domingo, 7 de dezembro de 2014

Grupo 4 - Diagnóstico do Esporte e Lazer em Lavras - MG

A pesquisa de Campo foi realizada com os alunos: Bruna Ferraiol, Breno Avelar, Fernando Arantes, Patrícia Lopes, Pedro júnior e Thales Vieira. Onde procuramos analisar as diferentes formas de práticas corporais existentes nos bairros: Arthur Bernardes, Bocaína, Bicame, Costa Pinto, Distrito Industrial, Jardim Floresta, Serra Verde e Santa Efigênia. O objetivo da Pesquisa a ser apresentada é diagnosticar as diversas formas de práticas corporais encontradas nos locais referentes a cidade de Lavras. Durante essa realização apresentada, enfrentamos diversos tipos de problemas, tais como chuva, distância, falta de conhecimento dos locais, o que impossibilitou a realização da pesquisa em alguns bairros onde até mesmo os moradores de bairros que no mapa constavam ser próximos afirmaram não existir na cidade, como Castelo e Paulo Menicucci. A partir desta pesquisa, podemos concluir que, geralmente, as práticas corporais são realizadas em locais como academias, clubes, escolas ou até mesmo nas ruas; e que, muitas vezes, os bairros carecem de locais adequados à tais práticas e mesmo que hajam locais que poderiam ser destinados à elas, é feita uma má ocupação dos mesmos. Percebe-se que se essa nova "era" onde as crianças tem grande acesso as novas tecnologias como smartphones, video games, computadores, etc, não tem contribuído para que estas, cada vez mais, abandonem as ruas onde brincavam diariamente de bola, piques, etc. Contudo, foi válida a experiência, e esperamos que vos acrescente em algo!

sábado, 6 de dezembro de 2014

Apresentação do livro "O Mito da Atividade Física e Saúde" de Yara Maria de Carvalho



Referência Bibliográfica

CARVALHO, Yara Maria de. O “Mito” da Atividade Física e Saúde. São Paulo: Hucitec, 2004, 177 p.

Grupo 4 - Diagnóstico do Esporte e Lazer em Lavras - MG

Procuramos analisar as diferentes formas de práticas corporais existentes nos bairros Distrito Industrial, Serra Verde, Bocaina, Santa Efigênia, Jardim Floresta, Bicame, Arthur Bernardes e Costa Pinto. Durante a realização do diagnóstico apresentado enfrentamos diversos tipos de problemas, tais como chuva, distância, falta de conhecimento dos locais, o que impossibilitou a realização da pesquisa em alguns bairros onde até mesmo os moradores de bairros que no mapa constavam ser próximos afirmaram não existir na cidade, como Castelo e Paulo Menicucci.
Também tivemos problemas para realizar a postagem do vídeo no blog, já que mesmo reduzindo seu tamanho, o mesmo excedia a capacidade permitida, e não foi possível fazer a postagem no youtube devido aos direitos autorais das músicas anexadas à ele, portanto, segue o video hospedado no site 4shared. 
A partir desta pesquisa, podemos concluir que, geralmente, as práticas corporais se dão em locais como academias, clubes, escolas ou até mesmo nas ruas; e que, muitas vezes, os bairros carecem de locais adequados à tais práticas e mesmo que hajam locais que poderiam ser destinados à elas, é feita uma má ocupação dos mesmos.
Nos questinamos também se essa nova "era" onde as crianças tem grande acesso as novas tecnologias como smartphones, video games, computadores, etc, não tem contribuído para que estas, cada vez mais, abandonem as ruas onde brincavam diariamente de bola, piques, etc.
Contudo, foi válida a experiência, e esperamos que vos acrescente em algo!

http://www.4shared.com/video/4T9IXwsEce/diagnstico_do_esporte_e_lazer_.html

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

grupo- 9 Pesquisa de campo sobre as práticas corporais existentes na cidade de Lavras

