século 20, principalmente ao servir como metáfora dos campos de batalha. Após a Segunda Guerra Mundial o mundo se viu com dois grandes pólos de poder, o Socialismo e o Capitalismo, na Guerra Fria.

Nesse contexto histórico, a guerra declarada foi transferida para o cenário esportivo, ou seja, não era mais preciso ir ao campo para lutar e matar tornou-se uma guerra de ideologias onde os dois pólos queriam mostrar seu poder tanto bélico quanto esportivo. O confronto se transferiu para a piscina, para as quadras e para as pistas.

Podemos observar, então, a criação de um espaço privilegiado para o confronto entre esses dois blocos nos quais se dividiu o mundo da década de 50 em diante, tendo a prática esportiva como referência. Foi assim que o foco do esporte passou a ser à competição, visando apenas à vitória, e logo após na década de 80 se profissionalizou e ganhou seu espaço na sociedade.


Olimpíadas


A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.


Filme

Título: Admirável Mundo Novo (Brave New World).
Origem:
Estados Unidos, 1998.
Direção:
Leslie Libman e Larry Williams.
Roteiro:
Dan Mazur e David Tausik, baseado em livro de Aldous Huxley.
Produção:
Michael R. Joyce.
Fotografia:
Ronald Victor Garcia.
Edição:
Cindy Mollo.
Música:
Daniel Licht.


Síntese

O filme relata a história de um mundo futurista onde as pessoas sofrem uma lavagem cerebral, precisando viver em harmonia com a hierarquia.

A sociedade desse mundo não possui ética religiosa e nem valores morais, características do nosso mundo atual, mas caracteriza-se por uma sociedade onde a dúvida e a insegurança é dissipada com o consumo de uma droga chamada “soma”.

As crianças possuem educação sexual desde cedo, e estão inseridas em uma cultura onde o ter é mais importante do que o ser, sendo que o conceito de família também não existe.


Referências Bibliográficas


Artigo: Corpo, cultura, mídias e educação física: novas relações no mundo contemporâneo / Prof. Dr. Mauro Betti

Artigo: Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na história, e novas configurações de corpos na atualidade / Prof. Maria Cristina Chimelo Paim e Marlene Neves Strey

Artigo: Esporte como fenômeno social / Prof. Kátia Rubi

Disponível em:

hist%C3%B3ria do mundo>

Acesso em : 04/04/11

Disponível em:

Acesso em: 13/04/11

Disponível em:

historia-da-igreja-5-a-igreja-na-idade-contemporanea>

Acesso em : 16/04/11

Disponível em:

Acesso em: 27/04/11


Apresentação


http://www.youtube.com/watch?v=pVBQYs_P9TU


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