O grupo 9 constituído pelos alunos Peterson, Felipe, Eduardo e Cristian foram responsáveis pelos bairros: Padre Dehon, Nossa Senhora Aparecida, Presidente Kennedy, Bairro dos Ipês, Condomínio Stone Village e Condomínio Aldeia de Sagres, o objetivo era fazer uma análise das práticas corporais existentes em cada bairro, se os bairros possuíam-nas e se os mesmos se encontravam em condições de infraestrutura adequada para tais práticas , se os praticantes utilizavam em qual frequência, se a faixa etária era padronizada , porém ao irmos com intuito pré estabelecido para adquirirmos essas informações aprendemos mais sobre os bairros, sua história e saímos do trabalho com várias conclusões e informações novas.
Encontramos diversas dificuldades, tanto em termos de locomoção pois nossa região era constituída apenas de morros e locomovemos somente a pé durante várias horas e vários dias, aprendemos sozinhos a mexer no editor de vídeo, correr atrás de conta pra postar o vídeo aqui, aproveito o espaço para agradecer ao meu amigo Renan que me emprestou a conta a qual agora estou acessando para postar o vídeo.
Em termos do conteúdo das entrevistas encontramos dificuldades em abordar pessoas saindo do LTC assim como chegar em moradores do bairro e perguntar se poderiam nos dar entrevistas e informações, levamos muitos nãos, e os poucos que colaboraram a maioria não quis ser filmada muito menos que tivessem o nome divulgado, foram horas editando e constituindo os slides e o vídeo, mas valeu a pena tanto por conhecermos mais da cidade e sua estrutura e bairros como pra percebermos a tamanha variedade de níveis de educação das pessoas assim como as diferentes classes sociais existentes em regiões próximas, a infraestrutura dedicada ao lazer tão rica dentro de condomínios próximas a regiões de matagais e nenhum lugar de praticas corporais.
Ficou evidente também como a urbanização influencia no processo do lazer, como nas entrevistas onde a moradora refere-se ao prédio que antes era um campinho de futebol, e o bairro novo que as crianças jogavam bola na rua e que hoje por se tornar mais movimentada diminuiu a prática da brincadeira na rua.
Fica o link do nosso trabalho no youtube espero que gostem, que adquiram mais conhecimento com ele, e que comentem o que quiser e  obrigado ao professor pela oportunidade.
att- grupo 9

 

Seminário de Apresentação do Livro "Esporte de Rendimento e Esporte na Escola", por Karoline Faustino


Diagnóstico de práticas corporais e espaços de lazer em Lavras - Grupo 2



Este vídeo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na Cidade de Lavras entre os dias 27/11 a 02/12/2014, nos seguintes bairros: Alterosa, Bandeirantes, Jardim América, Inácio Valentim, Vila Ester, Nova Lavras, Olaria, Belo Horizonte, Centenário, Brasília, Monte Líbano, Pitangui e Jardim Eldorado. A coleta de dados para a realização deste trabalho foi feita por meio de entrevistas com alguns moradores, fotografias e vídeos dos locais destinados ao esporte e lazer nos bairros citados, bem como a identificação de áreas que poderiam ser destinadas a construção de praças, quadras e espaços adequados a realização de tais práticas corporais.
  As principais dificuldades encontradas pelo grupo foram a recusa dos moradores em ceder entrevistas por não se sentirem à vontade para serem filmados e a interdição temporária do Estádio Nova Lavras, devido a um ato de violência ocorrido no período da pesquisa . Contudo, foi possível diagnosticar a extrema necessidade de haver espaços adequados para a recreação, o lazer e a realização de atividades físicas que sejam acessíveis a população local, já que muitos moradores não são adeptos das práticas corporais pela falta de estrutura do local onde moram, e os poucos que praticam alguma atividade, precisam se deslocar para outros bairros para realizá-la.

Grupo 7, Diagnóstico das áreas de lazer dos bairros de Lavras(Morada do Sol, Vila Joaquim, Água Limpa, Novo Água Limpa, Dona Julieta, Serra Azul, Vila Murad e São Vicente)


Tendo em vista os aspectos observados na Pesquisa de Campo feita nos bairros,Serra Azul,São Vicente,Vila Murad,Morada do Sol,Joaquim Sales,Dona Julieta,Água limpa e Novo Água Limpa,percebe-se que tais bairros necessitam de mais assistência,uma vez que a maioria não disponibiliza espaço adequado para a população se exercitar e realizar suas atividades de lazer.Alguns bairros até possuem quadras,Ginásio ,porém em péssimas condições de uso.Nesse sentido, o que mais ouvimos foram reclamações de moradores preocupados com a precária condição de seus filhos,de não terem acesso à locais apropriados para aproveitar seu tempo livre.Nos bairros existem locais abandonados que poderiam ser utilizados com construções de Ginásios,campos de futebol,quadras, espaços que pudessem beneficiar a população.

GRUPO 6 - ANÁLISE DA PRÁTICA DO LAZER E DA CULTURA NA CIDADE DE LAVRAS



http://www.youtube.com/watch?v=ur17FsUASEA&feature=youtu.be





INTRODUÇÃO
            Na análise desenvolvida no trabalho, foi possível contrastar a realidade dos diferentes bairros, principalmente no que tange à diferença entre os bairros convencionais e os condomínios. Apesar da dificuldade de acesso no condomínio, pudemos visualizar, através de informações indiretas, uma estrutura extremamente adequada para o lazer no interior desses, com praças direcionadas à pratica de esportes e atividades ao ar livre. No restante dos bairros, ficou claro a falta de estrutura física e segurança para a prática do lazer, bem como a falta de incentivo e de intervenções que estimulem a cultura local.

OBJETIVO
            Esse trabalho tem como objetivo o levantamento de estruturas direcionadas ao lazer, bem como eventos culturais e esportivos na cidade de Lavras, mais especificamente nos bairros Vila São Francisco, Jardim Glória, Jardim Fabiana e Flanboyants.

METODOLOGIA
Em um primeiro momento, foram definidas as formas de intervenção. O grupo decidiu fazer uma análise física dos bairros para, em seguida, desenvolver as entrevistas com os moradores, para poder desenvolver uma análise da estrutura fornecida pelo local, bem como o acesso e conhecimento dessas pela população. Em seguida, serão feitas entrevistas, que serão documentadas em vídeo para posterior análise. Por último, serão desenvolvidas considerações acerca dos vídeos, comparando-os com os dados levantados pela observação do bairro.

CONSIDERAÇÕES
          No levantamento desenvolvido nos mais diferentes bairros, foi possível constatar, com exceção do Flanboyants, que esses carecem de uma estrutura para a prática do lazer, bem como ações que estimulem, também, a cultura.
          Nas entrevistas desenvolvidas, ficou claro que não existe uma intervenção dentro dos bairros no sentido de estimular as práticas de lazer, cultura e esporte, com exceção de clubes de futebol que, nem de longe, cumprem esse papel. Vale ressaltar nesse cenário, as ações de indivíduos da população. É o caso do morador “Teia”, da Vila São Francisco que, sendo amante de esporte e vendo o descaso em relação ao bairro, resolveu construir no fundo da sua casa, uma pequena quadra, onde os jovens podem praticar as mais variadas atividades. Dentro desse espaço, ocorrem atividades culturais, como por exemplo a capoeira que, via de regra, se desenvolve toda semana. Além disso, existe também a prática de esporte, como futebol e peteca.
         Outra ação isolada é do mestre de capoeira “Grilo”, que desenvolve um projeto junto aos jovens do bairro Jardim Glória. As atividades são abertas a todos do bairro, dando possibilidade dos jovens participarem de uma atividade cultural e de lazer. No Jardim Fabiana, um fato chamou atenção. Em um ambiente voltado para prática de hidroginástica, durante a entrevista com a responsável, essa disse que, dos participantes das atividades, apenas 50% são do bairro. Além disso, citou a intervenção da prefeitura de Ijaci, que disponibiliza transporte para que moradores da cidade possam vir participar das aulas.
           No geral, os bairros carecem de ambientes propícios para a prática do lazer, da cultura e do esporte. Fora estabelecimentos particulares, não existe uma estrutura que permita o desenvolvimento de atividades voltadas à população local. A única exceção é o Flanboyants, que por ser um condomínio fechado, disponibiliza uma estrutura que permite a prática do lazer com toda a segurança. O bairro oferece um espaço direcionado para a prática do lazer e do esporte, com quadras e um ambiente agradável. Além disso, as ruas permitem, também, a prática de atividades sem maiores riscos para os moradores. Isso é importante ressaltar, já que foi uma questões levantadas pelos moradores dos demais bairros. No Jardim Glória, por exemplo, a praça, que possui um pequeno parque para crianças em estado de abandono, além de uma estrutura para prática de bocha, se tornou um local onde usuários de drogas se reúnem, afastando os moradores do local. As ações voltadas à cultura e ao lazer são isoladas, acontecendo em raras ocasiões.


Pesquisa de campo em Lavras



O trabalho teve como objetivo pesquisar praticas físicas e de lazer realizada nos bairros: Vale do sol, Vila Rica, Vila Alzira, Bairro Cascalho, Jardins das Magnólias, Bairro Aeroporto, Bairro de Fátima, Bairro Santo Filomena, Planalto, Vila Martins, Bela Vista, Alvorada.
Observamos que nesses bairros são encontradas poucos espaços para que seus moradores realizem atividades físicas e de lazer.
Encontramos pedidos da população desses bairros para que possam ser construídos áreas de diversão para seu tempo livre.
Fizemos a entrevista com muitos moradores dos bairros e selecionamos algumas, pois muitas entrevistas pessoas declararam " Não tinham tempo, para praticar atividade física e o lazer se resumiria em descansar, ou seja, com a longa rotina semanal preferem ficar em casa e relaxar".
A população fica sem recurso para fazer algo para melhorar a saúde, por que se acostumaram a uma vida sedentária.
Na escola, no bairro Vila Rica é onde encontra a maioria das atividades físicas como: futsal, handebol, capoeira e ginástica. Sendo que a capoeira é aberta para toda população.
Concluindo, este trabalho trouxe ao grupo uma experiência muito boa sobre as praticas de lazer e físicas. E claro, conhecemos nossa cidade ainda mais, pelo fato de andar nos bairros em períodos diversos durante os dias pesquisados que foram cerca de 5 dias de trabalho de campo realizado pelo grupo.

Videodocumentário : Diagnóstico das práticas de lazer em Lavras - MG





Videodocumentário: Diagnóstico das práticas de lazer em Lavras - MG

O objetivo deste trabalho é analisar a disseminação e a situação do sistema de lazer através de uma pesquisa realizada em bairros no âmbito periférico da cidade de Lavras- MG. Contudo os espaços de lazer não atendem adequadamente ás demandas da população. Assim buscou-se por meio de uma pesquisa avaliar a situação destes bairros, recorrendo a um roteiro de levantamentos, que evidenciasse a implantação, manutenção e utilização de tais espaços. 
Diante de todo o trabalho realizado, várias experiências enfrentadas constaram como aprendizado para o grupo, como exemplo duas crianças do Conjunto Habitacional João da Cruz Botrel, viram nossa visita como uma esperança, nos questionando se a UFLA iria arrumar o campo e lhe dariam chuteiras novas para a prática, simples detalhes que poderiam mudar todo o contexto em que aquelas crianças estão inseridas. Assim foi constatado que o lazer de pessoas de baixa renda é
afetado, muitas vezes por falta de oportunidade.
    
 Diagnóstico completo para Download

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014



Resumo do capítulo 5 – Corpo e História de Carmen Lúcia


É a história das imagens que foram criadas especificamente para representar a ação mergulhada em águas luz e som ela encerram o drama olímpico em profunda sensação de realização no sentido de compreender a essência das coisas visual.
Os atletas representam as virtudes da beleza do corpo, da competição, da afirmação e da vontade de suas nações. Representam em si, as virtudes que cada cidadão deve cultuar para vencer e sobreviver sob a política de seu país.
Stefânia Tavares


Leni Reifenstahl produziu o filme Olympia entre 1936 e 1938 a pedido de Hitler. O filme revela imagens do movimento real.
Hoje em dia os espetáculos são transmitidos em televisão no mundo todo, um exemplo são as Olimpiadas, ela tem a cerimonia de abertura e encerramento, mas a sua preparação sempre está em andamento.

Viviane Campos Oliveira


Para filmar a introdução do filme a diretora Leni Riefenstahl decidiu enviar uma equipe à Grécia, para utilizar o local original das olimpíadas com cenário. Ao chegar à Grécia Leni percebeu que toda a beleza da mitologia grega se perdeu com o tempo, a sua perfeição sendo uma mera ilusão criada pela historia.
Decepcionada Leni decidiu recriar a cerimônia original, utilizando locais que ainda mantinham a concepção de beleza grega que a diretora queria como o estádio de Delfos, e até mesmo um jovem que apenas se encontrava no local na hora certa. Até mesmo a própria diretora participa da gravação como uma das mulheres que dançam enquanto atletas fazem poses conhecidas da arte grega. Outra curiosidade é que o campeão alemão de decátlon, Huber foi o ato a representar o Discóbolo de Miron.

Fernando Batagini Maia Arantes


O filme é construído em três princípios: Competição (potência e força de vontade); Beleza (corpo esculturado pelo esporte); e Olympia (beleza interior e harmonia do filme). Tudo feito de forma a prender o espectador e passar a idéia de perfeição e beleza suprema. A luta entre as nações vem em busca de um corpo perfeito, esculpido pelo esporte. Perde-se a imagem de estátua para uma de carne e osso. O filme deixa livre para cada um interpretar o que vê. Passa a representar popularmente um conjunto de perfeição, harmonia e beleza. Um rapaz de aproximadamente 18 anos (filho de imigrantes russos, pele branca, cabelo negro e muito fotogênico) se encontrava sentado debaixo de uma árvore foi chamado para fazer parte das cenas e ganhou roupas adequadas. Ele não só interpretou como mostrou melhores formas de interpretar.

Maíra Spínola Horst


Ritual da imagem e do som era um cerimonial onde eram transmitidas imagens e sons que relatavam a história das olimpíadas, trazendo a beleza corporal da época para o espectador. As imagens eram trabalhadas de forma a transmitir a melhor expressividade dos atletas para chegar mais próximo do real possível e envolvidas pelos sons que buscavam dar mais intensidade. Tudo trazia ao espectador uma beleza inigualável e sem imperfeições.
Karoline Faustino Alves


Os gregos nos jogos Olímpicos tinham em mente que um belo corpo era mais importante que uma mente brilhante, mas não descartavam a inteligência. A estátua de Discóbolo de Miron representava um atleta forte do Pentatlo, em uma das provas dessa modalidade que é o disco, a estátua representava o movimento do corpo humano em ação e, também, é o símbolo da Educação Física. O Lema Olímpico: Citius, altius, fortius = o mais rápido, o mais alto, o mais forte. Este Lema Olímpico representado pela triologia correr, saltar e arremessar, foi criado por um padre chamado Dére Didom em 1896 para desenvolver habilidades físicas e criar competições.
 Janine Maria Realino Souza

Apresentação do livro "Futebol , Carnaval e Capoeira entre as gingas do corpo brasileiro" por Pedro Junyor




Este é um vídeo da apresentação do seminário da disciplina de Estudos socioculturais da Educação Física , Esporte e Lazer e retrata do livro "Futebol , Carnaval e Capoeira entre as gingas do corpo brasileiro" da autora Heloisa Turini Bruhns . A primeira parte do livro retrata uma apresentação do que é cultura , seguidamente retratando a Capoeira entre as gingas do corpo brasileiro . O estudo do Futebol vem em seguida. Depois vem retratar um forte embasamento teórico e investigativo do Carnaval e por fim a autora faz um levantamento e uma relação dos três temas , juntando eles na perspectiva de entendê-los enquanto movimento de uma cultura corporal e representativa da sociedade brasileira

Levantamento dos locais de prática de esporte e lazer dos bairros da Zona Norte da cidade de Lavras- MG

Vídeo documentário do levantamento


Link para o trabalho escrito:

Link para a cartilha "Educando no Turismo" (que conta a história da cidade de Lavras-MG para crianças) disponibilizada pelo estudante de turismo Wagner R. Gonçalves:


Os bairros analisados foram selecionados através de sorteio simples feito em sala de aula. Não foi utilizada nenhuma metodologia estatística para identificação e amostragem da população alvo na pesquisa, ficando a seleção dos entrevistados a cargo do professor. Os bairros selecionados estão na cidade de Lavras – MG.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário, no período de 18/11/2014 a 28/11/2014, com o objetivo de identificar as práticas de atividades físicas e/ou lazer presentes nos bairros selecionados - COHAB, Jardim Europa, Residencial Nova Era, Vila Paraíso, Nossa Senhora de Lourdes, Lavrinhas, Aquenta Sol, Esplanada e nas dependências UFLA onde se praticam atividades físicas.
É perceptível a diferença de estrutura nos bairros visitados.É necessário criar lugares destinados para a prática de atividades físicas e lazer. Observa-se uma falta de estrutura e/ou incentivos. Os bairros necessitam de ambientes para a prática do lazer, da cultura e do esporte.
Em alguns casos há relatos sobre a falta de verba, que muitas vezes é repassada só para funções básicas como alimentação das crianças e salário dos funcionários, faltando manutenção da infraestrutura dos locais.
A convivência das crianças com a criminalidade e abandono dos pais é uma realidade da cidade, e são nesses poucos centros de lazer que há esperança de conduzirem melhor o caminho desses jovens, pois incentivo por parte dos educadores é o que não falta.
Há ainda uma falta de incentivos e ações políticas que possam promover parcerias com outros tipos de centros educacionais, como educação superior e cursos profissionalizantes para atenderem esses jovens ao saírem dos projetos e ensiná-los uma profissão. Muitos moradores reclamam da falta de recursos por parte dos órgãos competentes e que situação continua sempre piorando.

Esta pesquisa de campo contribuiu com uma experiência muito boa para o grupo. Pois aos que já moravam na cidade de Lavras puderam conhecer bairros que antes não haviam sido visitados, e aos que não são da cidade poderam ter um contraste social bem diferente do já visto, entrando em bairros muitas vezes perigosos e conhecendo pessoas humildes, mas muito boas de coração que os acolheram e contribuíram para a realização da pesquisa.

Integrantes do grupo:


BRUNO CASTILHO GALVÃO
GABRIEL WISKY SILVA
IARA ALMEIDA DE SÁ
LETÍCIA VIEIRA BARBOSA
RENAN CARVALHO BARRETO
RITHIELE MANSUETA DE OLIVEIRA FONSECA


Livro: A Educação Física cuida do corpo e ‘’mente’’ de João Paulo Subirá Medina


Pesquisa de Campo - Bairros: Centro, Retiro, Vila São Francisco, Kltiana, Jardim São Paulo e Condomínio Jardim das Palmeiras





Este trabalho foi feito no intuito de diagnosticar a presença ou ausência de áreas de lazer na cidade de Lavras, e o que foi notado nos bairros que nos foi destinado é que há uma certa ausência dessas áreas, embora no centro tenhamos a presença da Selt.

Foi um trabalho muito interessante de se fazer, conhecer pessoas, ouvir relatos de moradores mais antigos, conhecer a história de bairros que até quem mora em Lavras mesmo não sabia que existia, no mais é isso, esperamos que gostem do nosso trabalho!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Apresentação do livro: Da Cultura do Corpo

DAOLIO, Jocimar. Da Cultura do Corpo. Campinas, SP: 12ª Ed. Papirus Editora, 1998. 104p.

Thaianne Ribeiro Salles
Yuri Bryann Ribeiro de Oliveira

Parte 1

Parte 2








Livro Corpo e História de Carmen Lucia Soares

 
 
 
 
                                                                          Nathália e Fernanda